segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Portal Geledes

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Jesús Chucho García: La Parranda de los muertos pa´Guillermina

Like Jesús Chucho García: La Parranda de los muertos pa´Guillermina on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jesús Chucho García: La Parranda de los muertos pa´GuillerminaUna vez mas, los muchachos de la parranda Todos Vuelven han entrado en trance esta semana para de nuevo tener una comunicación extrasensorial con los seres queridos que partieron voluntaria o involuntariamente al mundo de los ancestros. Es conocido por todos y todas que el día 30 saldrá la Parranda de los muertos tomando como […] Leia mais »

Luma Nogueira: mulher, travesti e futura reitora da Unilab?

Like Luma Nogueira: mulher, travesti e futura reitora da Unilab? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Luma Nogueira: mulher, travesti e futura reitora da Unilab?(Luma, à esq., assume cargo como professora da Unilab) Depois da primeira reitora negra, Nilma Lino dos Santos, atualmente Ministra de Políticas de Igualdade Racial, a Unilab (Universidade Federal da Lusofonia Afro-brasileira) pode ter a primeira reitora travesti do país. Por Fernando Vieira no Brasil Post  Luma Nogueira de Andrade, cearense, doutora em Educação pela Universidade Federal […] Leia mais »

Nota do PSTU a respeito da polêmica sobre a luta contra opressão e o classismo

Like Nota do PSTU a respeito da polêmica sobre a luta contra opressão e o classismo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Nota do PSTU a respeito da polêmica sobre a luta contra opressão e o classismoDireção Nacional da Juventude e Secretaria Nacional de Negros e Negras do PSTU No PSTU.org Nos últimos dias surgiu uma intensa discussão no Facebook sobre o tema do combate às opressões e a relação que esse debate guarda com a discussão do classismo ou da combinação do combate contra a opressão com a luta contra […] Leia mais »

Carta ao PSTU sobre posicionamento racista e silenciador de sua militante

Like Carta ao PSTU sobre posicionamento racista e silenciador de sua militante on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Carta ao PSTU sobre posicionamento racista e silenciador de sua militanteA internet é um importante espaço para discussões políticas e militância de diversos grupos sociais, principalmente no Brasil, segundo país que tem a maior audiência da blogosfera mundial e grande parcela na presença em mídias sociais. Sendo assim, a disputa ideológica neste espaço virtual tem se mostrado cada vez mais acirrada e declarações que façam […] Leia mais »

Jovem que sonhava em ser policial é morto por PM em SP

Like Jovem que sonhava em ser policial é morto por PM em SP on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jovem que sonhava em ser policial é morto por PM em SPGetulio Alves da Silva, 25 anos, soldado da PM de SP, atirou duas vezes contra Ruzivel Alencar de Oliveira, 19. Família acredita que PMs plantaram arma em jovem para tentar justificar homicídio por André Caramante no Ponte O sonho de se tornar policial fez com que Ruzivel Alencar de Oliveira, 19 anos, ganhasse o apelido pouco usual […] Leia mais »

O 007 não deveria ser bonitão? Com bom humor, Idris Elba comenta rumores de que ele seria o próximo James Bond

Like O 007 não deveria ser bonitão? Com bom humor, Idris Elba comenta rumores de que ele seria o próximo James Bond on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O 007 não deveria ser bonitão? Com bom humor, Idris Elba comenta rumores de que ele seria o próximo James BondO ator Idris Elba respondeu com bom humor às especulações de que ele substituirá Daniel Craig como o novo James Bond. No Twitter, o astro, indicado ao Globo de Ouro pela sua atuação em “Mandela – O caminho para a liberdade”, postou uma selfie com a seguinte legenda: “O 007 não deveria ser bonitão? Que […] Leia mais »

Após sofrer violência, brasileiras voltam ao País com filhas

Like Após sofrer violência, brasileiras voltam ao País com filhas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Após sofrer violência, brasileiras voltam ao País com filhasDuas brasileiras que sofriam violência doméstica por parte dos maridos estrangeiros conseguiram na Justiça o direito de voltar ao País trazendo as filhas. Legalmente é necessária uma autorização dos pais dos menores, mas, nesses casos, o documento foi dispensado. De acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), os casos não são isolados. Histórias como […] Leia mais »

Fim de uma era, uma nova civilização ou o fim do mundo?

Like Fim de uma era, uma nova civilização ou o fim do mundo? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Fim de uma era, uma nova civilização ou o fim do mundo?Há vozes de personalidades de grande respeito que advertem que estamos já dentro de uma Terceira Guerra Mundial. A mais autorizada é a do Papa Francisco. No dia 13 de setembro deste ano, ao visitar um cemitério de soldados italianos mortos em Radipuglia perto da Eslovênia disse: ”a Terceira Guerra Mundial pode ter começado, lutada […] Leia mais »

Oportunidades atraem brasileiros para Angola

Like Oportunidades atraem brasileiros para Angola on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Oportunidades atraem brasileiros para AngolaApesar das dificuldades, muitos brasileiros veem o país como um lugar acolhedor e que oferece boas oportunidades. Hoje, aproximadamente 30 mil brasileiros vivem no país africano, segundo a embaixada do Brasil em Luanda, capital angolana. O fator que mais atrai brasileiros é o trabalho Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil no Brasil 247 Localizada […] Leia mais »

Brasileiras fazem três vezes menos mamografias do que recomenda a OMS

Like Brasileiras fazem três vezes menos mamografias do que recomenda a OMS on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Brasileiras fazem três vezes menos mamografias do que recomenda a OMSEmbora haja bom número de equipamentos do SUS, maioria está no Sul e Sudeste  No Jornal do Brasil  Menos de 25% das brasileiras entre 50 e 60 anos de idade realizaram mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, quase três vezes menos do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é […] Leia mais »

Alicia Keys dá à luz o segundo filho, Genesis Ali Dean

Like Alicia Keys dá à luz o segundo filho, Genesis Ali Dean on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Alicia Keys dá à luz o segundo filho, Genesis Ali DeanA cantora Alicia Keys teve neste sábado (27) seu segundo filho, um menino que ganhou o nome de Genesis Ali Dean, conforme ela e o marido, o cantor de hip-hop Swizz Beatz, anunciaram neste domingo pelo Instagram. No UOL “Estamos muito agradecidos”, escreveu a artista de 33 anos. Ela e Beatz, de 36 anos, já […] Leia mais »

Você é contra a desigualdade social e toma suco de caixinha?

Like Você é contra a desigualdade social e toma suco de caixinha? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Você é contra a desigualdade social e toma suco de caixinha?Cansado de ter que explicar a algumas pessoas que enxergam o mundo em preto e branco que adotar um ponto de vista progressista não significa fazer voto de pobreza, comunicar-se por sinais de fumaça e detestar os Estados Unidos, resolvi mudar meus hábitos. Por Leonardo Sakamoto, do Blog do Sakamoto  Assim atendo todos aqueles que veem incoerência […] Leia mais »

Rafael Braga e o retrato do racismo institucional do cárcere

Like Rafael Braga e o retrato do racismo institucional do cárcere on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Rafael Braga e o retrato do racismo institucional do cárcereHá um ano e meio Rafael Braga está atrás das grades. Com 26 anos, negro, morador de rua, Rafael foi uma das centenas, talvez milhares, de pessoas detidas na época dos grandes protestos de rua de junho de 2013, que curvou governos de PT, PSDB e PMDB, e conseguiu impedir o aumento das tarifas. Por Fernando […] Leia mais »

Retrospectiva 2014: Conheça 14 casos que provam que ainda existe racismo no Brasil

Like Retrospectiva 2014: Conheça 14 casos que provam que ainda existe racismo no Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Retrospectiva 2014: Conheça 14 casos que provam que ainda existe racismo no BrasilVigora no Brasil desde 1989 uma lei estabelece o tempo de prisão para crimes resultantes de preconceito de raça, etnia e religião. Mas isso não significa que os crimes de cunho racial não venham sendo registrados nos últimos 25 anos – ainda que dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial apontem um […] Leia mais »

48 escritores representarão o Brasil no Salão do Livro de Paris 2015

Like 48 escritores representarão o Brasil no Salão do Livro de Paris 2015 on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
48 escritores representarão o Brasil no Salão do Livro de Paris 2015Em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, anunciou nesta terça-feira (9/12) os nomes dos 48 escritores que representarão o Brasil no Salão do Livro de Paris 2015. Na 35ª edição do evento, entre 20 e 23 de março, o Brasil será o país homenageado e contará […] Leia mais »

Os sentidos estéticos da dança africana

Like Os sentidos estéticos da dança africana on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Os sentidos estéticos da dança africanaPor que muitas das danças africanas são realizadas em círculos? Por que na música tradicional os tambores se alternam e se repetem? O que significa o bater contínuo de palmas? Na África, mais do que expressões artísticas, as danças são um poderoso meio de comunicação, que traduzem e refletem suas sociedades. Os sinais cognitivos na […]Leia mais »

A Insurreição dos Saberes Sujeitados

Like A Insurreição dos Saberes Sujeitados on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A Insurreição dos Saberes Sujeitados“Eu gostaria de ter percebido antes e realmente não fazer nenhuma carreira acadêmica, não estudar na universidade, e que notassem que não o fiz. Lamento muito que me liguem ao pensamento intelectual, que acreditem que eu seja uma acadêmica. Dei-me conta tarde do pouco valor que isso tem e de quão pouco interessante é o […]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim