Mulheres da Paz de Alvorada recebem a SEDAC e a SPM em atividades dos 25 anos de ocupação do Umbu


     
      As atividades que começaram na quinta-feira, (12) de julho, em Alvorada/RS celebraram os 25 anos de ocupação do Parque Residencial Umbu. As palestras contaram com a participação da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e da Secretaria de Estado de Politicas para as Mulheres (SPM).
      Com a presença da Secretária de Estado, Márcia Santana – Secretaria de Politicas para as Mulheres, e do assessor da Diretoria de Cidadania Cultural, João Prudêncio, representando a Secretaria de Estado da Cultura, foi aberto o circulo de palestras e atividades culturais, que iniciaram na Sede do Projeto Mulheres da Paz, no Território de Paz do Umbu, (12/07) e se estenderam até domingo, (15/07).
      Nas palestras do dia 12 de julho (marco da ocupação do Umbu), a Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres - spm, Márcia Santana e o assessor da Diretoria de Cidadania Cultural da sedac, João Prudêncio fizeram parte com as Mulheres da Paz, da palestra de resgate histórico que refletiu os processos de territorialidade e pertencimento para os moradores do Umbu.
      O encontro organizado pela ONG Movimentação compartilhada com as demais entidades da sociedade civil organizada, teve a mediação da coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, Denise Bertoni e contou com a assessoria da líder comunitária Cleci Fogaça. As Mulheres da Paz estabeleceram um debate acalorado com reflexão nas suas experiências marcadas pela luta para garantir o direito à moradia.
      Ocupado em 12 de julho de 1987, o bairro Umbu compõe com o bairro 11 de Abril em Alvorada as duas primeiras ocupações de habitação popular da América Latina. Hoje a comunidade do Umbu integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, que se constituiu no Território de Paz de Alvorada. Para a secretária de políticas para as mulheres, Marcia Santana, as mulheres do Umbu representam o símbolo de resistência de todas as mulheres de diferentes regiões no Estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

Participa você também da Caravana da Restauração Social com a ONG MOVIMENTAÇÃO!

Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todas as pessoas:
Homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas. 
Precisamos de você para continuar a obra do Mestre Griô Prudêncio.

Débora Machado Gonçalves
Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO

Maria Santa de Souza Prudêncio
Vice-Presidenta da ONG MOVIENTAÇÃO


Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO - Ponto de Leitura: Núcleo de Comunicação,
Biblioteca Comunitária e Museu do Umbu – Memorial Comunitário,
Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971.
Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417