terça-feira, 27 de maio de 2014

Igualdade Racial

  Igualdade Racial São Vicente SP    

alessandra3.jpgNo Dia 24 de maio de 2014 aconteceu programação DENUNCIA CONTRA O RACISMO realizado pela Prefeitura Municipal de São Vicente através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial COPPIRSV.

Denominado Rap Day Tur organização de Daniele Buruaem,o evento aconteceu no Centro de Convenções, shows de rap, apresentações de dança de rua, break, capoeira, pista de skate e serviço de Ação Cidadania, mutirão pré-processual, Conciliação e Mediação realizados pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) TJSP em causas cíveis e de família.

Houve também serviço de orientação jurídica realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção São Vicente, orientação e encaminhamento pelo Conselho Tutelar, orientação psicológica, oficina da lei 10.639/03 - sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana que ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

A alegria para os participantes integrantes da Comunidade Negra que oficialmente ainda não são partes no Processo de Igualdade Racial na Metrópole Santista, a nata da Juventude Negra que participaram de forma voluntária, estava evidente no rosto que já verificam naturalmente sem que se precisa impor que  uma NOVA sociedade começa despontar no horizonte, a verdade fica evidente que a valorização do evento se consagrou com a participação da Profª Preta Rara, Profª Márcia Ghalyella, ProfªRochele A. Nomzamo, Prfº Sergio Alexandre e Profª Fabiana de Almeida da Academia Red, as artistas Urbana Aline Benedito e a Ana Beatriz, a Luciana da Cruz, o Bruno Mente Sagaz, como também, o Mestre Marcio Capoeira  da Extensão Comunitária Capoeira Escola Capoeira Para Todos e a Lucia Makena, enfim, desculpe se existe o esquecimento de algum nome, mas que posso com absoluta certeza colocar que estes participantes pela dedicação indiscutível é que formam a linha de frente da Comunidade Negra da Região da Baixada Santista.

Sendo fato que o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial SINAPIR já é fato a instituição, mesmo que ainda não saibam, participam de forma espontânea, sentindo os resquícios de algo inteiramente NOVO. Algo realmente que lhe trazem um profundo e natural prazer a ponto de oferecerem seus serviços de forma voluntária.

Neste sentido, novembro já esta chegando, esperamos que a Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial de São Vicente que tem como coordenadora a jovem Drª Alessandra Franco, reconheça a realidade indiscutível e oficialize esta juventude no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Plamupir), no sentido que passem a ser partes no SINAPIR e São Vicente, como já tenho destacando a Comunidade Negra de fato oficialmente se torne exemplo para nosso país.

Para quem ainda não conhece o SINAPIR tem como finalidade o fortalecimento institucional de Órgãos, Conselhos, Ouvidorias Permanentes e Fóruns voltados para a Promoção da Igualdade Racial e Apoio às políticas transversais e de ações afirmativas voltadas à juventude negra. Para a primeira área temática esta sendo disponibilizados R$ 2.746.398,00, divididos em recursos de capital e custeio. Para a segunda área temática, serão disponibilizados R$ 400.000,00, exclusivamente para custeio.

Outro fato em plena atividade é o Plano Juventude Viva, realizado pela Prefeitura Municipal de São Vicente através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, une articulações de estratégias de prevenção à violência que, além da oferta de serviços busca ampliar acesso aos programas federais em áreas como educação, praças de esporte, economia solidária, formação, entre outros, visando à ocupação de jovens expostos à violência.

Plano Juventude Viva, coordenado nacionalmente pela SEPPIR e pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral, órgãos da Presidência da República, tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros por meio de ações de prevenção, criando oportunidades que assegurem sua inclusão social e autonomia, com a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaço de convivência nos territórios mais violentos, além do aprimoramento da atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.

Existe também a necessidade de que todos os participantes juntos também tenham conhecimento como se encontra a restauração do Museu do Escravo, local indispensável para encontros, reuniões e eventos de conscientização inclusive em relação ao que trata ao Projeto Juventude Viva ainda desconhecido a realização pela população.

Portanto, não resta duvida que além do Rap Day que tem como organizadora a jovem Daniele Buruaem, os participantes formam a Representação e a qualidade técnica da situação social da população negra da Região da Baixada Santista com direito a voz.

No momento que também é fato a participação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção São Vicente, confiamos na honestidade e capacidade de articulação e atenção a todos participantes no evento Rap Day, por parte da Drª Alessandra Franco que em São Vicente, assumiu o compromisso de assessorar, articular, planejar, implementar e executar ações destinadas às políticas públicas de promoção da igualdade racial no âmbito das ações afirmativas voltadas ao combate do racismo e qualquer tipo de discriminação, xenofobismo e intolerâncias correlatas, para diminuir a  desigualdades raciais, por meio da adoção de ações afirmativas associadas às políticas universais, até porque, o Prefeito Luis Cláudio Bili, em colaboração, aderiu ao Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça desenvolvido pelo Governo Federal e para as finalidades articulou a ativação dos Conselhos de Promoção da Igualdade Racial e da Mulher.

Clique e veja as imagens.

DSCF04052.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim