terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Deputado Estadual Santini



Frente parlamentar presidia por Santini recebe homenagem das Santas Casas do RS

Em reunião realizada na Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, nesta segunda-feira (16), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) recebeu uma homenagem da entidade pela atuação junto à Frente Parlamentar que preside no Parlamento. A placa foi entregue pelo presidente da Federação, Dr. Júlio Dornelles de Matos, diante de mais de 200 dirigentes e representantes hospitalares gaúchos, além de diretores dos cinco sindicatos da categoria, que a federação representa.
Com um ano de atividades a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde do RS participou de importantes conquistas para os hospitais gaúchos. Uma campanha de coleta de assinaturas contribuiu com a Frente Parlamentar Nacional das Santas Casas na pressão ao governo federal para ampliação do orçamento para a saúde, que poderá passar para 15% do orçamento líquido da União, a partir de 2014.
Outra pauta conquistada foi o reajuste de 50% do incentivo à contratualização dos hospitais, por parte do Ministério da Saúde. Assim como a instituição de uma moratória de 15 anos para as entidades cumprirem com suas dívidas atrasadas. Estas conquistas fizeram parte do programa Mais Santas Casas, do Governo Federal. Tudo isso foi completado com a confirmação de um acordo das bancadas federais do Congresso que destinará 50% das emendas parlamentares para o próximo orçamento à área da saúde.
No pacote de conquistas para este setor, neste ano, o governo do Rio Grande do Sul também tem sua parcela de contribuição. A liberação de recursos para os municípios que possibilitou a aquisição de ambulâncias, vans e veículos leves está contribuindo no transporte mais confortável dos pacientes para os centros especializados de saúde. Investimentos em ampliação e compra de equipamentos novos e modernos contemplaram diversas casas de saúde.
Além disso, a decisão mais comemorada pelos representados da Federação das Santas Casas do RS foi a ampliação do orçamento estadual para a saúde que passou de R$ 90 milhões para R$ 250 milhões. Isso leva o Estado a atingir, para o próximo ano, o percentual regido por Lei, que é de 12%, das diretrizes orçamentárias anuais. Esta foi uma das grandes batalhas que contou com a articulação da Frente Parlamentar da Assembleia gaúcha, fazendo a interlocução das negociações entre governo e representações hospitalares.
No encontro, Santini também recebeu uma pauta de reivindicações dos hospitais filantrópicos gaúchos para que sejam pautados no ano de 2014. São elas: execução de pautas da categoria a serem debatidas com os candidatos a governador do Estado, situação do IPERGS, lei de incentivo à saúde, desonerações fiscais, apoio na execução da agenda nacional e integração das frentes parlamentares.
O deputado agradeceu a homenagem e destacou que o trabalho em defesa da manutenção das Santas Casas é um compromisso de agente público. “Compartilho este reconhecimento com meus colegas deputados integrantes da Frente. Eles foram solidários e entenderam que esta não é uma causa para promoção política de ninguém. É sim um trabalho em defesa de melhores condições de saúde para nossa população”, frisou.
O evento contou com presenças do vice-governador Beto Grill, ex-secretário estadual da Saúde, o deputado estadual Ciro Simoni (PDT), o ex-secretário adjunto da Saúde RS, Elemar Sand, o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Marcos de Oliveira Lobato. Os representantes da Federação, vice-presidente André Lagemann, superintendente Jairo Tessari, administrador Sérgio Vallim e demais membros da diretoria.

Legenda: Santini recebeu reconhecimento dos hospitais em nome da Frente Parlamentar das Santas Casas do RS
Créditos: Ederson da Rocha – MTB: 13.365

-- 


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim