quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Vitória


19/6/09

A Vitória da Inovação

O Projeto de Lei 31/2009, aprovado ontem (17/06/09) pela Assembleia Legislativa, nasceu há mais de oito anos, passou por vários governos e, finalmente, chegou ao Parlamento neste ano de 2009. Pronto e acabado, recebeu algumas emendas que foram retiradas em plenário, conquistando a unanimidade na votação final.

O Relator do Projeto de Lei 31 avaliou a proposição do Executivo, conjuntamente com um Projeto de Lei Parlamentar, do deputado Adão Villaverde, que considerou inconstitucional, por vício de origem, porém, não desprezou o mérito do projeto, parte do qual foi incluído pela Governadora Yeda no PL31.

Em seu Relatório, além da constitucionalidade e legalidade da iniciativa, o deputado Francisco Appio destacou os objetivos da proposta, que provocarão uma onda de boas idéias, com os incentivos do Estado.

“A pesquisa científica e tecnológica ganhará muito com esta nova lei”, assegura o parlamentar, entusiasmado com a proposta. “Foi o melhor projeto que este governo mandou para cá”, afirma o Relator.

Lamentou a pouca repercussão da proposição. “Os formadores de opinião não entenderam o grande alcance do que acabamos de aprovar”, criticou o parlamentar.

Appio elogiou o Secretário de Ciência e Tecnologia, ARTUR LORENTZ, a quem transmitiu o convite da AMUCSER – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA – para a primeira conferência sobre o tema, no próximo dia 24 em Vacaria.

Mara Barcellos, presidente da Associação de Prefeitos, convidou os membros do COREDE Campos de Cima da Serra, prefeitos, vereadores, dirigentes de campus universitários, entidades de classe e pesquisadores.

Também convidou o Relator do Projeto da INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, deputado Francisco Appio. A palestra será na reunião-almoço no Restaurante Rei Artur (Esquina da 15 de novembro com Silveira Martins), às 12h30min horas de quarta-feira (24/06).

Fará parte da comitiva o presidente da FEPAGRO - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PESQUISAS AGROPECUÁRIAS - Benami Bacaltchuk e o Reitor Carlos Alberto Martins Callegaro da UERGS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL.

Benami acompanhará o Secretário Lorentz na visita a unidade local da FEPAGRO. Callegaro assinará convênio da Prefeitura Municipal com a Universidade Estadual, acompanhado pela coordenadora da UERGS SERRANA, professora Carla Bocchese.

Ao defender a aprovação do Projeto de Lei 31, Appio enfatizou a importância de que na Regulamentação pelo Executivo, a nova lei da Inovação Tecnológica, alcance os pesquisadores do interior, como o empresário do setor de máquinas agrícolas, Adão Deon, que “inventou” a máquina de colher maçã e outras frutas. Trata-se de equipamento inédito, de eficiência comprovada nos laranjais de São Paulo, que não dispensa trabalhadores, mas facilita o trabalho destes na coleta das frutas. Na área da maçã foi testada e aprovada e de uma empresa catarinense recebeu a encomenda de 250 máquinas para a colheita de 2010.

As pequenas idéias transformam-se em grandes inovações para a qualidade de vida do homem rural, defendeu Francisco Appio. “Por isso meu entusiasmo pela INOVAÇÃO TECNOLÓGICA dos Centros de Pesquisa a iniciativas isoladas de nosso inventores”.



Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

 criado por jornalnegritude     8:07:43 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Lei do Jornalismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim