sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Economia pós-petróleo


Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 295 - 6/8/2013
Imagem inline 1
A possível economia pós-petróleo
Novo estudo sugere: já temos condições tecnológicas para assegurar vida digna a todos os habitantes planeta, sem depender dos combustíveis fósseis. 
Por Danny Chivers (Outras Palavras)

Pensar uma política que supere o fordismo
Jovem pensador político italiano sustenta: declínio da representação política reflete mudanças sociológicas profundas. Estado e partidos perderão seu monopólio. Mas que virá depois? Por Christophe Ventura (Outras Palavras)

A luta silenciosa dos Awá – e como apoiá-la
Governo anuncia, enfim, operação para proteger território de índios nômades, quase desconhecidos e ameaçados por madeireiros. Para que iniciativa saia do papel, sociedade precisa pressionar. Por Taís González, com imagens de Sebastião Salgado (Blog)
Como a falsa “austeridade” europeia está contaminando o mundo
Dois estudos indispensáveis revelam: políticas de corte de direitos sociais e serviços públicos já atingem maior parte do planeta, interessam a um pequeno grupo e ameaçam democracia. Por Antonio Martins (Blog)
____________________________________________________________

OUTRAS CIDADES POSSÍVEIS

Nas quebradas, derrubar muros não é vandalismo – é resistência
O dia em que os moradores do Moinho, em S.Paulo, liquidaram a cerca que os isolava do resto da cidade. Por Leonardo Sakamoto, em seu blog (Outras Mídias)
Alternativa: limpe a cidade e viaje de graça
Em Pequim, metrô já pode ser pago com garrafas pet, solução que amplia, ao mesmo tempo, mobilidade urbana e reciclagem de lixo. Em CicloVivo (Outras Mídias)

Costa Rica livra-se de seus zoológicos
Bichos voltarão para natureza ou abrigos. Ministro do Ambiente declara: consciência evolui; manter animais em jaulas é ideia antiga, que já não combina com país. NoElephant Voices Brasil (Outras Mídias)
____________________________________________________________

E MAIS:

Assim se cala a democracia
Nos EUA, petroleiras já obtêm, por dinheiro ou junto aos parlamentares, leis e acordos que impõem censura sobre contaminação ambiental (Blog)

Mali: triste saldo da intervenção francesa
Al Qaeda retirou-se, mas ninguém garante que esteja vencida. Partidos que pediram ação externa não mostram interesse em respeitar autonomia dos tuaregs (Blog)

--
Boletim de atualização dos sites Outras Palavras Biblioteca Diplô. A reprodução é benvinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui
Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim