quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Concurso


28/4/09

Concurso


Construir um mundo melhor significa construir um mundo com mais compreensão e solidariedade



CONCURSO “100 ANOS DE SOLANO TRINDADE”
O CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas realiza há três anos, com o patrocínio da Petrobras, o Concurso de Redação Camélia da Liberdade. Este ano o tema é “100 anos de Solano Trindade, o poeta do povo” destinado aos alunos das escolas de Ensino Médio das redes pública e particular e, também, aos alunos dos cursos de pré-vestibulares populares com recorte racial, dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O Concurso de Redação tem por finalidade, além do estímulo à leitura e à escrita, a consolidação da Lei nº 10.639/03. As instituíções inscritas no Concurso receberão um kit contendo o material de apoio a ser trabalhado nas escolas.
- No Rio de Janeiro as inscrições serão realizadas entre 20 de março e 20 de maio de 2009. O resultado da classificação das redações do estado será divulgado no dia 30 de junho de 2009.





- Em São Paulo as inscrições serão realizadas no período de 01 de maio a 30 de junho de 2009. O resultado da classificação das redações do estado será divulgado no dia 10 de agosto de 2009.
Maiores informações: http://www.portalceap.org/


 
COTAS NA SÃO PAULO FASHION WEEK?
O Ministério Público Federal, diante do reduzido número de modelos negros(as) na edição 2008 do SPFW (oito entre 344, cerca de 2%), propôs que as marcas e estilistas aumentassem essa participação em futuras edições. A reação foi imediata e sintomática. A estilista Glória Coelho afirmou o seguinte: “Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?“. Ótimo que existam lá esses profissionais, mas peraí, quer dizer que nos bastidores, pode; mas desfilando, sob os holofotes, tendo sua imagem veiculada nas mídias, talvez ganhando um pouco mais, não pode? Então, tá bom.
Sensível a esse comportamento, Jamu Munka, um dos poetas dos Cadernos Negros, já havia publicado um poema (CN 25) que, como todo bom texto, se mostra bem atual (São Paulo fashion weeks”):
Negros no desfile só nossos olhos de plateia
Espectadores da própria exclusão
no vestibular da moda, preferem brancuras
e suas reservas de vagas

Por aqui sempre houve
por escrito, áudio ou vídeo
blablablá sobre chances da mistura
aquele engodo antigo pra gringo ver

negro na passarela, às vezes
no singular
a exceção da regra pra que não se atrevam
a ser mais que um

Brasil fashion years and years
para negro servir, guiar, vigiar, limpar
distribuídas as migalhas
cenário garantido pra celebração das regras
a superfesta dos privilégios da branquice


 
COTAS NAS UNIVERSIDADES?
O projeto que institui as cotas nas universidades federais vai ser votado quarta (29), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A maioria dos senadores é contra o projeto que leva em consideração o critério racial, isto é, a maioria é contra as cotas para afro-descendentes. Neste momento crítico cabe à sociedade pressionar para que uma injustiça histórica seja reparada. O ensino superior tem que ser acessível a todos, e os jovens negros não podem ser excluídos dele. Cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade. Você já escreveu para os senadores?


 

Fundação Ford está com inscrições abertas

Uma informação para quem se interessa pela carreira acadêmica: estão abertas as inscrições para a Seleção Brasil 2009 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Programa - IFP). A iniciativa oferece bolsas de mestrado (por até 24 meses) para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social. As oportunidades são para cursos no Brasil e no exterior. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 25 de maio de 2009.
As oportunidades destinam-se a profissionais que pretendem continuar estudos superiores para promover o desenvolvimento de seus países. Para participar, é preciso ter o diploma da graduação com comprovado desempenho acadêmico, experiência em trabalhos comunitários ou voluntários e, ainda, ter residência permanente no Brasil.
Maiores informações:http://www.programabolsa.org.br/


 
BREVE OBSERVAÇÃO
Parece que está havendo uma desmobilização das pessoas em relação à luta pela cidadania plena dos afro-brasileiros. O apoio às políticas de ação afirmativa vem caindo, as pessoas não parecem muito interessadas em conhecer a história, enfim há um desinteresse crescente bem numa época em que muito progresso está ocorrendo.  Incrivelmente, parece que a parcela da mídia brasileira comprometida com o conservadorismo vem transformando um fato tão ansiado, desejado e celebrado, a vitória do Obama, em  um fator de desmobilização.
A mensagem que vem sendo passada é: “Se um indivíduo pode vir a ser presidente da nação mais poderosa do mundo, para que cotas, para que políticas de ação afirmativa? Se cada um tentar, também pode chegar lá!”.
Omitem que esse indivíduo só chegou lá porque houve décadas de políticas de ação afirmativa que possibilitaram, a parcelas da população afro-americana antes excluídas, o acesso à educação superior e melhores condições de vida.
Bom, talvez as pessoas continuem mobilizadas e haja apenas um marasmo passageiro. Vamos ver…



 
Se não quiser mais receber nossos e-mails, clique em “responder” e coloque “excluir” na linha do assunto
 criado por jornalnegritude     12:08:36 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

27/4/09

Nota de Esclareciment

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim