quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia Nacional da Denuncia Contra o Racismo

Dia Nacional da Denuncia Contra o Racismo

carta da terra9.jpgNão existe uma missão para cada ser, existem várias. Porque existem várias maneiras de se perpetuar a missão coletiva da humanidade: fazendo o bem. Mais do que “fazer bem”, nesta data que também é considerada Dia Nacional da Denuncia Contra o Racismo, podemos disseminar essa ideia de tal forma que seja alcançada por todos os corações e possa invadir todas as almas, mas denunciando, nunca ficar  chorando como esteja sem rumo.

Como Negros de Santos, desde quando idealizamos colocar em pratica a Produção de Cultura Negra da Metrópole Santista o propósito estamos cumprindo: mentalizar o bem. Mentalizar a harmonia que nada mais é do que a paz da alma e do coração. Esse foi primeiro passo, a resposta à pergunta “por onde começar”.

O vereador Adelino Pedro Rodrigues, aceitou nosso pedido e oficializou na cidade a Lei Municipal 4.581/83 Dia Municipal do Samba, que com o comparecimento da Comunidade Negra e do Samba em peso, a lei, foi promulgada pelo Prefeito Paulo Gomes Barbosa no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santos, no dia 2 de dezembro de 1983.

Com a lei oficializada, completamos a legislação municipal de participação em 1988, no centenários da Abolição dos Escravos, ou seja, para definir a personalidade tivemos que andar um caminho tendo como exemplo o legado.

Para ultrapassar o racismo velado, o autoconhecimento foi o  segundo passo, conhecer as forças e fraquezas. Precisávamos identificar o limite na doação a Convivência Comunitária, até porque, todo o processo de doação aos outros, deve ser concomitante com o processo de doação a si mesmo, sob pena de falência de todo o processo.

Exercer a oração da serenidade que pede força para mudar o que pode ser mudado, serenidade para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir o certo do errado. Esse, para mim, é a mantra a ser repetido por todos que também alegam disposição para ver o negro integrado na sociedade.

Olhando neste exato momento para atual sobre a legislação federal, verificamos que os direitos fundamentais da População Negra a garantia esta institucionalizado.

Mas o que constatamos na pratica, olhando atentamente à nossa volta, neste mundo de integração da população negra, se mostra bem diferente. Falhas graves no processo democrático estão perpetuando os estragos que ditaduras e monarquias do passado nos obrigavam a suportar.

Gestores Públicos e Coordenadores da Igualdade Racial, estão usando o cargo não para promover e sim para ignorar e impedir direitos e boa parte são advogados negros, para estes que estão sendo privilegiados, se portam como a lei não vale nada. Como também, existe os que não exerce cargo público, mas descaradamente se portam como a gíria “mamam nas tetas” e comparecem em público, dando nó em “pingo d’gua”, a verdade aparece que não expõe nenhum compromisso de fazer valer a integração da População Negra, mostram capacidade para reclamar que o racismo continua, mas omitem quem pratica.

Sendo13 de maio também Dia Nacional da Denuncia Contra o Racismo, oportunidade indispensável para denunciar quem de fato pratica o racismo, até porque, se o racismo esta presente é porque tem quem pratique, como também, tem quem ajuda praticar.

Denunciar quem pratica o racismo e ajuda praticar é o Estado Brasileiro que esta incentivando, denunciar o supermercado e o dono do shopping é fácil, acontece que o Estado Brasileiro já tem como definido, o Racismo é institucional e se manifesta nos demais lugares.

Nossa parte continuamos fazendo como exemplo para história, com a certeza de promoção do bem, clique e conheça:

POLICIA CIVIL PEDIDO


JUIZ Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Santos


13 de maio em Santos também é Dia Municipal de Quintino de Lacerda
Raça Reação e Ação
 Autor:  Luiz Edson da Luz (João de Belo)
Vamos raça
Mostremos união
ou será que ainda
não aprendemos a lição

Nos espelhamos em Quintino
que sozinho teve força, brio e tino
um Baluarte da Abolição

Aguerrido, politizado
Líder, nato, destacado
jamais titubeou
Não ficou indiferente
agregou a sua gente
sua lida eternizou

Vamos raça
mostremos união
no final celebraremos
a luta jamais será em vão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim