terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jean Wyllys

Caso não esteja visualizando corretamente, acesse este link
header

Tweet da Semana

Vejam a foto do noticiário abaixo. Ela é chocante para quem defende um Estado Democrático de Direito e reconhece dignidade humana em todas as pessoas, independentemente de sua classe social, etnia, procedência, gênero, identidade de gênero ou orientação sexual, mas também independentemente de a pessoa ter cometido infração ou delito: bit.ly/HRQxqb 
A pessoa que comete um delito - e essa quebra do pacto social precisa sempre ser contextualizada - não está expulsa da comunidade de direitos por causa disso. Ela tem direito a um julgamento justo! Quando a polícia - o braço do estado cuja atuação deveria ser compatível com os princípios da Constituição Cidadã - exibe o corpo abatido de um delinquente (negro, é bom ressaltar!) como presa de um safári, vemos a falência de nosso Estado Democrático de Direito. 
Os que defendem que toda pessoa tem dignidade humana podem ficar chocados com a foto, mas o flagrante captado representa uma prática comum da polícia no Brasil que goza do apoio de políticos demagogos, apresentadores de programas sensacionalistas de tevê e de boa parte da própria população que é vítima dessa polícia (há que sempre lembrar que existem policiais militares e civis que não agem assim, felizmente).

Como se constrói um medo na sociedade

Segundo Raúl Zaffaroni, quando um determinado grupo social é construído como inimigo e colocado como bode expiatório, “sempre se atribuem a ele os piores delitos que, certamente, com demasiada frequência, são os delitos sexuais”. Jean Wyllys comenta sobre a desonesta associação entre homossexualidade e pedofilia em sua coluna no iG.

Jean Wyllys discute a homofobia no esporte durante o 9º Fórum de Direito Desportivo

O deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ) participou, na sexta-feira (8), em São Paulo, do 9º Fórum de Direito Desportivo. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo, o Fórum discute o panorama jurídico do esporte brasileiro. Em sua fala, Wyllys comentou que o combate à homofobia envolve diversas políticas públicas, principalmente na educação básica. “A transformação social que não vai ocorrer com leis penais, ameaças de prisão ou aumento de penas. A homofobia é uma construção cultural, que muda no tempo e espaço, e nossa cultura vem se transformando com o tempo”. Leia mais.

Todo meu apoio aos funcionários da EBC

Em greve, os funcionários da EBC, a antiga Radiobrás, cobram os investimentos mínimos que tanto são negligenciados em nosso país. O sucateamento decorrente da falta desses investimentos tem provocado falhas graves, como no pronunciamento da presidenta e na transmissão do Roda Viva com a Marina Silva. A EBC é a empresa que mais está de acordo com os princípios da Constituição e por isso estamos do lado dela. Todo apoio aos funcionários da EBC!

"Longe da Árvore"

"A imperfeição é nosso paraíso". Este verso do poeta Wallace Stevens - verso contundente para uma cultura em que a cosmética, as cirurgias plásticas, as academias de musculação e a "ortopedia" moral religiosa buscam padronizar os seres humanos, diferentes entre si por natureza - este verso faz parte da epígrafe de um poderoso livro que me chegou às mãos na última quarta-feira: "Longe da árvore - pais, filhos e a busca da identidade", de Andrew Solomon e publicado pela Companhia das Letras. 
Quando recebi o livro, eu estava no plenário da Câmara; como a matéria em pauta era objeto de uma discussão enfadonha e soporífera entre os parlamentares, comecei a ler o livro ainda ali (como mostra o flagrante abaixo). E só interrompi a leitura quando a sessão terminou; mesmo assim, corri pra casa ansioso para retomá-la. 
"Longe da árvore..." é um livro imprescindível para quem tem filhos ou parentes com diferenças, deficiências ou "desvios" e também para quem lida com essas pessoas em suas atividades políticas ou profissionais. Solomon traz, à luz, as relações familiares sempre conflituosas de crianças, adolescentes e adultos à margem dos padrões biológicos e sociais estabelecidos; mas o faz no sentido de pôr fim a uma série de preconceitos que lhes infligem sofrimentos. Leia mais.

Já conhece o projeto Divinas Divas?

Jean Wyllys está apoiando o projeto “Divinas Divas”, um documentário musical que resgata a trajetória da primeira geração de travestis a subir nos palcos cariocas na década de 60, em plena ditadura militar! A produção chegará às telas de cinema sob direção da atriz Leandra Leal. Conheça o projeto. Sua colaboração é importantíssima. Você também pode assistir, de graça, à gravação do show das Divinas Divas para o documentário! Saiba como.

Vídeos

Jean Wyllys defende qualificação do debate para avanço do projeto de democratização da comunicação: youtu.be/IKJoJszg9Z0
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim