São Paulo, 24 de abril de 2012,

Estimados amigos/as,

militantes de movimentos sociais,

lutadores de nosso povo.

Todos vocês sabem como é importante ter acesso a informação fidedigna para a nossa vida, a fim de orientar a nossa prática e contribuir na leitura da realidade que nos cerca. É possível acompanhar como a classe dominante brasileira, transformou os seus veículos de comunicação (televisão, internet, revistas semanais e jornais da grande mídia) em trincheiras de luta ideológica contra a classe trabalhadora e contra o povo brasileiro.                Dentro desta lógica, esta elite usa e abusa da manipulação de informações e de análises distorcidas, para justificar seus falsos valores nos modos de vida e suas formas de dominação. Ao mesmo tempo, procura sempre satanizar, desmoralizar e criminalizar os movimentos sociais e a luta social, estes que atuam em defesa dos direitos do
povo e da construção de uma sociedade mais justa e fraterna
Para esta elite, os mecanismos da dominação capitalista, exploração do trabalho, extração da mais-valia e da acumulação gerada pelo consumismo individualista, devem ser eternos, mesmo que isso represente o suor e lagrimas de milhões de brasileiros excluídos de uma vida digna.
Diante desta situação, os movimentos sociais do campo e da cidade, constroem há quase dez anos (a completar-se em janeiro de 2013) um conjunto de veículos de comunicação, para tentar romper a barreira de hegemonia da classe dominante.
Para esta luta contra-hegemônica, temos como ferramentas o nosso jornal impresso BRASIL DE FATO, uma agência e página na internet www.brasildefato.com.br e uma agência de rádio (radioagencianp). Além da construção destes meios, procuramos enviar boletins eletrônicos com informações sistematicamente.
Também temos desenvolvido junto aos movimentos sociais uma prática de editar
jornais impressos, com um caráter mais didático e popular, os chamados “Especiais”, nos quais surgem temas específicos que se inserem na luta de classes imediatamente, abordando pautas de luta demandadas pelos movimentos no debate com a sociedade e com a militância. Nestes casos, são impressos e postos em circulação milhares de exemplares. Uma das ultimas iniciativas neste sentido, foi a impressão de 500 mil
exemplares, de um jornal especial sobre as mudanças do Código Florestal. Agora, estamos em campanha, para editar de forma didática, um suplemento que reproduza as principais denúncias do livro a PRIVATARIA TUCANA, tema importante que a grande imprensa escondeu.
Nestes mesmos moldes estamos elaborando um jornal especial para a conferência CÚPULA DOS POVOS, que ocorrerá durante a Rio+ 20. Assim, tentamos
subsidiar nossa militância, e a população em geral, com informações que os ajudem a lutar por uma vida melhor e por uma sociedade fraterna. No entanto, tudo isso exige recursos.   Somos fruto da construção dos movimentos sociais, da militância, de muitas entidades que nos apoiam, alem do trabalho militante de dezenas de profissionais da comunicação,        que encontram em nossos veículos forma de desenvolver sua militância política.
Precisamos nos desafiar a ampliar cada vez mais o número de leitores e de
assinantes. Afinal, as assinaturas são o meio pelo qual os militantes têm acesso à
informação impressa e também é o modo de sustentação de todo este sistema de comunicação popular necessário à todos/as. E é por isto que lhe convocamos.   Se você já for assinante, promova a assinatura entre seus amigos, dê um belo presente, e caso você ainda não seja assinante, veja a possibilidade de contribuir.
Para facilitar, trabalhamos com a forma de parcelamento no cartão de crédito. Segue o link com o formulário online onde consta a opção de pagamento no cartão de crédito:
Contamos com seu indispensável apoio.  Sem o apoio da militância, não será possível travarmos essa batalha da comunicação
Se você pertence a algum movimento ou participa de alguma atividade ougosta de escrever, envie também seus artigos, estimule as pessoas pertencentes ao seu movimento que enviem noticias para o Jornal Brasil de Fato, certamente aproveitaremos em algum de nossos veículos.
Um forte abraço a todos e todas.


 
João Pedro Stedile
pelos Movimentos Sociais;

Nilton Vianna
pelo Comitê de Redação dos Veículos.