sábado, 17 de maio de 2014

Deputado Federal Jean Wyllys

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link
header

Tweet da Semana

A bancada fundamentalista tentou hoje ressuscitar, na CDHM, o tema da "cura gay" por meio de um requerimento de audiência pública. Como entre nós, progressistas e respeitosos dos avanços da ciências, "cura gay" é fantasia religiosa, decidimos não discutir o tema.
Propor "cura gay" é algo tão surreal quanto propor que o dia tenha 48 horas ou que o sol gire em torno da terra, logo, não merece discussão. Em vez de servimos de escada para fundamentalistas (que estão de olho nas eleições), discutindo seus absurdos, optamos apenas por votar. No voto, derrotamos a matéria (o/). E não contestamos os absurdos ditos pelos fundamentalistas porque não se gasta latim com absurdos!
A irritação deles, por serem tratados como oportunistas eleitoreiros que desejam crescer a partir de preconceitos e dogmas, era visível. Quando a matéria já estava derrotada no voto, eu apenas acrescentei uma frase de Oscar Wilde: "só há um pecado, este é a estupidez". Devidamente registrado em vídeo, para vosso deleite: http://youtu.be/HBarqOC_F1U

Tempo bom!

Sucesso! Obrigado amig@s reais e/ou virtuais do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Algre, que compareceram ao lançamento de "Tempo bom, tempo ruim"! Não citarei nomes para não cometer a injustiça de esquecer alguém. Mas agradeço a tod@s pela presença! Estou emocionado até agora. Há um cansaço físico, mas a alma está disposta e em festa com tanta gente (é bom saber que eu sou tanta gente onde quer que eu vá e que não estou só por mais que, em alguns momentos, eu pense estar). Peço desculpas pelo tempo de espera na fila, mas muitos já aproveitaram esse tempo na leitura. E as primeiras impressões sobre o livro já eram feitas ali, para minha surpresa e alegria.
Sábado, dia 19, haverá o lançamento oficial em São Paulo, com entrevista ao Dráuzio Varela. Ainda estarei em Ribeirão Preto, na Feira do Livro, dia 22, Salvador, no dia 23, e Brasília, com data ainda a confirmar. Obrigado!
Tempo bom!

 

Ato pelo Dia Internacional Contra a Homolesbobitransfobia, em Brasília

Na terça, dia 20, vamos relizar um ato pelo Dia Internacional Contra a Homofobia, às 14:30 horas, na Câmara dos Deputados, no Hall da Taquigrafia, Anexo II. O ato é organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e pela Frente parlamentar Mista pela Cidadania LGBT.
Conto com a presença de tod@s!

A política antidrogas brasileira em debate

"A resposta que o Estado vem dando para a produção, comércio e consumo da maconha produz um número grande de homicídios e transformou o Brasil na quarta população carcerária do mundo. Apesar deste custo inteiro, o consumo de maconha não diminuiu. Está provado que esta não é a melhor resposta", diz Jean Wyllys ao documentário produzido pela NOO durante a Marcha da Maconha, realizada no último sábado, 10, no Rio de Janeiro. Assista aqui

Três temas, com Jean Wyllys

A importância da implantação de políticas de cultura e educação como formas de se enfrentar sistematicamente a homofobia, da regulamentação da maconha para o uso medicinal - como na redução dos danos da quimioterapia -, e a garantia de direitos e segurança jurídica para as profissionais do sexo através da regulamentação da atividade são temas da entrevista para o Zero Hora, realizada durante o lançamento do seu novo livro, "Tempo bom, tempo ruim", na última sexta, em Porto Alegre. Assista aqui

Casamento igualitário no Brasil: um ano!

Em 14 maio de 2013, após ação impulsionada pelo meu mandato, em parceria com o PSOL 50 - Partido Socialismo e Liberdade e a Arpen-RJ, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu uma resolução que colocou fim as dúvidas em relação a possibilidade ou não do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. E para celebrar essa data e marcar esse dia como uma grande conquista dos direitos humanos no Brasil, na próxima sexta, dia 16, às 18h, no Auditório da ALERJ, faremos uma atividade de celebração para marcar essa data histórica! Venha celebrar conosco! Mais informações aqui.

Em pauta, a discriminação de pessoas vivendo com HIV/AIDS

A Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/AIDS discutiu a criminalização da discriminação de pessoas vivendo com HIV/AIDS em reunião com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, na tarde desta terça, 13. Durante a reunião, o deputado Jean Wyllys cobrou do Ministério a realização de campanhas de prevenção que tenham os grupos estigmatizados como foco, retirando-lhes do "gueto" que amplia sua vulnerabilidade ao HIV. 
O 11º Seminário Nacional LGBT deste ano do Congresso Nacional abordará temas relacionados às DST/HIV/AIDS. Fiquem ligad@s nos nossos canais de comunicação que em breve divulgaremos mais informações! Assista aqui ao convite feito por Jean Wyllys.

Lei que torna crime hediondo a exploração sexual de crianças e adolescentes vai à sanção presidencial

Como primeiro vice-presidente da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que vem apurando e denunciando vários casos de abuso sexual de menores Brasil afora, sendo o caso de Coari, no Amazonas, o mais visível até o momento (no qual estão envolvidos autoridades locais), eu só pude defender, em plenário, a aprovação do projeto que torna o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes um crime hediondo. O projeto segue agora para a sanção presidencial.
Porém, em que pese a referência à palavra "prostituição" no texto do projeto, é preciso que fique claro que a prostituição quando praticada por por pessoa adulta e capaz não é crime. E essa prostituição - praticada por pessoa adulta e capaz - não pode e nem deve ser confundida com exploração sexual, seja de crianças e/ou adolescentes, seja de prostitutas. Há, aqui na Câmara dos Deputados, um projeto de lei trazido pela Rede Brasileira de Prostitutas e apresentado por mim que pretende regulamentar a profissão do sexo, justamente para distinguí-la da exploração sexual. Trata-se do PL Gabriela Leite!
Em nome do PSOL, votei SIM ao projeto, na esperança de que a resposta a esse crime vá além da penal e que pensemos em políticas públicas que garantam a toda e qualquer criança, sobretudo as mais vulneráveis - pobres, indígenas, negras - o direito a gozar de serviços de educação, de saúde e de acesso à cultura que lhe projeta da exploração sexual. 
A resposta não pode ficar só no direito penal, tem que ir para outras políticas também. Assistam minha intervenção em Plenário a este respeito.

Ministério da Cultura: é preciso incentivar iniciativas espontâneas

Em seminário a respeito da popularização do Vale Cultura, o deputado Jean Wyllys cobrou da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, o incentivo às iniciativas culturais e educacionais que surgem de forma espontânea, independente da existência de um financiamento para tal: “As pessoas arregaçaram as mangas, estão movendo uma economia e isto não é devolvido à elas em termos de políticas públicas e de acesso”. Assista aqui a intervenção do deputado.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim