quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Outras Palavras


Imagem inline 1


Imagem inline 1
Boletim de Atualiazação - Nº 328 - 6/11/2013

Imagem inline 1
Para compreender o “Decrescimento”
Movimento não é saudosista, nem anti-civilizatório. Sustenta: sem rever padrões de consumo e produção, "progresso" resultará em desigualdade e devastação. Por Alan Boccato-Franco (Outras Palavras)
Por trás da crise “financeira”, a velha luta de classes
Marx estava certo, por mais que economistas superficiais tentem negá-lo: causa das turbulências econômicas é enriquecimento sem-fim da burguesia. Por Vicenç Navarro (Outras Palavras)
Brasil: as mutações inconclusas
Há enorme descompasso entre os avanços sociais da última década e a crise de representação política -- inclusive entre a esquerda e os movimentos sociais clássicos. Por Saul Leblon, no Carta Maior (Outras Mídias)
O feminismo está na moda. E agora?
Relaxe: sistema só tenta cooptar causas que são fortes. E se somos consistentes, chegar a novos públicos não nos diluirá. Por Marília Moschkovich, na coluna Mulher Alternativa (Outras Palavras)
Transgênicos: mais agrotóxicos na sua mesaSegundo governo, debate sobre os impactos de novas sementes geneticamente modificadas, em vias de liberação no Brasil, deve se restringir a técnicos.... Por Elenita Malta Pereira (Outras Palavras)
Agroecologia: brotam sementes livres
O Plano Nacional de Agroecologia é uma conquista dos movimentos que reivindicam mudança da política agrícola. E uma oportunidade para a sociedade escolher de que se alimenta. Por Bruna Bernacchio (Blog)
A internet e o “orgasmo democrático” 
A emergente participação em rede não produzirá novas ideologias unitárias ou revoluções, mas poderá destruir o velho jogo da governança representativa. Marcos Nunes Carreiro entrevistaMassimo Di Felice (Outras Palavras)
I Congresso de Net-Ativismo no Brasil
Pesquisadores de diversos países encontram-se em São Paulo para discutir o papel das redes nas recente revoltas sociais. Também será inaugurado o Observatório Internacional sobre Net-Ativismo(Blog)
A importância estratégica do Marco Civil da Internet
Prestes a ser votada, lei poderá quebrar controle que velha mídia ainda exerce sobre opinião pública. É esta a razão da encarniçada resistência. Por Luis Nassif, em seu blog (Outras Mídias)
Código Mineral: de costas para a sociedadeQue muda, com nova lei de mineração, que Congresso analisará em 2014. Por que movimentos sociais precisam exigir amplo debate público. Por Marcelo Degrazia (Outras Palavras)
SP: falso escarcéu sobre IPTU
Cruzamento de dados revela: dos 96 distritos, mais da metade teve valor do imposto reduzido, ou aumento abaixo da inflação. Mesmo tendo mais e melhores serviços, ricos são os que chiam. Por Marcelo Zelic, no Viomundo (Outras Mídias)
O dia de Guy Fawkes, heroi desvirtuado no Brasil
Sua máscara é usada em protestos em todo o mundo. Mas entre brasileiros, maior parte dos que a usam são reacionários que desonram sua memória. Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo (Outras Mídias)
44 anos sem o guerilheiro que “incendiou o mundo” 
Cassado por duas ditaduras, Carlos Marighella tornou-se um dos maiores símbolos brasileiros da revolta contra a injustiça social. Aqui, documentário sobre sua trajetória. Por Cauê Seignemartin Ameni (Blog)
Moçambique: a paz em risco
Vinte e um anos após fim da sangrenta guerra civil no pós-independência de Portugal, país africano testemunha retorno a confronto entre velhos rivais. Por Vinícius Gomes (Blog)
Realismo socialista na Coreia do Norte 
Estúdio de Arte Mansudae, em Pyongyang, tem mil artistas e é provavelmente um dos estúdios com maior produção no mundo. Sua arte, de um realismo socialista contemporâneo, tem entre os clientes Alemanha e países africanos. Por Nadja Sayej, na Vice (Outras Mídias)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanha nossas novidades também no Facebook e Twitter.


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim