segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

27/2/09

Leia mais Notícias no Blog do Jornal Negritude

Acesse nosso Blog
clique aqui
 criado por jornalnegritude     1:29:47 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

licitação do transporte coletivo

Justiça determina nova licitação para o transporte coletivo

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta a partir de uma representação do Ministério Público de Vacaria.
Até o mês de agosto o município de Vacaria terá que fazer uma licitação para definir a empresa que prestará o serviço de transporte coletivo urbano no município.
O fato deve-se à uma ação da Justiça que determinou a retirada de um artigo da lei, que mantém a concessão das empresas pelo prazo de dez anos, podendo ser prorrogado por mais dez.
A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta a partir de uma representação encaminhada pelo Ministério Público de Vacaria, através do Promotor, Luís Augusto Gonçalves Costa. Em entrevista à Rádio Fátima, ele destacou que nada impede que a TransFátima, empresa que já presta o serviço, possa participar da licitação, mas salientou que como as atividades do transporte público são prestados à comunidade é necessária a licitação para dar mais transparência no processo de escolha.
O Prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri já assinou um acordo com o Ministério Público. O documento estabelece um prazo de até seis meses para que seja realizado o processo. Segundo ele, durante planejamento da licitação a comunidade de Vacaria será consultada, visando uma adaptação dos serviços que deverão ser prestados. O debate também ficará em torno do valor da tarifa, dias, horários e linhas de transporte.

Rádio Fátima (Jornalismo)26/02/2009, 07h56
 criado por jornalnegritude     12:38:35 am — Arquivado em: Vacaria RS — Editar

26/2/09

Noticias da Prefeitura de Porto Alegre

Imagem do Dia
Foto: Ricardo Giusti / PMPA
Foto
Leão africano, símbolo da Imperadores do Samba, marcou o desfile da campeã do Carnaval
Notícias
A MANCHETE
CARNAVAL 2009
DESTAQUES
EVENTOS
PREVISÃO DO TEMPO
TEMPO HOJE
VEJA PAUTAS DO DIA
Notícias da prefeitura na imprensa
Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:
A MANCHETE

Recursos para projetos ambientais chegam a R$ 400 mil

A prefeitura vai distribuir até R$ 400 mil para propostas que busquem estimular a defesa, conservação e preservação do meio ambiente. Na terça-feira, 3 de março, começa a entrega de documentos para o edital do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente (Pró-Ambiente). As inscrições devem ser feitas até 30 de março no Protocolo Central, na Rua Sete de Setembro, 1123. Leia mais…
CARNAVAL 2009

Reduz em quase 60% vítimas de violência atendidas no HPS

Foram 2,3 mil atendimentos da madrugada de sábado, 21, até o início desta tarde. O número de casos de violência caiu quase 60% em relação ao Carnaval do ano passado, diminuindo de 275 para 113. Do total dessas ocorrências, 86 foram em decorrência de agressões, dois incidentes com arma de fogo e dez com arma branca. Leia mais…

Folia continua sábado na Ilha da Pintada

A Ilha da Pintada vai reviver os antigos carnavais de bairro no sábado, 28. Com entrada franca, a festa popular ocorre na Avenida Presidente Vargas, das 16h à 00h. A folia nos bairros segue até 15 de março em outros cinco locais. Confira a programação Leia mais…

Título de campeã é da Imperadores do Samba

A homenagem aos 50 anos da escola e ao centenário do Sport Club Internacional rendeu à Imperadores 239,4 pontos e o disputado primeiro lugar no Carnaval 2009. Em segundo ficou a Império da Zona Norte, seguida da Estado Maior da Restinga. Desceram para o Grupo de Acesso a Acadêmicos da Orgia e a Unidos do Capão, e a campeã do Grupo de Acesso foi a Império do Sol. No sábado, 28, será a vez de conferir o Desfile das Campeãs. Veja a classificação final. Leia mais…
DESTAQUES

Começam as inscrições do Salão de Desenho

Estão à disposição dos interessados o regulamento e o cronograma do 17º Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que ocorrerá de 19 de março a 26 abril. O material está sendo distribuído pelo Setor de Mostras e Exposições da Usina do Gasômetro. Organizado pela Secretaria da Cultura, o evento incentiva a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações às categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial em jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz, entre outros. As inscrições podem ser feitas de hoje a 6 de março, no mesmo local ou por carta (confira o endereço). Leia mais…

Ações de educação para o trânsito na volta às aulas

Esquetes teatrais, palestras e distribuição de materiais educativos estão entre as atividades que a EPTC irá promover nas escolas. Serão abordados temas relativos ao trânsito, como transporte seguro, respeito à faixa de segurança e atenção na travessia de pedestres. Hoje, a partir das 18h,  será a vez dos alunos do Colégio Santa Inês, na Protásio Alves, assistirem à palestra sobre transporte adequado de crianças. Leia mais…

Iluminação entre Freeway e Cachoeirinha será recuperada

A Smov deverá concluir na primeira semana de março a reposição de 11 pontos de luz furtados na avenida Assis Brasil, em trecho da Freeway e na ponte de acesso a Cachoeirinha. Foi concluída a instalação de uma subestação transformadora de 45 KVA e cinco postes de 20 metros, cada um com duas luminárias de padrão eficiente. Também serão colocados seis novos pontos de iluminação na Assis Brasil, antes do acesso à Freeway.

Transporte escolar deve estar credenciado

São 621 veículos registrados na Capital, todos na cor bege, com prefixo de três dígitos nas portas e na parte traseira e faixa amarela na lateral do carro. Cada veículo deve identificar ainda a escola para a qual presta atendimento. “Temos atenção especial em relação aos itens de segurança, como cinto, pneus e sinalização”, explica o coordenador da equipe de Inspeção Veicular da EPTC, Ivo Hoerlle. Leia mais…

Linha Turismo fará entrega de material escolar

São 212 itens, entre cadernos, canetas e borrachas, arrecadados na campanha “Volta às Aulas Linha Turismo”, realizada de 24 de janeiro a 24 de fevereiro. O material será repassado à Secretaria de Educação, que fará a distribuição a alunos de baixa renda. O ato de entrega será amanhã, às 15h, na sede da Secretaria de Turismo (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa), que promoveu a campanha. Leia mais…
EVENTOS

Seleção para professores temporários termina segunda

Serão 159 vagas para várias áreas da educação. A admissão é por tempo determinado, observado o prazo máximo de 120 dias. As inscrições podem ser efetuadas até segunda-feira, 2 de março. Interessados devem acessar o sitewww.portoalegre.rs.gov.br, no link Processo Seletivo 01/2009, preencher o formulário de inscrição, transmitir os dados e imprimir o boleto bancário para pagamento. Leia mais…
PREVISÃO DO TEMPO
TEMPO HOJE
VEJA PAUTAS DO DIA
Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.
 criado por jornalnegritude     8:09:10 am — Arquivado em: Porto Alegre — Editar

Agradecimento ao Presidente do Clube Guarani

Queremos agradecer ao Presidente do Clube Guarani o sr. Fernando Badalotti que liberou o acesso para o Jornal Negritude para cobrir a ultima noite do Carnaval do clube Guarani. Muito obrigado, os leitores (as) agradecem podemos presenciar uma festa muito boa, tudo na maior paz e organização. Contem conosco.
Paulo Furtado
Editor
http://jornalnegritude.blogspot.com
http://paulofurtado.blog.terra.com.br


 criado por jornalnegritude     8:06:12 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Novos livros na Biblioteca de Vacaria

Bom dia,
Favor divulgar nota:
A Secretaria Municipal de Educação recebeu a coleção da Barsa Universal, com uma coleção sobre o meio-ambiente e 10 volumes sobre cultura africana. Este material será entregue à Biblioteca Pública Municipal, onde estará à disposição.
Att.,
Jonatas Campos
Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Vacaria
(54) 3231 6402 | 9626 7474
 criado por jornalnegritude     7:54:45 am — Arquivado em: Vacaria RS — Editar

Clube Guarani fez Desfile Protesto em Vacaria RS

Foto: Marcos Gargioni
Na terça-feira de Carnaval no dia 24/02/2009  o Clube Guarani com a sua bateria e Rainhas fez um desfile protesto na Rua Ramiro Barcelos na cidade de Vacaria/RS. O desfile do Clube Guarani demonstrou que a nossa cidade tem outra concepção de samba. Aliás a ótima bateria bem ensaiada, com batidas com paradinhas, demonstrou um bom caminho que a entidade está tomando ou dividindo com o União da Glória o reduto do samba. O caminho do Clube Guarani que observamos desde que voltamos de Porto Alegre pa
 criado por jornalnegritude     7:05:14 am — Arquivado em: Editorial de Opinião — Editar

Desfile do Bambas da Orgia

  • 153409

    Domingo, 22 de fevereiro de 2009

    Bambas empolgou, mas teve problemas

    Mestre Gravador e seus ritmistas

    Homenageando Clara Nunes, Bambas da Orgia entrou com garra na avenida do Porto Seco. Além de ser a escola mais antiga de Porto Alegre, é a que conquistou mais campeonatos. Pela empolgação, mostrou que estava pronta para mais uma disputa.
    A comissão de frente chamou a atenção pela bela coreografia e pelo capricho nas fantasias. Mestre Gravador também deu show no comando de seus ritmistas, que durante o percurso executaram diversas coreografias.
    Mas a torcida fiel da azul e branco teve algumas decepções. A águia (em homenagem à Portela) da quarta alegoria que representava o Templo do Samba perdeu a cabeça e isso comprometerá a classificação da escola no resultado final. Além disso, os últimos integrantes tiveram que correr no fim para terminar o desfile dentro do tempo.

    Postado por Alice Shreiner e Thais Silveira às 01h50 Comentários (4) | Envie para um amigo | Link
  • 153408

    Domingo, 22 de fevereiro de 2009

    Templo do Samba tem problema no percurso

    Foto: Thais Silveira
    Thais Silveira

    Alegoria que homenageia a Portela, o quarto carro dos Bambas trouxe uma águia sem a cabeça. Pode comprometer na briga pelo título.

    Postado por Alice Schreiner e Thais Silveira às 01h15 Comentários (4) | Envie para um amigo | Link
  • 153405

    Domingo, 22 de fevereiro de 2009

  •  criado por jornalnegritude     2:38:53 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

    Comissão dos Bambas é Destaque

    Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

    Imperatriz ganha o Troféu Personagens da Folia

    Comissão de frente dos Bambas é um dos destaquesFoto: Marcelo Oliveira, DG
    Marcelo Oliveira, DG

    Apresentando um enredo sobre o Ceará na segunda noite de desfile do grupo especial de Porto Alegre, a Imperatriz Dona Leopoldina foi a grande campeã do Troféu Personagens da Folia, oferecido pela RBS e TVCOM.
    Os Imperadores do Samba, com sua homenagem ao cinquentenário da escola e ao centenário do Inter, conquistou o voto popular, com nota 9,8.
    A premiação será entregue na próxima segunda-feira, dia 2 de março. Confira todos os vencedores:
    Escola de samba: Imperatriz Dona LeopoldinaEscola de samba pelo voto popular: Imperadores do Samba
    Samba-enredo: Imperatriz Dona LeopoldinaBateria: Bambas da Orgia
    Mestre-sala e porta-bandeira: Alexandre e Isabel, do Império da Zona Norte /Marcelinho e Michelle, dos Bambas da Orgia
    Porta-estandarte: Jacqueline Rocha, da Imperatriz Dona LeopoldinaComissão de frente: Bambas da Orgia / Império da Zona NorteIntérprete: Alexandre Belo, da Imperatriz Dona Leopoldina
    Casal de passistas: Vivi e Kako, dos Imperadores do Samba

    Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

    Imperatriz ganha o Troféu Personagens da Folia

    Comissão de frente dos Bambas é um dos destaquesFoto: Marcelo Oliveira, DG
    Marcelo Oliveira, DG

    Apresentando um enredo sobre o Ceará na segunda noite de desfile do grupo especial de Porto Alegre, a Imperatriz Dona Leopoldina foi a grande campeã do Troféu Personagens da Folia, oferecido pela RBS e TVCOM.
    Os Imperadores do Samba, com sua homenagem ao cinquentenário da escola e ao centenário do Inter, conquistou o voto popular, com nota 9,8.
    A premiação será entregue na próxima segunda-feira, dia 2 de março. Confira todos os vencedores:
    Escola de samba: Imperatriz Dona LeopoldinaEscola de samba pelo voto popular: Imperadores do Samba
    Samba-enredo: Imperatriz Dona LeopoldinaBateria: Bambas da Orgia
    Mestre-sala e porta-bandeira: Alexandre e Isabel, do Império da Zona Norte /Marcelinho e Michelle, dos Bambas da Orgia
    Porta-estandarte: Jacqueline Rocha, da Imperatriz Dona LeopoldinaComissão de frente: Bambas da Orgia / Império da Zona NorteIntérprete: Alexandre Belo, da Imperatriz Dona Leopoldina
    Casal de passistas: Vivi e Kako, dos Imperadores do Samba

    Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

    Imperatriz ganha o Troféu Personagens da Folia

    Comissão de frente dos Bambas é um dos destaquesFoto: Marcelo Oliveira, DG
    Marcelo Oliveira, DG

    Apresentando um enredo sobre o Ceará na segunda noite de desfile do grupo especial de Porto Alegre, a Imperatriz Dona Leopoldina foi a grande campeã do Troféu Personagens da Folia, oferecido pela RBS e TVCOM.
    Os Imperadores do Samba, com sua homenagem ao cinquentenário da escola e ao centenário do Inter, conquistou o voto popular, com nota 9,8.
    A premiação será entregue na próxima segunda-feira, dia 2 de março. Confira todos os vencedores:
    Escola de samba: Imperatriz Dona LeopoldinaEscola de samba pelo voto popular: Imperadores do Samba
    Samba-enredo: Imperatriz Dona LeopoldinaBateria: Bambas da Orgia
    Mestre-sala e porta-bandeira: Alexandre e Isabel, do Império da Zona Norte /Marcelinho e Michelle, dos Bambas da Orgia
    Porta-estandarte: Jacqueline Rocha, da Imperatriz Dona LeopoldinaComissão de frente: Bambas da Orgia / Império da Zona NorteIntérprete: Alexandre Belo, da Imperatriz Dona Leopoldina
    Casal de passistas: Vivi e Kako, dos Imperadores do Samba
     criado por jornalnegritude     2:33:53 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

    Salgueiro é Campeão no RJ

    Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

    Salgueiro é campeão

    Dezesseis anos depois de arrebatar a Sapucaí com o refrão Explode coração!, no enredo Peguei um Ita no Norte, o Salgueiro é campeão outra vez, agora com o tambor como tema. Bem antes da última nota já se ouviam os atabaques da comemoração, merecida. A bateria foi o centro de tudo. O enredo de Renato Lage homenageou Mestre Louro e a furiosa, falou do uso do tambor como instrumento de contato dos homens com os deuses e a levada que Mestre Marcão alcançou esquentou a todos. O intérprete Quinho repetiu o que fizera em 93, fez explodir tudo nas arquibancadas da Apoteose, mesmo lugar onde acompanhou a apuração que lhe deu mais um título. O desfile de segunda-feira tinha sido quase perfeito. Perdeu um décimo em evolução nos primeiros passos, por conta de uma alegoria emperrada. No quesito que serviria para desempatar, se fosse o caso, Ronaldinho e Gleice Simpatia dispararam em relação a Selminha Sorriso e Claudinho da Beija-Flor e Julinho e Ruth, de Vila Isabel, os casais de mestre-sala e porta-bandeira. A Vila já estava fora do páreo, a Portela fechava em um terceiro lugar festejado em Madureira como se fosse um campeonato.
    A mesma festa que a Mangueira anuncia para sábado, dia de sua tradicional feijoada, agradecendo o sexto lugar. Depois, todas voltam ao sambódromo, para um desfile que se completa com a Grande Rio. O resultado não surpreendeu, salvo a colocação da verde e rosa à frente da Imperatriz. A Vila Isabel bem que poderia ter ficado em terceiro lugar, mas seu samba e os deslizes na bateria liquidaram o sonho do carnavalesco Paulo Barros, que ainda não conseguiu ser campeão.
    Minha avaliação, ontem, apostava na Vila, Beija-Flor e Salgueiro. O pódio ficaria muito bem com essas três, em qualquer ordem. Meu coração portelense agradece a entrada da águia no trio de ouro do Carnaval, mas ainda preferia ver a Vila em melhor posição. Na outra ponta, o Império Serrano descendo outra vez para o Acesso. Uma injustiça. Mocidade e Porto da Pedra foram bem piores.
    Renato, sem patrocínio
    O que Renato Lage mais festejou ao ser campeão com o Salgueiro foi a vitória de sua tese de que enredos patrocinados atrapalham o carnavalesco. Para ele, patrocínio só serve se houver estreita e profunda ligação com o tema desenvolvido pela escola. Se uma fábrica de tambores tivesse patrocinado o Salgueiro, quem sabe desse um bom caldo, mas não foi assim. A presidente Renata Duran buscou recursos em parcerias nos eventos na quadra e nos ensaios técnicos, mas não comprometeu o enredo. A alegria de Renato foi pela metade. Sua mulher, Márcia, foi a carnavalesca do Império Serrano, derrubada para o Acesso.
    Paulinho de Jacarepaguá
    Na terça-feira, no desfile do Grupo B, para uma Sapucaí com pouco mais de 10 mil pessoas, o que é apenas razoável para o tamanho do sambódromo, destaque para uma das figuras mais importantes da música brasileira, Paulinho da Viola. A modesta União de Jacarepaguá homenageou o compositor portelense, que veio no último carro, entre baluartes da escola e integrantes da Velha Guarda da Portela. Ao descer da alegoria, terminado o desfile, lembrou que Jacarepaguá foi sua primeira escola de samba. Desfilou com ela aos 14 anos de idade.
    Deu Ilha, finalmente
    A União da Ilha do Governador, oito anos depois, está de volta, com sua alegria, irreverência e simpatia, como diz em um de seus velhos sambas. De azul, vermelho e branco vai desfilar entre as grandes no próximo Carnaval, abrindo a programação de domingo, dia 14 de fevereiro de 2010. O que ainda não está decidido é se a Liga vai aceitar a proposta da prefeitura, que não quer rebaixar ninguém, o que salvaria o Império.
    Sucesso da Saldanha
    A Banda da Saldanha fez bonito em Copacabana. Músicos, ritmistas, cantores e assadores fecharam 10 em todos os quesitos. Assadores? Isso mesmo. O churrasco faz parte de todos os enredos da banda, que, ao lado do Beira-Rio, é o reduto mais quente do samba em Porto Alegre. Bandas cariocas engrossaram o desfile da Saldanha na Avenida Atlântica e, além de Alexandre Belo e Carlos Medina, Paulinho Mocidade e Preto Joia subiram no carro de som para cantar velhos sambas e marchinhas. Boa presença gaúcha no Carnaval de participação popular, marca deste ano, de mais de 400 blocos e bandas nas ruas.
    Viviane, duas vezes campeã
    Madrinha da bateria do Salgueiro, Viviane Araujo (foto abaixo) é duplamente campeã. No mesmo dia em que a escola venceu no Grupo Especial do Rio, Viviane foi escolhida com 23,84% dos votos a musa do Carnaval na eleição promovida em zerohora.com.
    Veterana na avenida, Viviane não se limitou a desfilar sua beleza no Sambódromo. No espírito do enredo “Tambor”, que homenageou a bateria do Salgueiro, ela tocou tamborim com desenvoltura durante boa parte da apresentação.
    A musa é pioneira de uma tendência que se expandiu em 2009: a dos corpos cada vez mais sarados na avenida. Também se encaixa nesse grupo Gracyanne Barbosa, que ficou em 7º lugar na votação.
    Em segundo lugar, após uma disputa voto a voto, veio a madrinha da bateria da Grande Rio, Paola Oliveira.
    Confira o resultado final
    Total de votos: 818
    1º lugar: Viviane Araujo (23,84%)
    2º lugar: Paola Oliveira (22,86%)
    3º lugar: Luiza Brunet (14,67%)
    4º lugar: Luma de Oliveira (9,05%)
    5º lugar: Sabrina Sato (8,8%)
    6º lugar: Natália Guimarães (7,09%)
    7º lugar: Gracyanne Barbosa (6,11%)
    8° lugar: Quitéria Chagas (3,3%)
    9º lugar: Adriane Galisteu (2,57%)
    10º lugar: Valesca Popozuda (1,71%)
    Postado por DIÁRIO DO RIO, Cláudio Brito às 07h30 Comentários (0) | Envie para um amigo | Link
     criado por jornalnegritude     2:27:21 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

    União da Glória salva o Desfile de Rua de Vacaria RS


    Estivemos cobrindo o fraco desfile de Rua de carnaval em Vacaria. O Clube Recreativo e Cultural União da Glória salvaram o desfile se apresentou bem. O público como sempre lotou a Rua Ramiro Barcelos no centro da cidade de Vacaria /RS para acompanhar o desfile. A concepção de carnaval e desfile tem que mudar em Vacaria, exatamente os valores de verbas para o carnaval, o qual não sabemos os valores que são destinados a entidades que fazem carnaval em nossa cidade, mas a pouca participação de clubes sociais e a falta de incentivo para organização de blocos carnavalescos até de moradores de bairros de nossa cidade. As elites e os clubes sociais de elite vão para a praia e a classe operária que fica aqui em Vacaria, muitas vezes a margem das festas e dos bailes de carnaval de clubes. O desfile de rua poderia ser mais qualificado e atrativo trazendo escolas de samba de outras cidades e bloco afros. Ter uma política para fazer do carnaval um foco de turismo e cultura em Vacaria/RS para os turistas que passam pro aqui para participar do evento, os argentinos, uruguaios e outros que se hospedam por aqui. Infelizmente o carnaval de Vacaria se resume os bailes em clubes sociais. No passado tivemos grandes desfiles de rua com vários blocos e muitas mulheres bonitas. Tem que ser salvo o carnaval em Vacaria e torná-lo mais atrativo e cultural.
    Paulo Furtado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sim