terça-feira, 10 de setembro de 2013

Esclarecimento

Esclarecimentos sobre a reportagem do Jornal Nacional

Na sua edição de hoje, o Jornal Nacional traz reportagem com denúncias contra a deputada estadual Janira Rocha, do PSOL-RJ. Ela teria contratado ilegalmente pessoas para a realização de "boca de urna" em favor de sua candidatura nas eleições de 2010. Na reportagem, fala-se de um caderno escrito a mão, supostamente pela deputada, no qual é mencionado que os materiais de campanha distribuídos na "boca de urna" incluiriam nossos nomes (de Chico Alencar e meu).
Infelizmente, a edição da matéria pode levar a audiência a acreditar que nós tivemos algum tipo de envolvimento com essa prática - o que é falso! Nossas campanhas foram tão honestas e transparentes como são atualmente nossos mandatos, reconhecidos pelos jornalistas que trabalham no Congresso e observam nossa atuação todos os dias. Por outro lado, qualquer eleitor do Rio de Janeiro sabe que as nossas campanhas foram muito pobres, sem recursos financeiros. Isso era evidente. Tivemos pouquíssima propaganda na rua e na televisão e não contamos com a estrutura econômica dos nossos adversários.
Não sabemos — e nem teríamos como saber! — se a deputada Janira contratou pessoas para fazer "boca de urna" nem se fez isso usando nossos nomes. Esperamos que não tenha acontecido! Contudo, temos a absoluta tranquilidade para afirmar que, caso tenha ocorrido a "boca de urna", não foi com a nossa aprovação nem conhecimento. Não adotamos essa prática, que nunca foi nossa nem nunca será!
Por último, lembramos que é procedimento comum (e absolutamente legal e legítimo) que os/as candidatos/as a uma cargo (por exemplo, a deputado/a estadual) distribuam materiais de campanha incluindo os nomes de candidatos a outra cargo (por exemplo, a deputado/a federal) do mesmo partido ou coalizão, bem como comícios e reuniões com eleitores. Mas cada candidato é responsável pela sua campanha e pela origem dos recursos com que fez seu material. Nós não participamos da organização da campanha da deputada Janira Rocha e não somos responsáveis por ela.
Se algum delito tiver sido cometido, ele deverá ser investigado e punido de acordo com a lei vigente.
Chico Alencar e Jean Wyllys,
deputados federais pelo PSOL-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim