Caso não visualize a mensagem, acesse este link.
header Site Jean Wyllys
 

De passo em passo seremos, de fato, “todos iguais sem distinção de qualquer natureza”

 

Apesar do cansaço de duas noites mal (não) dormidas, por conta da extensa e turbulenta votação da “MP dos Portos”, ainda tenho forças para celebrar o dia de hoje: um dia histórico em que o Brasil se torna, oficialmente, a partir da publicação no Diário de Justiça, o 15º país a regulamentar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Hoje celebramos o fim da insegurança jurídica que ainda acompanhava os casais de lésbicas, gays, travestis e transexuais, mesmo depois do reconhecimento de nossas famílias pelo Supremo Tribunal Federal.

Fico muito feliz de ter contribuído com essa vitória, pois a campanha pelo casamento civil igualitário que meu mandato toca desde que fui eleito, em 2011, assim como as reuniões que fiz com vários juízes, as palestras Brasil afora, e os muitos textos que escrevi a respeito do tema, de alguma maneira sensibilizou a sociedade. Minha felicidade será completa quando esse reconhecimento for transformado lei.

Na prática, o casamento civil igualitário, a partir de hoje, é uma realidade no Brasil. Agora o Congresso precisa votar um projeto de lei que altera do código civil e uma proposta de emenda que altera o artigo 226º da Constituição Federal do Brasil, onde os direitos ao casamento e à união estável estão reconhecidos. Estas duas proposições legislativas, de autoria minha e da deputada Érika Kokay (PT-DF), darão essa força de lei que precisamos para materializar essa igualdade proclamada na Constituição. Casas legislativas ao redor do mundo se movimentam nesse sentido, o Brasil precisa acompanhar o ritmo da história. Quero poder dizer, com todas as letras, que sim, os cidadãos e cidadãs são, de fato, “iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.


=============================================================

X Seminário LGBT do Congresso Nacional discute liberdades e garantias constitucionais com religiosos, parlamentares, gestores públicos, acadêmicos e especialistas


Realizado nesta terça feira (14) a 10ª Edição do Seminário LGBT do Congresso Nacional, evento já tradicional na agenda desta casa legislativa, reuniu acadêmicos, especialistas, políticos, gestores públicos, representantes de diversas denominações religiosas, ateístas e humanistas para debater e dialogar sobre o tema “Religião e Diversidades: A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”, e sobre os possíveis conflitos entre estas liberdades e a liberdade de orientação sexual e identidade de gênero. “O objetivo do seminário é o de qualificar os parlamentares e os militantes para o enfrentamento do fundamentalismo religioso, da defesa da laicidade do Estado”, explicou o deputado Jean Wyllys durante a abertura do evento.
Leia mais: bit.ly/10N6vIZ
 
=============================================================

Seminário LGBT debate a liberdade de crença e os direitos dos homossexuais

 
A relação entre as crenças religiosas, a orientação sexual de cada pessoa e os direitos individuais foi tema de um seminário organizado na Câmara. O seminário LGBT, de gays, lésbicas, bissexuais e travestis, já está na décima edição. O evento, promovido pelas comissões de Educação, de Cultura e de Legislação Participativa, pela primeira vez não foi organizado também pela Comissão de Direitos Humanos. Representantes de diferentes religiões, de grupos LGBT e especialistas que estudam as religiões debateram o tema. 
Assista a matéria em vídeo da TV Câmara: bit.ly/12Ex8x2