segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NPC


Boletim do NPC — Nº 227 — De 1 a 15/1/2013
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais 



Notícias do NPC


Palestras do 18º Curso Anual do NPC estão em nosso blog
ft
A equipe da TV Memória Latina fez a cobertura do curso. Já estão disponíveis, em nosso blog, os vídeos das palestras! Para acessar, basta clicar aqui.  
.
No ano passado, uma das principais atividades do NPC foi a realização do nosso 18º Curso Anual, que teve como tema Os trabalhadores e a comunicação na América Latina. Cerca de 250 pessoas participaram do evento, realizado de 21 a 25 de novembro, no Centro do Rio. Os temas abordados foram as políticas de comunicação da América Latina; mídia e criminalização da pobreza; história social do trabalho; experiências de comunicação sindical; programas policiais, novelas e rádio comunitária; temas tabus; conglomerados de mídia na América; desafios para a esquerda do continente; internet; mídia e ditadura de 1964; marco regulatório para a comunicação; e TVs públicas, estatais e comunitárias. Também houve oficinas e exibição do filme As neves do Kilimanjaro, especialmente voltado para sindicalistas.


Próxima edição dos Diálogos na Gramsci recebe Maria Prestes
foto
.
Em janeiro do ano passado demos início aos Diálogos na Gramsci, um evento realizado mensalmente em nossa Livraria para promover um fecundo diálogo entre autores e leitores. O próximo encontro será no dia 24 de janeiro de 2013 (quinta-feira). Nesta data, contaremos com a presença Maria Prestes, que falará sobre o livro Meu companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes. O volume conta uma história de imprevistos, alegrias, dificuldades e vitórias vividas juntamente o "Cavaleiro da Esperança". Além da relação familiar e emotiva de ambos, a obra nos apresenta um período importante da história do Brasil. E é sobre esse e outros assuntos que os frequentadores de nossa Livraria poderão conversar com ela neste dia.


Homenagem do NPC ao amigo Rubim Aquino
ft
.
Nesta quinta-feira, 17 de janeiro, recebemos a triste notícia do falecimento do querido professor de História Rubim Aquino, mestre de tantas gerações de brasileiros. Ele sofria de problemas cardíacos e faleceu na noite de quarta-feira, dia 16. Marxista, integrou a resistência contra a ditadura civil-militar na década de 1970 e continuou, até o fim da vida, na luta por justiça social. Escreveu importantes livros, dentre eles História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, Sociedade brasileira: uma história através dos movimentos sociais, Araguaia: da guerrilha ao genocídio, dentre muitos outros.
.
Aquino sempre foi um grande companheiro do NPC. Dentre suas contribuições mais recentes a nossas atividades, ministrou uma bela aula sobre história do Rio de Janeiro para alunos do curso de comunicação popular e é autor de um dos textos de abertura dos meses da Agenda NPC de 2013. Deixamos registrada nossa homenagem a este grande amigo. Rubim Aquino, PRESENTE!



A Comunicação que queremos


Cartilha informa sobre Dívida Pública e a importância da auditoria
ft 
.
No final de 2012 foi lançada, pela Editora Inovar, a cartilha A Dívida Pública em debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida, escrita por Maria Lúcia Fatorelli. Esta é uma iniciada Auditoria Cidadã da Dívida, que tem o objetivo de popularizar o debate sobre o endividamento público brasileiro, derrubando o tabu de que esse tema deveria ficar restrito apenas a poucos especialistas. Apesar de ser detentor de impressionantes riquezas e potencialidades, o Brasil ainda é palco de uma cruel realidade de miséria, fome, violência, carência e até ausência de serviços básicos de saúde, educação, saneamento, transportes, segurança e assistência.  Como mostra a especialista no tema, não deveria ser assim. O Caderno de Estudo mostra que há recursos em abundância, mas a dívida tem absorvido a parcela mais relevante dos recursos (45,05%). Enquanto isso, para a Saúde foram destinados 4,07%; para Educação 2,99%; para Saneamento 0,02%; e Segurança Pública apenas 0,41%.
.
Saiba como adquirir a sua em http://www.inoveeditora.com.br/


Filme sobre desapropriações no Rio de Janeiro recebe menção honrosa
ft
.
O vídeo Casas Marcadas ( 10 minutos ) de Carlos R. S. Moreira (Beto) recebeu o Prêmio de Menção Honrosa no 12º Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine), em dezembro de 2012.
.



Proposta de Pauta


Grupo Gay da Bahia denuncia: Brasil é o país que mais mata homossexuais no mundo
foto

O Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou recentemente mais um Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT) relativo a  2012. Foram documentados 338 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil, incluindo duas transexuais brasileiras mortas na Itália. Um assassinato a cada 26 horas!  Um aumento de 21% em relação ao ano passado (266 mortes) e crescimento de 177% nos últimos sete anos. Após este levantamento, o Brasil confirma sua posição de primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos, concentrando 44% do total de execuções de todo o planeta. Confira o relatório completo. 



De Olho Na Vida


Comunidade Estradinha segue firme na resistência à ameaça de remoção.
foto  
.
[Por Sheila Jacob/NPC] A comunidade Estradinha-Tabajaras, localizada em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, é exemplo de resistência frente à política de remoções forçadas da Prefeitura do Rio de Janeiro. As cerca de 100 famílias que residem ali não cederam às pressões dos agentes públicos que, em meados de 2010, tentaram retirá-las do local. Na época, a Defensoria Pública conseguiu na justiça a permanência da comunidade e que fosse determinada a retirada dos entulhos que restaram da destruição de cerca de 250 casas – o que até hoje não foi feito. De lá para cá, os moradores se conscientizaram do direito de permanecer onde ergueram suas moradias e construíram suas histórias. Por este motivo, não cederam às pressões de agentes da Prefeitura que, na segunda semana deste ano de 2013, voltaram ao local para "renegociar as casas". Segundo a vice-presidente da Associação de Moradores da comunidade, Maria de Fátima Amorim, eles estão firmes na decisão de continuar por lá. Com apoio de engenheiros e arquitetos integrantes de um Coletivo Técnico, atualmente eles trabalham na elaboração de um projeto de reconstrução para a comunidade.  
.


SP: Resolução proíbe PMs de prestarem socorro e põe fim aos autos de resistência
Policiais militares de São Paulo estão proibidos de prestar socorro a vítimas de crimes ou pessoas envolvidas em supostos confrontos. Com essa determinação, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) pretende garantir atendimento adequado aos feridos, além de preservar os locais dos crimes para que a perícia e as investigações sejam feitas de forma adequada. Esse procedimento já é adotado com as vítimas de acidente de trânsito. A mudança pode evitar que policias alterem a cena do crime. A norma da Secretaria determina que os envolvidos nessas ocorrências sejam apresentados imediatamente à delegacia de polícia. 
.
Outra importante alteração se dará na forma como as ocorrências são registradas nos casos em que há confronto com a polícia. Os termos "resistência seguida de morte" ou "auto de resistência" serão substituídos por "morte decorrente de intervenção policial" ou "lesão corporal decorrente de intervenção policial". O fim dos autos de resistência é uma reivindicação antiga de diversas entidades de defesa dos direitos humanos e das organizações sociais que compõem o Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra e Periférica. Ao longo dos últimos três anos, diversas ações cobraram essa medida, além da desmilitarização das polícias e do fim da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar).
.
Fonte: 
RadioagenciaNP



De Olho Na Mídia 


Programa Fantástico, da Rede Globo, apresenta Petrobras como uma empresa corrupta e incapaz 
[Por Paulo Metri] Nos dias atuais, prolifera a desinformação. Surgem artigos, editoriais, notícias e entrevistas dizendo que as rodadas de leilão de áreas para produzir petróleo devem ser realizadas, a Petrobras não tem capacidade para explorar sozinha o Pré-Sal, devido a suas limitações financeira, gerencial e tecnológica e, para ajudar o Brasil a vencer esta dificuldade, as empresas petrolíferas estrangeiras precisam ser convidadas. Para atrair as empresas estrangeiras, as matérias dizem que é necessária concessão do Pré-Sal, sob as regras da Lei 9.478, o que significa revogar no Congresso a Lei 12.351, recém-aprovada, devolvendo o Pré-Sal à antiga Lei 9.478. .
Trata-se de uma arrogância sem igual, típica de quem se acha imbatível. Para tentar convencer os leitores ou espectadores, supondo todos desatentos, lançou-se mão de inverdades, acreditando que ninguém vai contestar um grande jornal, revista semanal, rádio ou televisão. Felizmente, existem alguns sites, blogs e veículos digitais que estão dispostos a conscientizar a população e publicam novos dados e análises.
.Na atual temporada de caça ao nosso petróleo, inúmeras matérias de comunicação satisfazem, sem serem explícitas, aos interesses estrangeiros sobre nosso petróleo. Se fosse rebater cada material divulgado, este artigo iria ficar longo e cansativo; então, comento a seguir as principais acusações dos detratores. Leia o artigo completo.



Democratização da Mídia


Portaria cria Canal da Cidadania: serão duas emissoras comunitárias por município em sinal aberto 
[Por Claudia de Abreu/ Obs. Direito à Comunicação] Após muita expectativa das entidades que participam das emissoras comunitárias no Brasil, finalmente saiu a regulamentação do Canal da Cidadania, uma emissora em sinal aberto, que poderá ser captada por todas as TVs com o processo de digitalização. O Ministério das Comunicações publicou no final do ano passado a portaria nº 489/12, regulamentando o Canal da Cidadania, previsto no decreto que criou o Sistema Brasileiro de TV Digital (5820/2006)..Como o sinal digital ocupa menos espaço no espectro eletromagnético, será possível a veiculação de pelo menos quatro faixas de programação no referido canal. Serão duas faixas com programação produzida por associações comunitárias, uma para o Estado e uma para o Município. O Distrito Federal terá três faixas comunitárias..
Reivindicação antiga
.
A responsabilidade sobre a programação do canal da cidadania vem sendo reivindicada há muito pelas emissoras comunitárias do país, regularizadas pela Lei do Cabo (8.977/95). Há anos que estes canais reivindicam espaço no sinal aberto. Após o decreto da TV Digital, representantes do Ministério das Comunicações garantiram que pelo menos uma parte da programação seria realizada pelas atuais emissoras comunitárias. A surpresa fica por conta de ser, não uma, mas duas faixas de caráter comunitário por cidade. Pela portaria 489, quem vai programá-las são “associações comunitárias”, que serão escolhidas pelo Ministério das Comunicações, após a publicação de avisos de habilitação.
.



De Olho No Mundo


Comunicadores brasileiros lançam nota de apoio ao Mapuexpress
foto
.
Comunicadores alternativos receberam recentemente a notícia de que o informativo Mapuexpress está sendo acusado de “agitador” da situação de violência que vive o povo Mapuche, no Chile. “Para nós, essa é uma clara tentativa de intimidar os comunicadores e comunicadoras que constroem esse aguerrido informativo e desqualificar o discurso desse meio de comunicação”, diz uma nota de solidariedade assinada por diversos jornalistas e entidades.
Confira o texto.


Governo uruguaio limita alcance de televisão a cabo
Logo no início de 2013 o governo do presidente uruguaio José Mujica limitou nesta a quantidade de afiliadas que podem ter as empresas privadas de televisão. A Secretaria de Comunicação da Presidência criou o decreto que limita a  25% o total de domicílios que uma empresa pode alcançar em todo o país e a 35% em cada território. 
.
"Sem afetar direitos adquiridos, se entende necessário limitar a participação no mercado de operadores de televisão para afiliadas, evitando a geração de monopólios e oligopólios", pontua. O decreto recorda que, no início, o mercado de serviços de televisão para afiliados se constituiu com base no princípio de territorialidade. Mas, atualmente, esse mercado está dominado por operadores que, em sua maioria, prestam serviços em todo território nacional e as empresas tem influído no desenvolvimento de produções locais de televisão, acrescenta o texto. 
.
O documento sustenta que isso pode produzir "uma grande concentração não desejada, atendendo ao princípio de diversidade, e afetar o desenvolvimento de operadores que se encontram limitados a uma área territorial determinada". 



NPC Informa


Mídia, hegemonia e contra-hegemonia sairá pela Boitempo
ft
.
Raquel Cozer, da Folha de São Paulo, informou que finalmente o jornalista, intelectual e ativista espanhol Pascual Serrano, fundador do diário Rebelión, será editado no Brasil. Ao lado de outro importante jornalista espanhol Ignacio Ramonet (diretor do Le Monde Diplomatique), e do professor da UFF, Dênis de Moraes, ele escreveu o livro Mídia, hegemonia e contra-hegemonia, a ser lançado pela Boitempo Editorial no primeiro semestre de 2013. A obra reúne sete artigos dos três autores que fazem uma reflexão crítica sobre o poder mundial da mídia, a cultura tecnológica, a comunicação globalizada, o jornalismo contra-hegemônico em rede, as políticas públicas de direito à comunicação e a democratização da informação na América Latina.


ONU conta experiências de defensores de direitos humanos sob proteção do Governo brasileiro 
ft
.
Dez defensores de direitos humanos, sob proteção especial do Governo brasileiro, contam suas histórias em uma publicação lançada no final de 2012 pelas Nações Unidas no Brasil em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Delegação da União Europeia no Brasil. A série de entrevistas, reunidas no documento "Dez faces da luta pelos direitos humanos", apresenta denúncias na voz dos defensores de direitos humanos do País, as motivações de luta e os percalços inerentes à atuação de cada um.
.
As histórias desses homens e mulheres representam as experiências de todos os defensores incluídos e acompanhados pelo Programa Nacional e pelos Programas Estaduais de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. As atuações cobrem áreas distintas: direito à terra, à vida, à um tratamento adequado e não violento, ao meio ambiente, à manutenção de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e de pescadores.
.
Clique aqui para acessar a publicação.


Exposição em SP mostra as transições das ditaduras à democracia na América Latina
foto
.
Está em cartaz, em São Paulo, a exposição Transições: das ditaduras às democracias na América Latina. A mostra é resultado de um trabalho coletivo realizado pelos 10 países integrantes da Rede Latino-Americana da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência. As instituições selecionaram imagens que consideram mais representativas ou emblemáticas das transições dos governos autoritários ou ditatoriais para a democracia, de conflitos armados internos a processos democráticos e de momentos considerados marcantes, de ruptura e/ou de decisiva inflexão na história social e política das últimas décadas.
.A mostra fica em cartaz até o dia 10 de março. Pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, no Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo). Outras informações em  http://www.memorialdaresistenciasp.org.br 



Imagens da Vida 


Governo do Estado do Rio ameaça demolir Aldeia Maracanã 
.
Foto: TV Memória Latina
foto
.
[Por Sheila Jacob-NPC] No sábado, dia 12 de janeiro, batalhões de Choque da Polícia Militar cercaram a Aldeia Maracanã, prédio que está sendo ameaçado de demolição pelo Governo do Estado do Rio para a construção de um estacionamento. Diversos apoiadores se uniram aos indígenas na resistência à intimidação dos policiais, que não tinham ordem judicial e por este motivo não puderam entrar no prédio. Na semana anterior, o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural havia emitido um parecer contrário à derrubada do casarão. Mas, desrespeitando a resolução do Conselho, o prefeito Eduardo Paes autorizou a demolição em despacho publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 14 de janeiro. No dia 15, o Conselho Nacional dos Direitos Indígenas divulgou uma nota contra a demolição do prédio.   
.
A medida arbitrária do Governo do Estado tem sido questionada por não ser uma exigência da FIFA – justificativa dada inicialmente pelo governador Sérgio Cabral. O Ministério Público entrou com recurso na Justiça para impedir a demolição, e a  Defensoria Pública da União irá levar o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, para denunciar a violação dos direitos. “Estamos apelando para os organismos internacionais, para verem o absurdo que estão fazendo com a gente por causa da Copa do Mundo. Estão sendo tomadas medidas arbitrárias em toda cidade, que violam inclusive a Constituição Brasileira e tratados dos quais o Brasil é signatário”, desabafa “Ash” (Twantinsuyu Ashaninka), uma das lideranças do local. Ele conta que não houve diálogo algum com os cerca de 150 indígenas que vivem ali.
.
Muitos deles ocuparam o prédio em 2006, após décadas de abandono do prédio que possui grande valor histórico. Ele foi sede do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado pelo Marechal Rondon no início do século 20, e também foi ali que funcionou o Museu do Índio, criado por Darcy Ribeiro em 1953 e depois, em 1978, transferido para Botafogo. Há seis anos ali vivem cerca de cem índios de diversas etnias, como Guajajara, Guarani-Kaiowa, Tabajara, Pataxó, Ianomami e outras.  “Esse local é histórico. Por isso estamos aqui: para mostrar a importância que ele tem para a cidade do Rio e também para divulgar nossa cultura. Aqui é possível conhecer um pouco do nosso artesanato, pintura, dança religiosa etc. Será uma grande perda para a gente e para a cultura desse país a destruição desse local”, lamenta Ash.



Dicas


Cyberpunks: liberdade e o futuro da internet.
foto
.
Cypherpunks - liberdade e o futuro da internet é o primeiro livro de Julian Assange, editor-chefe e visionário por trás do WikiLeaks, a ser publicado no Brasil. A edição brasileira, a ser lançada pela Boitempo, terá a colaboração do filósofo esloveno Slavoj Žižek e da jornalista Natalia Viana, parceira do WikiLeaks no Brasil e coordenadora da agência Pública de jornalismo investigativo. Prevista para sair na primeira semana de fevereiro, a obra é resultado de reflexões de Assange e de um grupo de pensadores e ativistas que atuam nas linhas de frente da batalha em defesa do ciberespaço. A questão fundamental que o livro apresenta é: a comunicação eletrônica vai nos emancipar ou nos escravizar?
.
Apesar de a internet ter possibilitado verdadeiras revoluções no mundo todo, Assange prevê uma futura onda de repressão na esfera on-line. O assédio ao WikiLeaks e a ativistas da internet, juntamente com as tentativas de introduzir uma legislação contra o compartilhamento de arquivos, caso do Sopa (Stop Online Piracy Act) e do Acta (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), indicam que as políticas da internet chegaram a uma encruzilhada. De um lado, encontra-se um futuro que garante "privacidade para os fracos e transparência para os poderosos"; de outro, a ação da parceria público-privada sobre os indivíduos, que permite que governos e grandes empresas descubram cada vez mais sobre os usuários de internet e escondam as próprias atividades, sem precisar prestar contas de seus atos.



Filme NO
ft
.
O belíssimo filme chileno "No", dirigido por Pablo Larraín, conta por meio de uma ficção o histórico plebiscito de 1988. A votação foi convocada por pressão internacional para decidir se Pinochet continuaria no poder 15 anos depois do golpe.  O ator mexicano Gael García Bernal interpreta o publicitário René Saavedra, que é filho de um exilado político. Ele se tornou responsável por convencer as pessoas a votar, já que a insatisfação com a ditadura era grande entre o povo chileno, mas muitos achavam que o resultado do plebiscito seria falsificado. Após intimidações, ameaças e perseguições, vence o "NÃO", o que foi importantíssimo para o fim do regime ditatorial e o início da abertura para a redemocratização.
.
Todos os comunicadores devem assistir a este filme, pois mostram a importância da propaganda nas campanhas políticas e o cuidado com a linguagem para a conquista de corações e mentes.



Memória


Câmara instala painel de 5 metros em homenagem aos torturados
ft
.
No dia 6 de dezembro de 2012 foi realizada uma solenidade de devolução simbólica dos mandatos de 173 parlamentares cassados entre 1964 e 1977, tempo de ditadura no Brasil. Na ocasião, foi inaugurado o mural A verdade ainda que tardia, de 5m por 1,80m, que retrata as atrocidades sofridas pelos presos políticos durante o regime militar. O responsável pela obra, o artista plástico Elifas Andreato, disse que procurou registrar o sofrimento humano em situações extremas, com foco especial nas mulheres. Uma das homenageadas é Dodora, codinome de Maria Auxiliadora Barcelos, que foi militante e companheira de cela da presidente Dilma Rousseff. Depois de libertada, ela não suportou conviver com a memória do cárcere e deu fim à vida. Ao lado de sua assinatura, Andreato registrou: "DoDORa".


Documentário da ESPN mostra relação entre futebol e ditadura militar na América Latina
ft
.
Entre os dias 18 e 21 de dezembro, a ESPN apresentou o documentário "Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor" - chamadas: Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. A reportagem de Lúcio de Castro mostrou a relação entre a espetacularização do esporte e as ditaduras dos países latino-americanos, arquitetadas na Operação Condor. O programa mostra como o futebol não esteve fora desse receituário de ações e modo de agir comum desses regimes. 
.
Pela internet, é possível assistir à chamada do programa e ao primeiro número da série, o que trata exclusivamente do Brasil. 



Pérolas


Por Eduardo Galeano
Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo. 
.
Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de "Venezuela Saudita" por causa do petróleo. Havia 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos… Então, chegou um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer: "As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos". Aí, caiu o mundo: isso é a prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo. Já que ele detém essa riqueza, e com a subida do preço do petróleo graças à guerra do Iraque, ele quer usá-la para a solidariedade. Quer ajudar os países sul-americanos, e especialmente Cuba. 
.
Cuba envia médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fonte de escândalo. Dizem que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos trabalhando nos bairros mais pobres. Na época em que eu morava lá como correspondente daPrensa Latina, nunca vi um médico. 
.
Agora sim há médicos. A presença dos médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está na Terra só de visita, porque ele pertence ao inferno. Então, quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo.
. 
O demonismo tem essa origem, para justificar a diabólica máquina da morte.



Artigos


COMUNICAÇÕES 2012, UM BALANÇO: Não foi fácil, e nunca será 
[Por Venício Lima / Obs. da Imprensa] Não há como ignorar certa monotonia nos balanços de fim de ano do setor de comunicações. Sem muito esforço, um observador atento constatará que: 1.Os atores e interesses que interferem, de facto, na disputa pela formulação das políticas públicas são poucos: governo, empresários de mídia (inclusive operadores de telefonia e fabricantes de equipamento eletroeletrônico) e parlamentares. 2.Alguns atores ocupam posições superpostas, por exemplo: ministro das Comunicações e/ou parlamentar (poder concedente) é, simultaneamente, empresário de mídia (concessionário de radiodifusão); e, 3.As principais regras e normas legais são mantidas ou se reproduzem, ao longo do tempo, mesmo quando há – como tem havido – um processo de radicais mudanças tecnológicas. Leia o texto completo.
.
.
Lições civilizatórias, democráticas e transformadoras de Chávez
[Por Beto Almeida] Desde que foi eleito em 1998, o presidente Hugo Chávez vem estimulando uma série de debates, seja em razão das amplas transformações sociais que promove na Venezuela, seja em razão do medo pânico que causa nos governos imperiais e nas oligarquias de cada país, vassalas e zeladoras dos interesses deste imperialismo em cada país. Certamente, sobre cada um destes aspectos é possível retirar profundas lições. Leia  o artigo completo.
.
.
A favela agora virou a alma do negócio: UPPs garantem livre acesso do capital nas comunidades cariocas empobrecidas
foto
.
[Por Katarine Flor e Glaucia Marinho] A atual política de intervenção militar nas favelas cariocas, implementada por meio das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criou um novo cenário nas comunidades empobrecidas da cidade. A imposição do Estado policial e a entrada do capital comercial nesses espaços geram novas tensões para a favela, sendo que uma das principais é a especulação imobiliária. Os preços dos aluguéis e o custo dos serviços e das mercadores provocam a saída de muitos moradores antigos. É o que chamamos de "remoção branca". Esse aumento geral do custo de morar na favela levam a uma expulsão dos moradores sem precisar de tratores ou de dar um tiro. Leia o artigo completo.

.
.
.
Entrevistas


Adriano Belisário: A cultura e o conhecimento são bens comuns
ft
.
[Por Rodrigo Otávio/ NPC] Adriano Belisário é pesquisador da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e organizador, junto com Bruno Tardin, do livro "Copyfight". O livro reúne 29 artigos sobre propriedade intelectual, circulação de bens e mercadorias, cultura livre e pirataria para além do uso da internet e do download gratuito. Na entrevista abaixo Belisário explica o porquê do livro, a necessidade da circulação de ideias, entretenimento e mercadorias deixarem de ser propriedade privada e o reflexo desses rearranjos do início do século XXI nas cidades. O livro está disponível no site www.copyfight.tkConfira a entrevista completa.
.
.
A autonomia zapatista é um exemplo para toda a humanidade, diz pesquisador mexicano Peter Rosset
foto
.
[Por José Francisco Neto/ Brasil de Fato] "Nós jamais fugimos, por mais que os veículos de todo o espectro das comunicações tenham tentado enganar todos vocês." A frase faz parte do comunicado divulgado no dia 30 de dezembro de 2012 pelo Exército Zapatista de Liberação Nacional (EZLN), uma semana após os seus membros ocuparem as principais cidades do México, no dia 21. Elas já haviam sido tomadas pelo EZLN em 1994 no levante armado que declarou guerra ao governo do então presidente Carlos Salinas de Gortari. No "dia em que o mundo ia acabar", 12 mil mulheres, homens, jovens, idosos e crianças marcharam em silêncio pelas ruas e praças do México. "O dia 21 de dezembro de 2012 marca o fim de um ciclo longo do calendário maia e o início de um novo ciclo, com a profecia de que trará importantes mudanças para a humanidade", esclarece Peter Rosset, pesquisador do Centro de Estudios para el Cambio en el Campo Mexicano (CECCAM) e integrante da Via Campesina do México. Leia a entrevista completa.


Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618www.piratininga.org.br / 
npiratininga@uol.com.br 
.
Coordenação: Vito Giannotti
Redação: Sheila Jacob
Edição: Claudia Santiago
Web: Luisa Souto
Colaborou nesta edição: Rodrigo Otávio (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim