quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Jean Wyllys

Caso não consiga visualizar corretamente, acesse este link.
header

Tweet da Semana

Vou dizer algo para vocês: tão ruins quanto maus políticos (corruptos ou comprometidos apenas com seus interesses privados) são aqueles eleitores que votam mal (nem se lembram em que votaram nas últimas eleições), não acompanham a política com atenção nem profundidade, mas gostam de nivelar todos os políticos por baixo, tratando a todos como corruptos e ladrões.
Digo isso por conta do seguinte episódio: a mãe da Ana Paula Maciel (a ambientalista que foi presa na Rússia, acusada de pirataria e que corre o risco de ficar lá por 15 anos) e o Greenpeace estão pressionando todas as instâncias do poder público para que a moça seja libertada: o poder Executivo (através do Ministério das Relações Exteriores); o poder Legislativo (o Congresso Nacional) e o poder Judiciário. Esses três poderes são autônomos - quem entende o mínimo de política sabe disso. 
Bem, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos (favor não confundir com a comissão presidida por Feliciano!) tomou a dianteira num conjunto de ações em favor de Ana Paula Maciel. Hoje a Frente esteve com o presidente do Congresso Nacional para pedir a este que contatasse formalmente o Parlamento Russo, a fim de que este interceda junto ao seu presidente no sentido de libertar a ativista. O presidente do Congresso argumentou que além de uma comunicação, uma pequena delegação (três deputados) deveria ir à Rússia se reunir com os parlamentares de lá e, juntos, visitar a Ana Paula e os outros 29 ativistas presos. 
A vista estaria em consonância com as ações do Itamaraty, para não haver atropelos. Mas geraria mais impacto e consequentemente pressionaria mais as autoridades russas a libertarem a brasileira. A imprensa noticiou essa ação, apoiada pelo Greenpeace e pela família de Ana Paula (ação comumente feita por parlamentares de outros países em episódios semelhantes). 
Aí, aqueles eleitores a que me referi no início desse texto, já iniciaram o desfile de preconceitos e outros lugares-comuns, tratando de "corja" a delegação que poderá ir à Rússia e afirmando que esta irá "fazer compras de Natal". Ou seja, não só se informam mal como saem jogando todos numa mesma vala a partir tão somente de preconceitos. Se o Parlamento estivesse insensível à situação da brasileira, essa mesma gente estaria igualmente nivelando todos por baixo por esse motivo. 
Ora, se nós queremos políticos melhores, precisamos ser eleitores melhores, com capacidade de discernimento e melhor informados!

Papel da mulher negra na sociedade é tema do primeiro ‘@Conexão Jean’

No dia 18, o deputado Jean Wyllys promoveu o primeiro debate do projeto @Conexão Jean: “A Mulher Negra na Sociedade Brasileira”. A proposta é ampliar a democracia participativa promovendo debates com diferentes segmentos da sociedade interessados em avaliar as ações do mandato e auxiliar na elaboração de proposições legislativas. Nesta edição participaram da mesa, junto com o deputado Jean Wyllys, a professora e pesquisadora da Associação de Pesquisa da Cultura Afro Brasileira – ASPECAB, Lia Vieira, a designer Maria Julia Ferreira e a artista multimídia, Iléa Ferraz. Leia mais.

A transparência do mal

Uma frase muito repetida e cuja autoria é atribuída a Confúcio – embora não se saiba ao certo se é mesmo dele – diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”.  Ainda que existam palavras que mil imagens não consigam traduzir (“honestidade” é uma delas!),  trata-se de uma verdade válida para a maioria das imagens, inclusive para a fotografia de um culto evangélico que circula pelas redes sociais e que veio parar em minha caixa de e-mails no fim de semana.  Nesse flagrante fotográfico, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) aparece “orando” ao lado do pastor e empresário Silas Malafaia: uma imagem que diz tanto quanto todas as palavras de O príncipe, de Maquiavel, ou Fausto, de Goethe. Leia mais

PGR arquiva representação criminal apresentada por Malafaia contra Jean Wyllys

A Procuradoria Geral da República (PGR) decidiu arquivar a representação criminal apresentada em abril de 2013 pelo pastor Silas Malafaia contra os Deputados Federais Jean Wyllys (PSOL-RJ) Érika Kokay (PT-DF) e Domingos Dutra (PT-MA). Malafaia processava os deputados e deputada por denunciação caluniosa, alegando que os parlamentares atribuíram a ele um crime, mesmo sabendo ele ser inocente. A decisão da PGR baseou-se no fato de que, para que o crime fosse cometido, seria necessário que os autores do suposto crime soubessem ser Silas Malafaia inocente. Isso, segundo a PGR, não ocorreu. Outros argumentos para o arquivamento do caso foram o fato de que o pastor propagou e divulgou notícia difamatória, o que, por si só, implica em crime, além do fato de Malafaia ter informado como fonte da notícia um jornal que já não mais existia. Leia mais.

Jean Wyllys participa de ato pelo fim dos autos de resistência

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos realizou nesta terça-feira, 22, um ato para que o presidente da Câmara coloque em votação o PL 4471/12 que extingue o Auto de Resistência, uma medida administrativa criada durante a Ditadura Militar brasileira para legitimar a repressão policial comum à época.
Esse tipo de legitimação, somada à conivência diante de costumeiras práticas abusivas, tornaram a alegação do Auto de Resistência uma ação comum em todas as Corporações do país, pois permite que o policial que cometer um assassinato em serviço não seja preso em flagrante, assim como autoriza que o ato não seja investigado. Leia mais.

Palestras de Jean Wyllys na UNISUAM, Rio de Janeiro, e no 1º Fórum dos Estudantes, em Atibaia.

Nesta sexta-feira, 25, o deputado Jean Wyllys palestrará na 1ª Semana de Comunicação do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Wyllys discorrerá sobre conduta, decência e garantia de cidadania na política e as características que um bom parlamentar deve ter para ser reconhecido como tal, além de abordar como seu trabalho atuante na Câmara resultou em destaque e reconhecimento já no seu primeiro mandato como deputado federal. O evento terá cobertura ao vivo pela Rádio Fonte, em áudio e vídeo, direto para o blog de comunicação da UNISUAM e as inscrições podem ser feitas pelo Ambiente do Aluno.
Já no sábado, 26, o deputado Jean Wyllys palestrará no 1º Fórum dos Estudantes, em Atibaia (SP), junto aos deputados Roberto Santiago e Ronaldo Caiado, além da jornalista Mônica Waldvogel e de especialistas em ciências humanas, administração, gestão estratégica, inovação, sustentabilidade, filosofia e gênero, para discutir os novos rumos da educação.
Maiores informações podem ser obtidas AQUI e AQUI. O evento da UNISUAM terá transmissão ao vivo, pela Internet, através da Rádio Fonte.

Deputados da Comissão de Cultura reagem à extinção da subcomissão especial que tratava de cultura, direitos humanos e minorias

O fim da subcomissão foi anunciado pela presidência da Câmara com base no Regimento Interno da Casa e sob o argumento de que a subcomissão tratava de assunto mais abrangente do que cultura e já discutido no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. 
Jean Wyllys, presidente da subcomissão, contesta esse argumento e anuncia ações para tentar reverter a decisão: "O Regimento Interno dá autonomia ao Plenário e ao presidente da comissão. Ele está ferindo a autonomia da Comissão de Cultura e isso abre um precedente muito sério. Trata-se de uma decisão política. Conseguimos as assinaturas dos presidentes de todas as comissões para entrarmos com um recurso e pedir a reversão dessa decisão do presidente. E pautamos a sociedade: as pessoas não podem estar alheias a essas tenebrosas transações que acontecem aqui dentro sob o manto da legalidade e do regimentalismo". Wyllys lembra que a cultura também está presente em vários dos tratados internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário. E, segundo ele, a subcomissão funciona mais como um fórum político de debates, sem caráter deliberativo.

CPI do Trabalho Infantil apresenta roteiro de trabalho e elege Jean Wyllys como vice-presidente

A Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar a exploração do trabalho infantil no Brasil se reuniu nessa quarta-feira (16) para apresentar o seu roteiro de trabalho e realizar nova eleição para os cargos de 1º e 3º vice-presidentes. Foram eleitos, respectivamente, os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Dr. Paulo César (PR-RJ).
A leitura do roteiro de trabalho, que apresenta, entre outros pontos, as fases da CPI e os métodos que serão utilizados para apurar fatos, ficou a cargo da relatora, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE). O documento foi aprovado sem ressalvas.
A próxima reunião da Comissão será no dia 23 de outubro, às 14h30, em local ainda a definir.

Vídeos

Comissão de Educação aprova obrigatoriedade da temática gênero no currículo da Rede de Ensino: youtu.be/NaVuC-aWrUw
Jean Wyllys fala da democratização da comunicação durante homenagem aos 10 anos do Brasil de Fato: youtu.be/DBvn6I8Pgmw
Jean Wyllys defende aprovação do PL 4471/12 pelo fim dos autos de resistência:youtu.be/bCg1OyuE7PQ
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim