quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Racismo em Debate

O jogo pela Copa do Brasil Grêmio x Santos mais uma vez o racismo voltou em debate. O racismo sofrido pelo goleiro Aranha do Santos o que acontece com muitos negros (as) em nossa sociedade.
Aqui em Vacaria RS alguns teóricos insistiam na tese que o racismo e a discriminação é social, discriminação de classes e não de raça. Mas os jogadores de futebol negros que atuam nos grandes clubes são da classe alta e tem uma ótima situação financeira são chamados de "negros", "imundos" e "macacos", como se explica isso? A sociedade brasileira é racista, aqui em Vacaria RS ainda é pior o racismo que se chama a pessoa de negro (a) mas se trata com diferença o pior dos racismos. Eu já passei por isso, um dos fatos de tantos que passamos, foi em 2012 em trabalho no Jornal Negritude quando uma Guarda Municipal nos discriminou por atender um telefone celular o qual eu de vitima passei a réu por manobras sujas, infelizmente coisas armadas e manipuladas por pessoas que deveriam zelar pela justiça e a imparcialidade. Somos nós negros (as) humilhados, inclusive em redes sociais, uma longa história que merecia um filme ou um livro. As organizações negras que deveriam defender os negros (as) se limitam a lutar por migalhas de cotas e cargos de confiança de baixo escalação.
O Prefeito Elói Poltronieri de Vacaria RS na abertura da Semana da Pátria no seu discurso abordou sobre o racismo, mas nem se quer um negro (a) ele colocou como Secretario do seu governo e nem politicas públicas para a população negra de nossa cidade o mesmo incentivou, criou uma Coordenadoria do Negro de ficção que não funciona e nem os negros (as) participam ou sabe da sua existência. O dia 20 de Novembro é Lei Municipal em Vacaria RS nem se quer a data é lembrada pelo Prefeito e a Administração Pública.
Vamos ver o que irá acontecer sobre o racismo nas nossas vidas e no mundo do futebol, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil por atos racistas de sua torcida. Mas muita gente deveria ser excluída inclusive autoridades racistas abusam no direito de fazer injustiças e julgar mau as pessoas.
Foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim