terça-feira, 8 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

20/3/09

Mulheres receberam homenagem

Mulheres da Penitenciária Madre Pelletier recebem homenagem18/03/2009 18:35
Elas não moram com os pais. Não convivem com os filhos. Na grande maioria, foram abandonadas pelos parceiros. Viver entre as celas de um antigo lugar santo, a Penitenciária Feminina Madre Pelletier, não é nada purificador. Ao menos até esta quarta-feira (18), quando Laziara Dias (detenta) confessou estar com a alma mais leve.
Ao mesmo tempo, aos berros ou com timbre miado, as muitas mulheres que assistiam e interagiam com a palestra de Isabel Ibías, pronunciavam palavras como esperança, alegria, paz, renovação.
Esse dia, de lágrimas, risos, canto e confidências foi possível graças à parceria entre Maria Helena Gonçalves, coordenadora Estadual da Mulher, do Gabinete da Governadora, Dione Mello, chefe da Divisão de Educação da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Ana Maria Silvestrin, diretora do Núcleo de Educação da Penitenciária. Representantes dignas do mês da mulher.  Fortes. Sensíveis.
O evento, além de resgatar a auto-estima e aliviar corações doídos, teve outro objetivo. Novas alunas para a escola, equipada com salas de aulas reformadas, biblioteca, ensino básico, médio e avançado. Conforme a palestrante, Isabel Ibías:
- É preciso acreditar no ser humano. É preciso melhorar nosso mundo!
Fonte: Ascom Susepe
 criado por jornalnegritude     12:58:52 am — Arquivado em: Secretaria da Segurança Pública do RS — Editar

Noticias da Prefeitura de Porto Alegre

Imagem do Dia
Foto: Fredy Vieira / PMPA
Foto
Castelinho, onde uma jovem foi prisioneira do amante, está no roteiro da caminhada sobre lendas da Capital
Notícias
        A MANCHETE
        DESTAQUES
        EVENTOS
        SERVIÇOS
        TEMPO HOJE
        VEJA PAUTAS DO DIA
Notícias da prefeitura na imprensa
Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:
Todas as Notícias
        A MANCHETE

Fogaça antecipa desafios do futuro em encontro no Rio

O prefeito José Fogaça é um dos palestrantes do simpósio Estado – Sociedade – Política: 40 Anos de Desenvolvimento Político e Cooperação Internacional do Brasil, que reúne personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Ao lado do ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Geraldo Alckmin, Fogaça falará amanhã, às 9h, sobre as últimas quatro décadas da política no país e perspectivas e desafios para os próximos anos. O evento abre no final desta tarde e segue até amanhã no Hotel Sofitel, Rio de Janeiro. Leia mais…
        DESTAQUES

Prefeitura revitaliza o Loteamento Santa Terezinha

Com a intervenção da Brigada Militar no Loteamento Santa Terezinha (ex-Vila dos Papeleiros), que eliminou a ação do tráfico, a prefeitura pode operar livremente na comunidade. Desde terça-feira, o DMLU realizou capina, removeu lixo acumulado e pintou os meios-fios. O departamento passará agora a varrer diariamente o local. Já a Smam recuperou os brinquedos da praça e podou as árvores. Amanhã, às 10h, a prefeitura realiza um evento para marcar o fim dos trabalhos. O diretor do DMLU, Mário Moncks, e o secretário da Smam, Professor Garcia, vão acompanhar o plantio de 17 mudas de árvores nativas. Leia mais…

Corrida de Porto Alegre recebe inscrições até sábado

No dia 29, às 9h30, ocorre a largada da 6ª Corrida de Porto Alegre, que comemora os 237 anos da cidade. Serão dez quilômetros a partir da Usina do Gasômetro para a categoria adulta e três quilômetros para a infantil. Neste ano, a apuração dos resultados será por meio de chip eletrônico. As inscrições estão limitadas a mil atletas na categoria adulta e 300 na infantil e podem ser feitas até sábado, 21, nas lojas Paquetá Esportes, no Clube dos Corredores de Porto Alegre - Corpa (Rua Gonçalves Dias, 628, sala 20), ou pelos sites do Corpa e AtivoLeia mais…

Passeio de barco e trilha na programação da Semana de Porto Alegre

O roteiro inclui passeio de barco pelas águas do Guaíba e Laguna dos Patos, com parada para um mergulho na Laguna dos Patos, visita ao Farol de Itapuã, além de trilha ecológica.  Parte das comemorações do aniversário da cidade, o evento ocorre no final de semana, 21 e 22, na quinta-feira, 26, e no domingo, 29. No dia 26, o programa será exclusivo para idosos, com custo de R$ 65,00. Nos demais dias, os ingressos serão vendidos a R$ 80,00. Leia mais…

Município contrata 159 professores temporários

Os educadores vão garantir o ensino nas escolas municipais enquanto os concursados não podem ser efetivados. Até amanhã, a prefeitura finalizará a contratação emergencial dos profissionais. A admissão é por um prazo máximo de 120 dias. Em janeiro deste ano, o município realizou concurso para professores, mas a efetivação dos aprovados só ocorrerá em meados de 2009. Leia mais…
        EVENTOS

Domingo serão conhecidos o Rei e a Rainha do Parque Marinha

O concurso será nas areias do parque, onde vão ocorrer os jogos da etapa classificatória do Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia 2009. As competições começam às 10h e fazem parte do aniversário da Capital. Às 14h, será a etapa final com os seis melhores classificados do ranking individual do evento. No mesmo horário, serão escolhidos o Rei e a Rainha do Parque. Confira a programação.

Caminhada pelas lendas de Porto Alegre

Em uma caminhada por ruas e locais associados a lendas urbanas da cidade, os portoalegrenses vão conhecer histórias que fazem parte do imaginário popular. O passeio guiado será na quinta-feira, 26, data do aniversário da Capital. No roteiro, estão cenários de lendas como a do Açougueiro (na Rua Fernando Machado) e do Castelinho do Alto da Bronze (na Rua Vasco Alves), a das Torres, na Igreja das Dores, e a do Bará, no Mercado Público. A concentração será às 10h, na Secretaria de Turismo, na Travessa do Carmo, nº 84, Bairro Cidade Baixa. Leia mais…

Jantar das Nações celebra aniversário da Capital

Na segunda-feira, 23, o 11° Jantar das Nações vai comemorar os 237 anos de Porto Alegre. O evento é promovido pela Federaclubes, que reúne os clubes sociais da cidade e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. O jantar ocorre a partir das 20h30, na sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União, e a renda será destinada à Cruz Vermelha do Brasil/Filial Rio Grande do Sul. Leia mais…

Últimos dias de inscrições para cursos gratuitos de dança

São aulas de balé, dança contemporânea, jazz, sapateado e atelier coreográfico, além de palestras, debates e sessões de vídeo. O Grupo Experimental de Dança formou mais de 70 alunos desde 2007. Interessados devem enviar seus dados pessoais e breve currículo até segunda-feira, 23, para o e-mail centrodedanca@smc.prefpoa.com.br, ou remeter as informações para a Avenida Erico Veríssimo, 307. Os pré-selecionados devem participar de aula aberta na quarta-feira, 25. Leia mais…

Beth Carvalho na formatura do Quilombos amanhã

Na formatura dos alunos do Projeto Quilombos da Juventude, a cantora Beth Carvalho conversará com os jovens sobre a importância do samba na cultura brasileira. O projeto busca a inclusão social por meio da música, ensinando ofícios relacionados ao Carnaval, como modelagem, carpintaria, corte e costura, marcenaria, elaboração de tema enredo, dança coreografada, mestre-sala e porta-bandeira e percussão. O evento será amanhã, a partir das 20h, no Teatro Novo DC, no Shopping DC Navegantes. Leia mais…
        SERVIÇOS

Banho nas praias da Zona Sul exige cautela

Os banhistas devem ter atenção ao freqüentar as praias do Lami e Belém Novo neste fim de semana. No Lami, o posto em frente à Rua José Fernandes está impróprio para banho. Já em Belém Novo, somente a praia do Veludo está adequada. O Dmae realizou análise das águas em sete pontos junto à orla do Lago Guaíba, quatro no Lami e três em Belém Novo. Leia mais…
        TEMPO HOJE
        VEJA PAUTAS DO DIA
Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.
 criado por jornalnegritude     12:51:20 am — Arquivado em: Porto Alegre — Editar

Destaque Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim