terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tucanafro


tucanafro.jpgEmbora não seja filiado a partido político a convite do Marcelo Henrique, participei na comemoração dos 10 anos do Tucanafro que aconteceu no diretório Estadual do PSDB do Estado de São Paulo.

Presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e das principais lideranças negras do partido.

Seminário temático o Negro na Sociedade Brasileira e o pioneirismo nas políticas de ação afirmativa no país.

Participação que vem incentivar o trabalho da Produção de Cultura Negra e mostrar que atua esta dentro dos mesmos objetivos.

Os Tucanafro reconhecem que as desigualdades na sociedade brasileira têm graves consequências no âmbito da Política e acesso a bens e direitos.

Consideram que o Estatuto da Igualdade racial (Lei 12.288/10) expressa legitimas demandas da população Negra, se constitui num importante instrumento para que as desigualdades raciais sejam reconhecidas e abordadas em diferentes esferas do Governo.

Neste sentido, se firmam em três atos, passado, presente e futuro.

Estas informações captadas no evento é para que se entendam como vem atuando a produção de cultura Negra que se firma no seguinte:

Lembrar os crimes do passado e contar a verdade sobre a história são elementos essenciais para a reconciliação e a criação de sociedades baseadas na justiça, igualdade e solidariedade.
Decisão da III conferência Mundial Contra o Racismo discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância correlatas. (2001)

O passado indispensável, denunciamos os Advogados Negros e Negras que apenas se interessando na questão pessoal estão procedendo contrário a lei no sentido da pratica do esbulho do direito público e privado da Comunidade Negra da Região de Metrópole Santista, porque o processo de igualdade que tem como impossível atingir as metas se não denunciar.

Em relação ao presente Representação Política e Enfrentamento do Racismo Institucional é base de orientação do Estado Brasileiro no processo de Promoção da igualdade Racial acrescentando o seguinte.

Se não soubermos analisar o momento pelo qual o Brasil passa, não seremos capazes de implantar uma promoção da igualdade racial que corresponda à necessidade do nosso tempo de agora.

O Brasil vive um momento de oportunidades e a necessidade da população negra se apropriar delas.

Isso acontece porque foi construído um momento tornando isso possível, sem o negro sentir vergonha do que é, de sua história, do lugar que ocupa.

O processo de desenvolvimento deve incluir a população negra. Se não entramos agora, não entraremos mais.

Por isso jamais podemos deixar de lado a atenção que nos proporcionou o Prefeito Luís Cláudio Bili como o primeiro prefeito do Brasil a receber a Representação da Comunidade Negra.

Em relação ao futuro continuaremos atento a preservação do Museu do Escravo para a População Negra porque estamos na rua, necessitamos de espaço próprio indispensável para estabelecer em São Vicente de forma inédita a Convivência Comunitária conforme Carta de Constituição de Estratégias em Defesa da Proteção Integral dos direitos da Criança e do Adolescente, lançada pelo Conselho Nacional do Ministério Público e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura UNESCO, colaborando com a Integração e Controle Social da Comunidade Negra e Comunidade do Samba através da Produção de Cultura Negra, somando experiência da Universidade Estadual da Paraíba UEP, Universidade Monte Serrat Unimont eUniversidade Federal de Estado de São Paulo UNFESP.

Agradecemos pela oportunidade da participação que fortalece o trabalho Produção de Cultura Negra da Metrópole Santista.

Clique e conheça mais relacionado com a Produção de Cultura Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim