domingo, 24 de junho de 2012

Caminho das Folhas


Gisela D'Arruda


 

Caminho das Folhas

solstícios
Posted: 22 Jun 2012 12:17 PM PDT
Solstício de inverno...
Já estamos no São João, uma das datas que corresponde à festa de Xangô, orixá da justiça. Meu Deus, haverá o que festejar?
Tinham sido cancelados os festejos na Bahia por conta da seca. A chuva veio e eles foram mantidos. Mantiveram a festa (na Bahia o São João dizem que é mais do que o Carnaval) mas quem é que há de indenizar aos que longe das cidades onde espoucam os fogos, perderam tudo, cono vimos nas imagens? Que festa seria a deles? Isso não é justo. E muitas outras coisas não são, mas esta dói mais, por ser vinculada à data.
No Rio.... muita festa por conta do evento + 20, e poucas decisões. Ótimo montar paisagens e peixes gigantes com garrafinhas, melhor ainda quando tudo isso for reciclado; e melhor seria produzir menos lixo e voltar às garrafas retornáveis, como parece estão começando a fazer mas ainda não vi. Quem mandou eu não encomendar cerveja nem refris... Ideal: não jogar lixo no mato e no rio.
Foram décadas sem orientar aquelas pessoas que sofrem antes de todos os demais, as pessoas da roça. E do morro... lembra do morro do Bumba? foi outro dia! Cidadania, é o que falta, e será que a Rio + 20 vai trazer?
Talvez, no outro solstício, que para o nosso hemisfério e o de verão: com Papai Noel, ou se preferirem, os Reis Magos. É o que eu quero de presente para nós todos... Mas que até lá o Cabiecile ajude... Cauô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim