sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Deputado Federal Jean Wyllys

Caso não consiga visualizar, acesse este link
header

Tweet da Semana

Atenção tod@s: o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, EXTINGUIU hoje a Subcomissão de Cultura e Direitos Humanos da nossa ampla e abrangente Comissão de Cultura presidida por Jandira Feghali. A subcomissão era presidida por mim, com colegiado iniciado democraticamente, e tratava de temas importantíssimos, como as ameaças às culturas de matriz africana e/ou indígena e a inclusão social e a acessibilidade cultural.
O presidente da Câmara extinguiu a Subcomissão de Cultura e Direitos Humanos a pedido da bancada fundamentalista cristã (o deputado João Campos - o mesmo autor do projeto de "cura gay" - formalizou a "questão de ordem" que levou à extinção da subcomissão), que argumenta que a comissão de Direitos Humanos já existe para isto (existe, mas se omite, claro), e que isto é uma invasão de campo temático vedada pelo Regimento Interno. Mais uma absurda violação da laicidade do Estado e uma escancarada homofobia institucional (Henrique Alves extinguiu justamente a subcomissão presidida pelo único deputado gay entre os 513 existentes; e até então a presidência da Câmara jamais violara a autonomia de uma comissão).
Já estamos reagindo formal e oficialmente à decisão de Henrique Eduardo Alves, pedindo o retorno da subcomissão e a volta de seus trabalhos. Não deixaremos que aqueles que atacam a laicidade do Estado brasileiro saiam vitoriosos, impondo suas verdades contra a diversidade cultural deste país.
Peço que vocês, trabalhadores da cultura, que reajam ao meu lado.
SALVE A CULTURA!

Debate@ConexãoJean: Mulheres Negras

Nesta sexta, 18, o mandato do deputado Jean Wyllys realiza o debate "A Mulher Negra na Sociedade Brasileira" como parte do projeto 'Conex@o Jean' que acontece às 18h, na Rua do Russel, 76, 2º andar, Glória, Rio de Janeiro.
O debate abordará temas como: cultura, políticas públicas, proposições legislativas, entre outros. Participarão da mesa, junto com o deputado Jean Wyllys, a professora e pesquisadora da Associação de Pesquisa da Cultura Afro Brasileira - ASPECAB, Lia Vieira, a professora e escritora Helena Theodoro e a artista multimídia, Iléa Ferraz. 
Contamos com a presença de todas e todos para, juntos, pensarmos soluções para os problemas que as mulheres negras enfrentam. Clique na imagem ao lado para ampliá-la.

A transparência do mal

Uma frase muito repetida e cuja autoria é atribuída a Confúcio – embora não se saiba ao certo se é mesmo dele – diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Num flagrante fotográfico, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) aparece “orando” ao lado do pastor e empresário Silas Malafaia: uma imagem que diz tanto quanto todas as palavras de O príncipe, de Maquiavel, ou Fausto, de Goethe. 
A foto de Lindberg orando ao lado de Malafaia me fez lembrar das lições de Roland Barthes na memorável A câmara clara, obra que li para a disciplina Fotografia quando cursava Jornalismo nos idos anos 90. Nela, Barthes elabora dois conceitos - Studium e Punctum  - para se referir a dois modos de envolvimento com a fotografia. O studium corresponde a uma “leitura” da fotografia por meio de critérios e objetivos definidos; uma espécie de crítica intelectual da imagem a partir de um repertório cultural. Posso dizer, então, tendo em vista o studium da foto em que o senador do PT aparece “orando” ao lado do pastor fundamentalista e boquirroto, que a mesma revela um “fenômeno extremo” da contemporaneidade: o abraço eivado de cinismo entre o marketing e a política. Leia mais na coluna de Jean Wyllys para a Carta Capital.

Há gays e lésbicas entre os professores. Apoiamos a greve!

Na Parada LGBT do Rio, marchei com um cartaz que dizia “Há gays e lésbicas entre os professores. Apoiamos a greve!”; e, por causa disso, nas minhas redes sociais, alguns usuários me questionaram se meu apoio à luta dos professores estaria condicionado ao fato de haver professores LGBTs. Ora, será que não ficou claro – a partir da foto publicada – que as frases do cartaz com que marchei (que foram escritas em tintas diferentes não por acaso) são independentes e buscam apenas relacionar uma manifestação (a Parada do Orgulho LGBT) com outra (a greve dos professores), num esforço de solidariedade entre os dois movimentos? Será que não está claro que precisamos de mais solidariedade entre as causas e as pessoas? Leia mais.

Jean Wyllys questiona a privatização da educação em audiência sobre fusão das empresas Kroton e Anhanguera

O impacto na qualidade do ensino provocado pela fusão das empresas Kroton Educacional e Anhanguera Educacional foi tema de audiência pública na manhã desta quinta-feira, 10, na Câmara dos Deputados e reuniu representantes da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, da Universidade de Brasilia, da Kroton e do Fórum das Entidades representativas de Ensino Superior Particular.
O deputado Jean Wyllys, um dos proponentes da audiência, comentou a insistência do representante da Kroton, Rodrigo Capilato, em questionar se é pertinente discutir a fusão. Segundo Wyllys, essa insistência mostra bem o espírito do mercado, que não quer limites, controle ou fiscalização: “Ora, pra que ser tão etapista? Por que esperar a melhoria de indicadores da educação superior para, só depois, discutir as transações do mercado da educação se a privatização é uma das razoes dos péssimos indicadores?”, ponderou. Leia mais.

Jean Wyllys visita Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais da UNIRIO

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Luiz Pedro San Gil Jutuca, estarão no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) na próxima sexta-feira, 18 de outubro, a partir das 11h, em visita às instalações do Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais. Recentemente, o deputado alocou R$ 1 milhão no Programa, por meio de emenda parlamentar destinada à compra de equipamentos para o Laboratório de Biologia Molecular.
Inaugurado no primeiro semestre de 2013, o Programa de Pós-Graduação em HIV/AIDS e Hepatites Virais oferece um curso de mestrado profissional cuja proposta é mesclar pesquisa com assistência aos enfermos, visando à promoção de um atendimento altamente sofisticado e à formação e capacitação de médicos e outros profissionais da área da saúde. Leia mais.

Vídeos

Jean Wyllys esclarece sobre o PL Gabriela Leite na Comissão de Educação:youtu.be/PjVkqcCL1Zc
Jean Wyllys participa da Parada LGBT do Rio de Janeiro (2013) - Band Rio:youtu.be/SQtNsLFmwSw
Jean Wyllys participa de audiência pública em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes: youtu.be/roz5EIK-LaQ
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim