segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Outras Palavras


Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 294 - 4/8/2013
Imagem inline 1

A SOCIEDADE DO CONTROLE E NOSSOS DESAFIOS A ELA

O mundo orwelliano da NSA
Onde internet e telefonia globais são interceptadas? Como Obama manteve espionagem ilegal de Bush? Por que esquema faz lembrar “1984″, de George Orwell? Por James Bamford (Outras Palavras)

O garoto que desafiou o Império – e está vencendo...
Asilo conquistado por Edward Snowden na Rússia revela: embora militarmente incontestes, EUA têm cada vez menos poder e prestígio internacionais. Por Cauê Ameni (Outras Palavras)

Para driblar a vigilância na internet
Fundador do Pirate Bay revela que desenvolve sistema de emails criptografado e aponta riscos políticos e culturais da espionagem em massa. Por Patrick McGuire, na Vice (Outras Mídias)
____________________________________________________________

OUTROS DESTAQUES

Um escândalo de R$ 425 milhões e uma dúvidaQue dizem Siemens e Alston sobre fraudes no Metrô-SP e dinheiro transferido a políticos do PSDB? Até onde irão as investigações? Por Bob Fernandes, em seu blog (Outras Mídias)

Eu, presidente da Bolívia, sequestrado na Europa
Evo Morales narra, no Le Monde Diplomatique, ação que ameaçou sua vida e dispara: governos do Velho Continente traíram valores democráticos que inspiraram gerações (Outras Palavras)
____________________________________________________________
ORIENTE MÉDIO, TRANSFORMAÇÕES E CONFLITOS
Egito, quando a “Revolução” é farsaVale ler Marx, para compreender ditadura que apela às massas e ao nacionalismo, enquanto reprime brutalmente e reata laços com Washington. Por Kaveh L Afrasiabi (Outras Palavras)

Irã “domesticado”? Aposta errada do Ocidente
Novo presidente pode rever radicalismo retórico de Ahmadinejad mantendo defesa dos interesses de seu país e solidariedade com palestinos. Por Vinícius Gomes (Blog)
Palestinos, cobaias de Israel
Filme sugere algo aterrador: governo de Telaviv converte territórios ocupados em laboratório para testar seus armamentos de exportação. Por Eilat Maoz, no Vermelho (Outras Mídias)
____________________________________________________________
CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO
Qual o papel da escola, na era do Conhecimento Livre?Compreensão mais ampla do cérebro, barateamento da tecnologia e internet gratuita deverão tornar acessível a todos o conhecimento produzido pela humanidade. Por Patrícia Gomesno Porvir (Outras Mídias)

Psicodelia na caverna
Teriam os primeiros artistas plásticos do planeta pintado sob efeito de plantas psicoativas? Um estudo recente, de cientistas japoneses, diz que sim. Por Adam Clark Esteves, no Gizmodo (Outras Mídias)

O que Berlusconi e a Globo têm de (in)comum
Além do império midiático, ambos arquitetaram trapaças em paraíso fiscal, Berlusconi foi condenado, o caso da Globo segue engavetado. Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo (Outras Mídias)
____________________________________________________________
SOCIEDADES, AVANÇOS E PRECONCEITOS
Inglaterra: governo amplia “caça” aos imigrantes
Suspeitos são detidos e têm fotos divulgadas, para provocar temor. Parte da população começa a reagir, nas redes sociais (Blog)

Dilma sanciona lei anti-estupro. Feliciano insinua que ataques são simulados
Declarações misóginas do deputado não serão suficientes para impedi-lo de presidir Comissão de Direitos Humanos da Câmara? (Blog)
____________________________________________________________

LITERATURA E CINEMA
O Pai da Verdade"Mentira é a gentileza e a promessa de vida após a morte. Verdade é a vida antes da morte e o condomínio atrasado. A verdade é metástase". Por Marcelo Mirisola, na coluna literária Ler Primeiro (Outras Palavras)

Três filmes políticos para o fim de semana
Dossiê Jango é eficiente, porém previsível. Hanna Arendt articula, em grande estilo, filosofia e amor. Bela que Dormedebate política, moralismo e Vaticano. Por José Gerado Couto (Outras Palavras)
--
Boletim de atualização dos sites Outras Palavras Biblioteca Diplô. A reprodução é benvinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui
Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim