A Polícia Civil, pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Vacaria identificou, na manhã desta sexta-feira, 10.08.2012, Antônio César Alves dos Santos, 43 anos, como proprietário do cachorro que atacou, na tarde de ontem, um menino de três anos de idade, no Bairro Barcelos, em Vacaria.

Em diligência na casa do  proprietário do cachorro, o animal foi encontrado amarrado em uma casinha no fundo do lote (fotografias anexas).

Segundo informações preliminares, o cão (de raça não definida, talvez com alguma cruza com Rottweiler, porte médio/grande) tinha comportamento aparentemente dócil até o momento em que inesperadamente atacou a criança.

Ainda segundo informações preliminares, o animal estava solto na frente da casa do proprietário e atacou a criança assim que esta passou na companhia de sua mãe, ocasionando graves lesões na face, olho esquerdo, testa e cabeça da criança, que continua internada no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, porém fora de risco de morte.

O proprietário do  cachorro irá responder por crime de Lesões Corporais Culposas (negligência) e contravenção penal de Omissão na Guarda ou Cautela de Animais.

O fato demonstra que cachorros de porte médio/grande, mesmo sem raça definida ou cruzados, podem ser perigosos e os proprietários devem ter cuidado na sua guarda, visto que havendo ataques, o proprietário responde cível e criminalmente pelo fato.

ANDERSON SILVEIRA DE LIMA,
DELEGADO DE POLÍCIA.

DELEGACIA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO
ADOLESCENTE DE VACARIA (54.3231.2931).