Edição n° 292
 
 
 
Conversa semanal
A partir de hoje retomamos o contato semanal por meio da Carta 15. Interrompemos esse diálogo pelo período da campanha eleitoral, devido ao intenso trabalho no suporte publicitário para centenas de candidatos a prefeito e a vereador do nosso partido. Mas voltamos com excelentes notícias. É uma grande alegria informá-los que o resultado das Eleições 2012 foi o fortalecimento do nosso PMDB. Outra importante informação é que a Executiva efetivou a compra de uma sede para o Diretório Estadual, primeira casa própria desta grande legenda que tem 46 anos de história.
Aos números
O PMDB do Rio Grande do Sul comemora o resultado obtido nas urnas. Elegeu 132 prefeitos – dos quais 48reeleitos –, e 106 vices. As chapas majoritárias encabeçadas pelo partido receberam 1.054.713 votos. Já para as Câmaras de Vereadores conquistou 1.164 vagas. A partir de janeiro de 2013 o partido estará presente nos Executivos municipais em 204 cidades, o que representa 41% do território gaúcho. Em 34 municípios, governará com prefeito e vice do PMDB. Entre os maiores municípios conquistados estão Santa Maria, Gravataí, Alegrete e Cruz Alta. Também garantiu as vice-prefeituras de Porto Alegre e Caxias do Sul, respectivamente da capital gaúcha e do maior município do interior do Estado.

 Clique aqui para acessar os prefeitos eleitos

 Clique aqui para acessar os vice-prefeitos eleitos

 Clique aqui para acessar os vereadores eleitos
Mulheres no comando
A eleição de mulheres foi outro destaque do PMDB gaúcho neste pleito. A legenda contabilizou a vitória de 11 prefeitas e de 14 vice-prefeitas, praticamente dobrando o índice da eleição passada, que era de cinco prefeitas e de 10 vices.

 Clique aqui para acessar as prefeitas eleitas

 Clique aqui para acessar as vice-prefeitas eleitas
Juventude renovando a política
Vinte e sete por cento dos 1.164 vereadores eleitos pelo PMDB são jovens com menos de 35 anos. Segundo levantamento da JPMDB/RS, dos 750 jovens que disputaram uma cadeira nas Câmaras de Vereadores, 322 foram eleitos e tomarão posse a partir de janeiro, ou seja, elegeu 43% dos seus candidatos. Os mais jovens vereadores eleitos são Betânia Guedes, 20 anos (Charqueadas), e João Gheller (Tenente Portela) e Diemerson Naissinger (Toropi), ambos com 21 anos. A eleição para os Executivos municipais também foi satisfatória para o PMDB. A Juventude do partido elegeu 8 prefeitos e 8 vices. Alexandre Galdino, 32 anos, de Mostardas (9.385 eleitores), é o mais jovem entre os prefeitos. Já o vice com menor idade é Diego Venszke Müller, 25 anos, de Chuvisca (4.095 eleitores).
E a representação das coordenadorias, como ficou?
Dentre as 33 coordenadorias em que o PMDB está dividido no Estado, a de Campos de Cima da Serra foi a que melhor se destacou neste pleito em relação ao número de prefeitos eleitos, proporcionalmente ao índice de cidades de abrangência. Comandará quatro das seis cidades da coordenadoria, um percentual de 67% de representação em prefeituras. O segundo melhor colocado no ranking partidário foi a coordenadoria do Vale dos Sinos, que elegeu oito prefeitos de um total de 13, o que corresponde a 62%. Se somados os vices eleitos, também num total de oito, a coordenadoria terá representação (prefeito e vice) em 12 municípios, ou seja, 92% da região. E, governará com prefeito e vice do PMDB em quatro cidades.

 Clique aqui para mais informações e para acessar a representação em cada região
Prestação de contas
Embora passada as Eleições 2012, o trabalho dos Diretórios Municipais relativos ao pleito segue, pois é necessário realizar a prestação de contas de campanha. O prazo final para a prestação de contas encerra-se no dia 6 de novembro.

 Clique aqui para mais informações
Casa própria
Nesta semana, dia 23 de outubro, um fato histórico marcou o PMDB gaúcho. Com 46 anos de atividade, o partido adquire pela primeira vez uma sede própria para abrigar as atividades do Diretório Estadual. A escritura de compra do imóvel foi assinada nesta data pelo presidente do PMDB/RS, Ibsen Pinheiro, no 3º Tabelionato da Capital. Na nova sede com 523 metros quadrados de área útil, localizada no 9º andar do Edifício Santa Cruz (rua dos Andradas, 1234), no Centro de Porto Alegre, funcionará a atividade administrativa e política da legenda. A mudança da atual sede (Avenida Farrapos, 2646) para o centro deve ocorrer em novembro, com data ainda por ser definida.
Mais do que vantagem material
Ao efetivar a compra, o presidente Ibsen destacou que a aquisição é um indicativo de estabilidade. “Mais do que uma vantagem material, essa conquista é emocionalmente importante para os nossos correligionários, mexe com o sentimento dos peemedebistas. Depois de mais de 40 anos de história, nos programamos para novas décadas”, comentou o líder do PMDB gaúcho. A compra da nova sede foi possível devido à venda de terreno adquirido pelo partido na gestão de Cézar Schirmer como presidente.
Simon autografa na Feira
O senador Pedro Simon concede sessão de autógrafos do seu novo livro “O Momento Supremo do Brasil” na próxima terça-feira, 30, a partir das 16h, no pavilhão central da Feira do Livro de Porto Alegre. A obra faz uma análise do impacto histórico do julgamento do mensalão, e critica a hesitação da CPI do Cachoeira que, na opinião de Simon, perde uma excelente oportunidade de investigar corruptores. Outro peemedebista que autografará nesta feira é o ex-prefeito de Pelotas, Iraja Rodrigues, com a obra “Uma Revolução em Pelotas”. A sessão será no dia 29, a partir das 18h, também no pavilhão central.
PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro - Diretório Estadual - Rio Grande do Sul. Av. Farrapos, 2646
Porto Alegre, Cep 90220-002. Fone (51)3357.1500 Fax (51)3357.1528
www.pmdb-rs.org.br

Caso você não esteja visualizando as imagens, clique na barra horizontal superior desta mensagem para desbloqueá-las.
 


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link