sábado, 26 de abril de 2014

Assis Defende a Saúde do Trabalhador


 Abr 25 em 11:55 AM
Assis defende a vida e a saúde do trabalhador em abertura de seminário

O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) defendeu a importância da regulamentação da NR12, a Norma Regulamentadora que define referências técnicas e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A manifestação foi feita na abertura do VI Seminário Saúde do Trabalhador promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na manhã desta sexta-feira (25), no Hotel Personal Royal em Caxias do Sul.
Para o deputado, discutir os problemas que envolvem a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras é uma luta da sociedade brasileira.
“Se os números nos assustam, com cerca de 20 acidentes de trabalho por dia, é possível fazermos mais e identificarmos as causas para não ficarmos apenas nos dados estatísticos. Precisamos encontrar soluções. Essa é uma luta política importante”, destacou Assis.
O seminário contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre elas, trabalhadores de diversos setores e autoridades, com o a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, o vice-prefeito Antonio Feldmann, que também abordaram temas relacionados como segurança no trabalho e acidentes que resultam em lesões e morte do trabalhador.
As palestras foram realizadas pelo juiz do Trabalho, Maurício Machado Marca, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Ricardo Wagner Garcia, a auditora fiscal e coordenadora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT), Aida Cristina Becker e o auditor fiscal e gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Vanius Araujo Corte.

A realidade em números do trabalhador:
Dados de 2012 do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Caxias do Sul revelam 7.882 ocorrências, dentre estas, 1.331 foram acidentes graves, sendo uma média de 21,59 notificações por dia.

Em 419 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, foram registradas pelo Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador (SIST/RS) 37.724 notificações, sendo 95,1% de acidentes de trabalho.

Fotos Maurício Concatto/Divulgação

--
Roberto Carlos Dias
Jornalista MTb 9396
Assessor do deputado
federal Assis Melo (PCdoB-RS)

Contato:(54) 9113.8031
Direto:  (54) 3214.6637
Central: (54) 3214.6666 

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim