terça-feira, 19 de novembro de 2013

Quilombohoje


Embora recentemente a literatura feita pelos afrodescendentes venha despertando mais atenção, muito ainda está por fazer. Literatura e arte negra em geral ainda parecem ser campos com apelo infinitamente menor do que a música negra, por exemplo. Talvez ainda falte ao brasileiro o hábito de ler em geral e de ler autores afrodescendentes em particular. Os leitores de literatura afro são um tesouro.
Mas muito se vem fazendo e muito ainda se fará para que a literatura afro e periférica possa levar seu maravilhoso conteúdo de emoção e reflexão para um número maior de pessoas. E essa literatura vai seguindo no seu humilde passo, tentando semear esperança por onde passa. E cada um de nós deve ser um guerreiro, uma guerreira nessa batalha. Afinal, ser herdeiro de Zumbi significa estar atento/atenta, sempre, ao resgate de nossas histórias, memórias, ancestralidades e sensibilidades.
Nesse percurso um evento de peso vai acontecer na Universidade Estadual do Piauí, de 19 a 22 de novembro. É o 
ÁFRICA BRASIL - III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais e o V COLÓQUIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, organizados pelo NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO - NEPA e o MESTRADO EM LETRAS DA UESPI
Maiores informações: http://nepauespi.com

Fundamental!

E EM DEZEMBRO AGUARDE O LANÇAMENTO DO LIVRO CADERNOS NEGROS VOLUME 36 - CONTOS AFRO-BRASILEIROS

Apesar das pedras, vão sendo trilhados os caminhos. Laroiê!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim