sábado, 29 de novembro de 2014

RGE Estará em Esmeralda RS





Projeto educativo ambiental da RGE estará em Esmeralda na próxima quinta-feira

Projeto fará parada no município com proposta educativa lúdica e divertida sobre eficiência energética e meio ambiente, destinada a estudantes e professores das escolas públicas

A Caravana RGE – Educando para a eficiência é um projeto socioeducativo itinerante, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da RGE (PEE-RGE), que leva educação, informação, cultura e conhecimento sobre eficiência energética, uso seguro da energia elétrica e preservação ambiental a estudantes e professores da rede pública de ensino e às comunidades dos municípios da área de concessão da empresa. Após a realização do Seminário Regional de Educação, em Sananduva, com a participação de mais de 500 professores de Esmeralda e de outras oito cidades da região, a Caravana RGE - Educando para a eficiência chegará ao município na próxima quinta-feira (04), para levar as suas lições educativas ambientais aos estudantes e seus professores.

Os alunos terão a oportunidade de acompanhar as descobertas da personagem Lúcia em sua "Viagem ao mundo da eletricidade", após interagirem pelos experimentos científicos, no Ginásio Municipal de Esportes de Esmeralda (Rua Emílio Carneiro Borges, 377), com atividades nos turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, a visita ao Túnel do Conhecimento inicia às 9h e o teatro às 10h30min. De tarde às 13h30min e às 15h. A expectativa, segundo a RGE, é que os ensinamentos absorvidos neste dia de atividades estendam-se às famílias e aos amigos dos estudantes e professores que foram contemplados com a proposta educativa, trazendo resultados efetivos e positivos a toda sociedade.

O Projeto se apresenta em dois grandes momentos. O primeiro são os Seminários Regionais de Educação, preparados especialmente para os professores, visando à capacitação e a troca de experiências, com palestra, oficinas multidisciplinares, espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade” e visita ao Túnel do Conhecimento – uma autêntica exposição científica interativa, com vários experimentos sobre os processos de geração de energia e sua importância. Após a participação nos Seminários, os educadores, já familiarizados à proposta, são convidados a levarem seus alunos à Arena Cênica, estrutura que comporta o túnel e o teatro. Todas as atividades são conduzidas a partir de uma abordagem pedagógica lúdica e interativa.

 Até dezembro, a Caravana RGE percorrerá mais 100 municípios gaúchos. O objetivo é atender 600 escolas e envolver um público de 70 mil alunos e 7 mil professores nas atividades, onde todos os participantes recebem materiais didáticos para que a temática continue sendo trabalhada nas escolas. Serão realizados oito Seminários Regionais de Educação para os professores e 243 ações para alunos e educadores. Dentre as três edições do Projeto (2010, 2012/2013 e 2014), todas as cidades da área de atuação da concessionária terão sido contempladas com a proposta educativa. Nas duas edições anteriores, 421.301 pessoas participaram das atividades do projeto socioeducativo.


A RGE
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de cidades do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.


Programa de Eficiência Energética
O projeto Caravana RGE - Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 122.781.607,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GWh/ano.


Reconhecimento: No dia 01 de outubro de 2014, a RGE foi agraciada com o Prêmio Top Cidadania ABRH-RS, com o case do projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência, integrando o seleto grupo das empresas que se destacaram no cenário gaúcho durante o ano.


Fotos Divulgação Caravana RGE - Educando para a eficiência


Luciane Nunes
Assessora de Imprensa
Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
Fone: (51) 3391.4515 / 9371.4411

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim