09/02/1013

Comissão para debater a desburocratização dos serviços públicos proposta por Santini será apreciada

Está na pauta do plenário da Assembleia Legislativa, desta terça-feira (10), a apreciação do Requerimento de Comissão Especial 4/2013, que autoriza a criação de Comissão Especial visando à Desburocratização dos Serviços Públicos do Estado. O objetivo da proposta é buscar soluções para melhorar e agilizar a prestação de serviços à população gaúcha.
Apontar problemas, efeitos e consequências da burocracia está entre as atividades propostas. A sugestão de soluções, como a utilização de ferramentas de tecnologia, será tema de discussões das sessões, que contarão com a presença de dirigentes de entidades representativas dos diversos segmentos públicos e privados, órgãos governamentais e estudiosos do assunto.
Segundo Santini, a burocracia é uma epidemia nacional que precisa ser tratada com vontade política e engajamento, priorizando o foco principal do Estado que é “servir ao público”. As obras de infraestrutura e a saúde estão entre os setores mais prejudicados pelos entraves do sistema. “Isso custa muito caro para o nosso país”, frisa.
O parlamentar aponta o trabalho realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mostrando que a burocracia gera prejuízo de R$ 46,3 bilhões por ano ao Brasil, ou seja, quase 1,5% do PIB nacional. Ressalta ainda que as empresas gastam 2,6 mil horas de trabalho por ano, providenciando documentos para pagamentos de impostos. Estes mesmos serviços ocupam cerca de 216 horas em países desenvolvidos.

Foto: 152004_G Carine Viana
Legenda: A desburocratização dos serviços públicos é a comissão especial proposta por Santini
Créditos da Foto: Carine Viana/ Ag.AL
Jornalista: Ederson da Rocha MTB 13.365

--


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):