quinta-feira, 22 de maio de 2014

Questão Racial

Profº Sergio Rossetto

Quando conheci V.Sª na Internet apresentou a Maria Lima Matos Delega da Policia Civil do Estado de São Paulo, autora do Projeto Afro Direitos Humanos e Cidadania para todos, na época divulgava o curso que promovia através do site do Tucanafro.

Talvez por ter iniciado a valorização da população negra como propósito e a 30 anos, desenvolver com dedicação e V.Sª por possuir outros afazeres como professor e organizador de torcida de futebol, não tem o tempo necessário para ler as informações que diariamente tenho enviado.

O Brasil completou 514 anos, nós da Comunidade Negra, estamos apenas 13 anos de participação, não resta dúvida que ainda por não possuirmos os recursos humanos necessários e até a falta de V.Sª pesa e muito, acredito que se teríamos dez anos para fazer valer na pratica a integração do negro, com seu afastamento da formação do grupo necessário, vai levar mais tempo, a verdade é que temos que constar com esta verdade no planejamento porque caso não tivesse planejamento, ficaria como V.Sª com perdido do rumo.

Em relação a proclamação do Presidente do STF Joaquim Barbosa, como líder, não há como impor algo sem autorização ou mesmo pretensão dele, se existe alguém que poderia levar este pedido, só conheço V.Sª.

Quanto aos lideres que estão diz que nos defendem e alega de deu apoio e tiveram oportunidade mas não fizeram nada, vendem a alma, faz parte do processo também, vivemos num país das facilidades e privilégios mas, outra verdade também esta bem esclarecida, inclusive reconhecida por V.Sª, tanto é que atualmente já podemos cantar para os “traidores” o sucesso da Clara Nunes “Lama”, até porque, esta evidente, estão “com a moral toda enterrada na lama”.

De qualquer forma tenho que agradecer pela manifestação muito mais ainda pelo reconhecimento de V.Sª que os Negros de Santos, expõe responsabilidade, mas é necessário entender que se firmamos no autoconhecimento, até porque, impossível mudar o rumo se firmando em ego de pessoas que não dão atenção necessária.

Hoje passei informação importante reconhecida por parte de VSª que é a identidade Negros de Santos, como parte do todo do Brasil, diferença que embora V. Sª reconhece em relação a nós, me parece que em relação a VSª ainda não coloca em pratica:

Ser diferente é adquirir personalidade (identidade) própria sem "inflar" o ego. É encontrar o verdadeiro eu pelo caminho da autodescoberta. Rumo que vai ao encontro da afinidade coletiva pelo instrumento da consciência”.

Em 2014-05-15 11:13, Prof Sergio Rossetto escreveu:

Olá!
Meu Amigo Luiz Brito,
Fico Indignado com tanta reuniões, Informes de Legado, Palestras, Conferências e etc.
Enquanto V.Sas, não partir para um Projeto Político, Financeiro com a proclamação de um Líder não chegaremos a lugar nenhum. 
Milito a mais de 25 anos no Movimento Negro, e todos estes líderes que estão aí dizendo que nos defendem, todos Eles tiveram a sua oportunidade, nosso apoio e não fizeram nada, pelo contrario: "Até hoje vendem Nossas Almas pro Capeta". 
Fica como sugestão a proclamação do grande Líder Presidente do STF "Joaquim Barbosa" este sim tem competência e lisura para liderar nossos anseios, do contrário ficaremos mais pobres e esquecidos, com o avanço da miséria, violência e racismo.
Vcs. da Comunidade de Santos são responsáveis para levar isto avante ou então continuem a nos enganar e se aproveitar das migalhas que o poder  oferecem a todos que são pagos para nos defender.  
Contem Comigo!
Abraços
Prof Sergio Rossetto
Cel Vivo 11 99870-2008

Clube do Torcedor
Em 14 de maio de 2014 00:46, Associação da Comunidade Negra <contato@afrodescendente.net.br> escreveu:

Encontro Nacional do Ministério Público

100_4902.JPGConsiderando o Encontro Nacional do Ministério Público que aconteceu em Recife – PE, como fato em relação ao combate ao racismo, estamos em um momento especial, pois os casos de discriminação estão tendo mais visibilidade. São episódios com padrões diferenciados.

Olhando neste exato momento para atual sobre a legislação, verificamos que, no papel, os direitos fundamentais da População Negra estão garantidos e de fato.

Mas o que constatamos na pratica, olhando atentamente à nossa volta, neste mundo de integração da população negra, se mostra bem diferente. Falhas graves no processo democrático estão perpetuando os estragos que ditaduras e monarquias do passado nos obrigavam a suportar.

Gestores Públicos e Coordenadores da Igualdade Racial estão usando o cargo não para promover e sim para ignorar e impedir direitos e boa parte são advogados negros que tem como compromisso profissional fazer valer a legislação.

É como registrou a Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros:

“...As pessoas estão assustadas como se o racismo nunca tivesse existido. 

No entanto, o racismo sempre existiu, trata-se de uma ideologia poderosa. A sua explicitação é resultado da luta do Movimento Negro no país e não se trata de uma piora, mas de um contexto em que passa a ter mais visibilidade.

Medo e pessimismo não produzem ação política. São sentimentos estéreis no que se refere à possibilidade de mudança da sociedade.

Temos que entender a complexidade de nossas tarefas e da conjuntura atual, em que o deslocamento de identidades tem evidenciado o racismo e gerado reações por parte de pessoas que não estavam acostumadas a ver os negros ocupando outros lugares na sociedade e tendo acesso a espaços que historicamente lhes foram negados...”

Advogados, professor e inúmeros profissionais de prestigio que alegam conhecedores da história mas ignoram a história do Negro do Brasil, não estão se intimidando  e fazendo entender que ao desconsiderem a legislação vigente, estão atuando de forma duvidosa, sendo teleguiados para destruir a sociedade usando o espaço nome e imagem da População Negra.

Vivenciar novas circunstâncias na vida que nos desafiem é sempre algo assustador, que muitas pessoas evitam deliberadamente. A insegurança vem, na maior parte das vezes, de uma falta de confiança na própria capacidade.

Por não se julgarem aptas a enfrentar e superar o desconhecido, acabam se apegando à segurança e ao conforto do que é familiar. Entretanto, essa pseudo-segurança pode se revelar uma armadilha.

Muito mais do que a coragem necessária para aceitarmos e mudarmos a nossa forma de vida, é preciso acreditar. Sim, acreditar que qualquer cidadão que esta voltado para a valorização da População Negra, também pode ser o que quer ser. Mas é preciso acreditar que todos possuem condições de reunir os requisitos necessários, em seu interior, para ajudar executar a mudança.

Não podemos aceitar que prospere debates que nada tem haver com a legislação vigente e com a luta contra o racismo, debates que visam apenas desviar a atenção para deixar invisível os que estão a serviço da pratica genocídio da população negra.

O racismo tem que ser denunciado, acontece que os militantes que sobrevive as custas de preservar o racismo esta atuando em nosso meio e pessoas aplaudindo.

Em primeiro momento muitos de nós pensaram que as punições aos times poderiam ser mais efetivas. Mas agora, com a repetição dos casos, se pensa que o melhor realmente é procurar identificar quem praticou a discriminação. Para isso, esse exemplo mais recente da Espanha foi bastante positivo: a pessoa já foi identificada.

Ministra Luiza Bairros
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR).
Esporte Espetacular maio/2014

Clique na figura e conheça mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim