quinta-feira, 15 de maio de 2014

Quilombo

Para Eu
Mai 13 em 5:06 AM
Seguem alguns informes
View this email in your browser
AFRO NEGRO PRETO LIMA BARRETO

13 de maio: a literatura afro tem em Lima Barreto um de seus precursores. Na verdade a tradição da literatura afro tem sido mais uma descoberta, como várias outras coisas nesse campo. A começar pela própria denominação, que tem sido uma descoberta constante. Uns preferem literatura afro, outros, literatura negra. Na verdade, os termos não se excluem. Afro tem a ver com a cultura, como na dança afro, os blocos afros, a religião afro-brasileira. É mais ancestralidade na fita. Negrotem um sentido mais político, como na denominação "movimento negro", por exemplo. Enquanto afro remete à história, negro parece mais ligado à biologia, à ideia de raça.

A palavra "negro", termo de origem espanhola e portuguesa para "preto", na mente doentia ocidental durante muito tempo significou o mesmo que "escravo". Ressignificada politicamente pelos movimentos, tornou-se categoria sociorracial. "Afro" ao que parece foi criado pelos negros americanos livres do século XIX. Já que o adjetivo mais correto para quem vive ou tem origem na África seria "africano", afro nasce como um termo da diáspora. Uma "descoberta" também. Negro, preto ou afro? Sabe-se lá, a discussão é complexa e até um pouco metafísica. Mas não fútil. Nos EUA essa discussão semântica também acontece faz tempo, como se pode veraqui no artigo do editor da Revista Ebony, Lerone Bennett, Jr., artigo da década de 60 que transcrevemos para o português (clique para ler).

Nomear também é criar o mundo e essa conversa vai longe. Mas é lógico que quanto mais opções no vocabulário, melhor. E voltando ao Lima Barreto: 13 de maio também é dia dele!

_____________________

 

DIA 19 DE MAIO

Acontece no Rio um evento em homenagem a Carolina. Fique ligado (a)!

__________________________
LIVROS RAROS

As pessoas às vezes perguntam sobre exemplares antigos de Cadernos Negros. Conseguimos disponibilizar alguns. Se  você se interessar em saber quais volumes temos, escreva para quilombhoje@quilombhoje.com.br 
VAMOS CHAMAR AS LEMBRANÇAS DE LIMA BARRETO EM MAIO

Vamos sim chamar as lembranças em maio, porque neste mês, no dia 13, no ano de 1881, nascia o também periférico escritor Lima Barreto. Teve uma atuação política e racial vanguardista para o século XIX. Por que chamar as lembranças de Lima? Passado cerca de um século e meio, as mesmas questões que o romancista abordava em suas obras, sobre a violência do racismo e as suas consequências devastadoras para um ser humano, parece que ainda estão impregnadas no íntimo daqueles que sofrem essa violência.

É verdade, temos que misturar todas as cores, estilos, pensamentos do bem, cortes de cabelos, todas as opções sexuais, tribos, mas devemos abolir as imposições que vêm de um só lado. Estamos sim na periferia da periferia, na periferia dos bairros chiques, na periferia das profissões, na periferia das oportunidades. Mas sabemos que no íntimo existem diferenças dentro das periferias. Todo mundo está misturado no mesmo espaço, porém, em muitos casos, em condições financeiras e com histórias de vida diferentes. Vamos sim chamar as lembranças do escritor e romancista Lima Barreto em maio.

Você pode encontrar uma reflexão sobre o Lima aqui.

 
BRASIL AFROEMPREENDEDOR

Um projeto interessante que está acontecendo é o Brasil Afroempreendedor. Inegavelmente os afro-brasileiros são empreendedores, mas desarticulados encontram muitas dificuldades para tocarem seus empreendimentos. Neste projeto, durante dois anos, em 12 estados brasileiros, serão realizadas ações de capacitação e formação de micro e pequenos empresários afro-brasileiros, de microempreendedores individuais e comunidades negras remanescentes de quilombo. Maiores informações:
http://www.institutoiab.org.br/category/brasil-afroempreendedor/
 
Se pá, segue a gente no twitter

CADERNOS NEGROS 36
Um livro com contos surpreendentes.
Copyright © 2014 Quilombhoje, All rights reserved.
Legal ter você na nossa lista

Our mailing address is:
Quilombhoje
Zona Norte
São PauloSP 1.000 graus
Brazil

Add us to your address book


unsubscribe from this list    update subscription preferences

Email Marketing Powered by MailChimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim