quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

19/2/09

Revista Veja

  
  14 de fevereiro de 2009


Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação
Caro leitor,
antes de mais nada, minhas sinceras desculpas pela ausência da newsletter na semana passada. É muito bom voltar a falar com vocês!
 
 Nesta semana VEJA volta a iluminar uma questão de fundo da vida pública brasileira, a corrupçãoendêmica, resistente, praga de mil faces e disfarces que suga a energia criativa e as riquezas geradas pelos brasileiros que trabalham cinco meses do ano apenas para pagar seus impostos. Esse dinheiro deveria chegar aos cofres públicos e ter um tratamento cuidadoso, se não reverencial, pelos governantes e políticos. Infelizmente para nós, não é isso que acontece. Muito pelo contrário. O dinheiro dos impostos que pagamos, a riqueza que deveria estar sendo investida para garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos, é visto e tratado como uma fortuna sem dono da qual se apossa quem for mais cara-de-pau, mais ousado, mais garantido pelas impunidades do cargo que ocupa. Já perdi a conta de quantas vezes escrevi sobre esse assunto em VEJA e quantas vezes nossas denúncias, depois de algum alvoroço inicial, foram varridas para debaixo do tapete. Nesta semana, porém, há esperança de que as coisas caminhem para resultados menos frustrantes. A razão para a esperança é a entrevista concedida a VEJA pelo senador Jarbas Vasconcelos.
 Vale a pena reproduzir aqui a Carta ao Leitor desta edição, que se refere à entrevista do senador. Ela tem o título Jarbas conta tudo.
“É enorme o peso que tem em um processo judicial o depoimento de uma testemunha ocular. Esse tipo de relato, quando dado de boa-fé e sem inconsistências, é decisivo na formação do veredicto. Na política, os testemunhos de personagens com intimidade com os fatos que revelam são igualmente poderosos.
O processo que culminou com o impeachment do presidente da República Fernando Collor, em 1992, começou com um desses depoimentos, a espantosa entrevista que seu irmão concedeu a VEJA em maio daquele ano e que foi estampada na capa com a chamada “Pedro Collor conta tudo”. A Carta ao Leitor daquela edição tinha o título “Depoimento que não se pode ignorar”. Não foi. Dezenove semanas depois das revelações do irmão a VEJA, Collor deixava a Presidência. As Páginas Amarelas desta semana trazem um conjunto de revelações feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos ao repórter Otávio Cabral, 37 anos, quatro dos quais na sucursal de Brasília. Elas constituem um depoimento que também não se pode ignorar.
Com 43 anos de política dedicados primeiro ao antigo MDB e depois ao PMDB, duas vezes governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos relata com a eloquência das testemunhas oculares que seu partido, hoje detentor das presidências do Senado e da Câmara, é uma agremiação que se move apenas por “manipulação de licitações, contratações dirigidas e corrupção em geral”. A entrevista de Jarbas Vasconcelos a VEJA não deixa muitas opções a seus colegas de partido e, por consequência, ao Congresso: processam o senador por falta de decoro parlamentar, imolam-se em praça pública ou vestem a carapuça e mudam seu comportamento. O Brasil precisa acompanhar muito de perto o desenrolar do depoimento do senador a VEJA. Ele tem tudo para ser o motor de um profundo e histórico processo de limpeza da vida pública brasileira.”
Se me alonguei nesse assunto, perdão. Mas a entrevista de Jarbas Vasconcelos reavivou em mim toda a indignação com a corrupção, que nenhum governo ou vigilância da imprensa parece conseguir vencer. Será que conseguiremos algum dia pelo menos mantê-la em níveis menos escabrosos?
 A editoria de Economia traz uma reportagem que tem como maior qualidade a identificação clara, pela primeira vez desde a eclosão da crise financeira internacional, de qual é a prioridade a ser atacada para que as coisas comecem a melhorar ou pelo menos parem de piorar. Essa prioridade é explicada com precisão e até bom humor, uma combinação rara, pelo editor Giuliano Guandalini na reportagem em que afirma: “Sugar do sistema financeiro as assombrações de 2,2 trilhões de dólares em créditos podres é prioridade de Obama e Geithner. Sem isso, os bancos americanos vão à falência e a crise se aprofunda”.
 
 A reportagem de capa de VEJA é uma incursão comportamental no universo das famílias brasileiras com filhos adolescentes. Suas conclusões são extraordinárias e surpreendentes. Claro, eles continuam respondões, sujeitos às violentas flutuações de humor e ainda não gostam de ser vistos com os pais nos ambientes próprios deles. Mas a novidade é que, mais poderosos, sabidos, educados e digitalmente avançados, os adolescentes brasileiros fazem parte hoje da solução das questões domésticas, e não mais dos problemas.
 Quem gosta de animais vai achar muito útil a reportagem sobre como eles envelhecem em nossa casa, quanto a mais estão vivendo, que cuidados eles exigem para continuar dando a nós e a nossos filhos tanto carinho e alegria por muito mais tempo ainda.
 Imagine um pintor que perde a capacidade de distinguir as cores ou um músico atacado pela surdez. São situações-limite que, potencialmente, podem significar o fim da carreira e a infelicidade. Claro que existem extraordinárias exceções. A mais célebre delas é justamente o maior de todos os compositores, o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), que perdeu a audição e continuou compondo graças a seu “ouvido interno”, a capacidade de alguns músicos de trabalhar mentalmente com as notas a despeito dos sons que são captados por seu sistema auditivo. Tudo isso para dizer a vocês que vale a pena ler o AUTORRETRATO desta edição de VEJA, em que o famoso chef americano Grant Achatz conta como sobreviveu a um câncer na língua que o privou temporariamente do paladar.
 
 Se você está entre aqueles que sofreram com catetos e hipotenusas na escola, a resenha que Jerônimo Teixeira fez do livro O Instinto Matemáticovai ser sua melhor vingança – e quem sabe você também não descobre que sabe mais matemática do que imagina.
Fiquemos por aqui.
Quem preferir a versão original da newsletter com o índice completo pode clicar neste link
Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br
Um forte abraço e até a próxima semana,

Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

  
Destaques de VEJA.com
 Perguntas e respostasEutanásia - os motivos da polêmica
www.veja.com.br/perguntas
 Entrevista exclusivaTom Cruise fala sobre cinema e família
http://veja.abril.com.br/entrevistas/tom-cruise.shtml
 Novo BlogO jornalista Denis Russo escreve sobre sustentabilidade
www.veja.com.br/sustentavel
 Galeria de fotosOs 50 anos da boneca Barbie
www.veja.com.br/galerias
 CinemaTrailer: O Casamento de Rachel
www.veja.com.br/videos
 Em vídeoOperação para redução de estômago
www.veja.com.br/videos

 
Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item “Esqueci minha senha”. Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.
 criado por jornalnegritude     7:57:48 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Polícia Civil prende traficantes em Bom Jesus

Polícia Civil prende família de traficantes em Bom Jesus 
14/02/2009 13:46


Agentes da Delegacia de Polícia (DP) de Bom Jesus, cumprindo mandado de busca e apreensão, prenderam em flagrante nessa sexta-feira, por volta da 21 horas, cinco pessoas da mesma família. O casal e seus três filhos, de 27, 23 e 19 anos de idade, foram autuados pela prática do crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Eles estavam na Rua Dezesseis de Julho, bairro Fátima, em Bom Jesus. No local, os policiais encontraram 29 pedras de crack, pequena quantidade de maconha em forma de cinco tijolinhos e mais de R$ 1 mil em notas de 100, 50, 20, 10, cinco e dois.

De acordo com o delegado Flademir Paulino de Andrade, as prisões ocorridas são o desfecho de uma longa operação, pois os indiciados já vinham sendo investigados pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico desde 2007. O quarto filho do casal, tambem integrante do grupo, jestá preso desde novembro de 2007, também pela prática do crime de tráfico de entorpecentes.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Bom Jesus, com o apoio da Delegacia de Vacaria. A Brigada Militar também esteve presente na ação, com policiais militares de Bom Jesus e do Pelotão de Operações Especiais do 10° Batalhão da BM de Vacaria. Os indiciados foram ouvidos e encaminhados ao Presídio Regional de Vacaria.


Fonte: Ascom PC 
 criado por jornalnegritude     7:54:34 am — Arquivado em: Secretaria da Segurança Pública do RS — Editar

Carta Maior

……….repassem.
 
                                                                                                                                                         veja a edição de sábado dia 14 de fevereiro de 2009
 
Boletim Carta Maior - 13 de Fevereiro de 2009Ir para o site
 
 
 
“Exterminem todos os brutos”: Gaza 2009
O poder dos homens do Hamas permanece intacto, e a maior parte dos que sofreram em Gaza é de civis: um resultado positivo, segundo uma doutrina muito bem difundida, a do terrorismo de Estado. Israel calculou que seria vantajoso parecer que “estava ficando louco”, causando terror largamente desproporcional à população. O recado era claro: deixem de apoiar o Hamas. Enquanto isso, observamos calmamente um evento raro na história, que o velho sociólogo israelense, Baruch Kimmerling, chamou de “politicídio”, o assassinato de uma nação.
> LEIA MAIS Internacional | 13/02/2009
• Conservadores e direita radical avançam na eleição em Israel
 
A crise financeira sem mistérios: convergência dos dramas econômicos, sociais e ambientais
O caos sistêmico gerado e a clara perda de governança econômica, frente ao desespero de uma imensa massa de pessoas prejudicadas, estão gerando um novo clima político. Estão se abrindo possibilidades de se colocar na mesa propostas mais amplas no sentido de um desenvolvimento que tenha pé e cabeça. Mais precisamente, gera-se um espaço para que surjam alternativas de desenvolvimento, e para que - não parece um objetivo exorbitante - o nosso próprio dinheiro sirva para fins úteis. A análise é de Ladislau Dowbor.
> LEIA MAIS Economia | 11/02/2009
 
 
Colunistas
 
Gilson Caroni Filho
O verdadeiro palanque de Dilma Rousseff
Quando dirigentes do PSDB e do DEM anunciam que entrarão com consulta no TSE pedindo que sejam estabelecidos limites para a participação do presidente Lula em atos junto com a ministra Dilma Rousseff, o motivo não é, como alegam, indignação com campanha antecipada. - 13/02/2009
 
Boaventura de Sousa Santos
FSM em sentido amplo
O processo do Fórum Social Mundial é hoje muito complexo e as reuniões bienais são apenas um dos seus pilares. Foram, sem dúvida, as que até agora deram mais visibilidade ao Fórum, mas não são as mais importantes. - 11/02/2009
 
 
 
Blog
 
 
2 a 0: Zidane contra Matterazzi 
O pior do caso Battisti foram as declarações desqualificadoras de parlamentares, juízes, editoriais de jornais contra o Brasil. Inclusive aquele que dizia que nosso país não se caracterizava pelos bons magistrados, mas por bailarinas. - 11/02/2009
 
 
 
Caso deseje cancelar o recebimento, clique aqui.
—–Anexo incorporado—–
 criado por jornalnegritude     7:48:41 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Operação Sexta-Feira 13

Polícia Civil realiza em Cidreira a Operação Sexta-feira 1315/02/2009 08:38
Agentes da Delegacia de Polícia (DP) de Cidreira e do reforço da Operação Estrela no Verão, realizaram, na noite dessa sexta-feira (13), a Operação “Sexta-feira 13″. A ação se desenvolveu na avenida principal do balneário.
Foram realizadas revistas e identificações em aproximadamente 150 pessoas, entre adultos e adolescentes e vistoriados cinco estabelecimentos comerciais.Na via pública, outros quatro agentes infiltraram-se próximo a um local, sobre o qual houve denúncia de tráfico ilícito de entorpecentes. Um jovem foi autuado em flagrante pelos delitos de tráfico ilícito de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo. Com ele, foram apreendidas 11 buchas de plástico, de uma erva de cor esverdeada, semelhante à maconha, um revólver Rossi, calibre 22, seis cartuchos de calibre 22, dois aparelhos celulares e um veículo GM/Astra, de cor preta, que estava sendo utilizado para a prática do crime. O indiciado, depois de ouvido, foi conduzido à Penitenciária Modulada de Osório.Segundo o delegado de polícia Inácio de Loyola Garcia Souto, o saldo da operação foi positivo e a população apoiou a iniciativa. A ação teve a orientação do delegado Garcia Souto, sob a coordenação de dois delegados de polícia, Miguel Mendes Ribeiro Neto e Lisandra de Castro de Oliveira. Participaram dos trabalhos 21 agentes.
Fonte: Ascom PC  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim