sábado, 5 de janeiro de 2013

Acidente e Doenças do Trabalho


29/4/09

Acidente e Doenças do Trabalho


 SOSSELLA DESTACA DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE
ACIDENTES E  DOENÇAS RELACIONADAS  AO TRABALHO

O presidente da Comissão de Saúde e meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella (PDT) homenageou nesta terça-feira (28), as vítimas de acidentes e doenças relacionadas trabalho. O destaque aconteceu na tribuna da Assembléia Legislativa, durante a sessão plenária e marca a data de 28 de abril como o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho.

Esta data marca a assinatura, em 1914, da primeira lei que versou sobre benefícios concedidos aos trabalhadores vítimas  de acidentes doenças  do trabalho  no Canadá. Em 1991 esta data foi adotada como Dia Nacional de luto pelas vítimas dos acidentes de trabalho, através da Lei 11.121/2005, fazendo parte do calendário oficial de atividades da área de segurança e saúde no trabalho.

Conforme Sossella, milhares de pessoas perdem a saúde e a vida no trabalho. Conforme o parlamentar, os números de mortes e doenças no trabalho são assustadores. Em 2008 foram notificados no Relatório Individual de Notificação de Acidentes – RINA, 19.488 agravos, sendo que 91,69% foram acidentes de trabalho e 8,31% doenças. Dentre os acidentes de trabalho 93,26% ocorreram no local de trabalho e 6,73% no trajeto. Dos acidentes de trabalho registrados no RINA em 2008, 74,95% atingiram homens e das doenças relacionadas registradas, 51,51% as mulheres.

Sossella afirma que é muito preocupante o número de ocorrências entro osjovens de 18 a 29 anos tanto no total de agravos (37,92%), quanto nos acidentes (39,49%). Muitos geram incapacidade e seqüelas. “Além disso, o número de agravos acometendo menores de 18 anos reforça a necessidade de implantação e qualificação de programas de erradicação do trabalho infantil e de proteção aos aprendizes e jovens trabalhadores”, afirma o deputado do PDT.

Para amenizar o problema, Gilmar Sossella defende a efetiva implantação dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador , que compõem a Rede Nacional de Atenção, vinculado à Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Uma das estratégias para a garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores é a efetiva implantação dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que compõem a Rede Nacional de Atenção – RENAST, vinculado à Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do CEVS.

“Chamamos a atenção para a necessidade de um debate mais profundo sobre esta questão tão importante e preocupante envolvendo os entes governamentais e a sociedade civil organizada.Conforme Charles Chaplin afirmava: “Não sois máquinas, humanos é que sois”, lembra Sossella
 criado por jornalnegritude     1:02:43 am — Arquivado em: Politica — Editar

Boletim Janete Pietá

NÚMERO 02 – 27/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim