quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Viva Favela

REVISTA VIVA FAVELA #17

. Mobilidade Urbana


EDITORIAL

Com esta edição da Revista Viva Favela, ampliamos a disseminação de conceitos básicos sobre mobilidade urbana, dando mais consistência ao chamado “tecido” social que, pela diversidade e igualdade, fortalece os conceitos de nação desenvolvida.

Mobilidade urbana é se locomover com facilidade pela cidade, independente do tipo de veículo utilizado. Ter mobilidade é ter a garantia de que se chegará a um lugar, de forma rápida, com conforto e segurança. É ter alternativas: para deixar o carro na garagem, para escolher um modal que me convenha, para pagar o valor de tarifa que possa, naquela hora. É dispor de ciclovias, se tiver condições de optar por atividades físicas e de sustentabilidade sócio-ambiental. É também ter calçadas que garantam acessibilidade aos deficientes físicos e visuais, e segurança aos idosos ou qualquer outro com mobilidade reduzida, porque essa igualdade de direitos consolida a sensação de plena cidadania.

Cabe aos governos estabelecer políticas públicas de transporte, trânsito e de uso e ocupação do solo, de forma a atender o conjunto da população. Um plano diretor, elaborado com a participação da sociedade, é a ferramenta que irá diminuir o número de deslocamentos, proporcionando acesso amplo e democrático ao espaço urbano, sem restrições de qualquer natureza, sem gerar segregacionismo, e perseguindo a melhor qualidade de vida.

Com isso, o desestimulo ao uso de veículos particulares será natural e acontecerá em função da eficiência, regularidade, conforto e segurança do transporte público coletivo e de massa, culminando com uma política de passe livre, assim como ocorre com a saúde e a educação. Quando chegarmos lá, estaremos concorrendo com o Butão, melhor “ranqueado” do que o Brasil em escalas classificatórias internacionais sobre felicidade.

Alcebiades Fonseca, editor convidado

 

Sinal fechado para transportes de massa na Baixada 
por Juliana Portella | Nova Iguaçu | RJ
Transporte alternativo na Rocinha 
por William de Oliveira | Rocinha | RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim