Liberado imóvel para instalação da Coordenadoria Regional de Perícias em Santana do Livramento
06/03/2012 09:37

O Governo do Estado tomou posse, nesta segunda-feira (05), de um imóvel de aproximadamente 500 m² de área construída, no centro da cidade de Santana do Livramento, fronteira com o Uruguai. O prédio, totalmente reformado, de acordo com o projeto elaborado pelos técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP), passa a sediar a Coordenadoria Regional de Perícias e foi adquirido pelo sistema de permuta.
Os equipamentos e mobiliário para as novas instalações estão em fase final do processo licitatório, por meio do projeto 761538/2001, celebrado entre o Governo do Estado/Secretaria da Segurança Pública e o Governo Federal/Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública, de acordo com a Enafron - Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras.
Nos dias1º e 02 de março, Rodrigo Leffa Vieira, diretor administrativo e Jackson Dambrowski, supervisor técnico-substituto do IGP, realizaram a vistoria no prédio, localizado na rua Silveira Martins, 336, observando os detalhes técnicos da edificação. O local vai abrigar o Posto de Identificação, Médico Legal e Posto de Criminalística, sediado em Livramento, mas que prestará serviços em âmbito regional.
Texto: Norberto Peres
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305





Comando de Órgãos Especiais da Brigada Militar completa 10 anos
06/03/2012 09:38

O Comando de Órgãos Especiais (COE) realiza, na terça-feira (13), às 17h, uma cerimônia alusiva ao aniversário de 10 anos da unidade. O evento ocorrerá na av. Coronel Aparício Borges, número 2351, no bairro Partenon, em Porto Alegre. O Comando foi criado em 22 de fevereiro de 2002 e instalado oficialmente em 25 de março do mesmo ano junto ao QCG da BM.
A missão do Comando é o planejamento, controle e a fiscalização das Unidades Especiais da BM. Estão subordinados ao COE o Batalhão de Polícia Fazendária (BPF), Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guardas (GSVG), os batalhões de Aviação (Bav) e de Polícia de Guarda (BPG), além da força-tarefa do Presídio Central; da Penitenciária Estadual do Jacuí nos regimes fechado e semi-aberto.
Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305






Mágica e MC'S para a Paz animam comemoração do Dia da Mulher na Penitenciária Feminina
06/03/2012 09:38

As apenadas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier receberam nesta segunda-feira (05) mais uma programação voltada à inclusão, cidadania e entretenimento, por ocasião da Semana da Mulher. No Anfiteatro PFMP, cerca de 50 internas e mais convidados assistiram ao show de mágica do Mister Presto, que convidava as presas para participar de seus números. O rapper Mano Oxi, liderança do hip-hop gaúcho, foi o mestre de cerimônia durante o evento. Os integrantes do Grupo MC' Para a Paz (Multiplicando Cidadania para a Paz) encantou a plateia com suas performances, tanto musical como na dança.
Com participação especial, o grupo de rap feminino Alinka cantou para as presas. O evento é uma iniciativa conjunta das Coordenadorias da Mulher e da Juventude e da Penitenciária Madre Pelletier. A iniciativa integra a agenda de homenagens promovidas pela Superintendência do Serviço Penitenciário (Susepe) pelo dia Internacional das Mulheres, comemorado a 8 de março.

MC'S para a Paz
Conforme a Coordenadora da Juventude (CJ), Fernanda Bassani, o hip-hop do projeto MC'S para a PAZ , desenvolvido pela CJ, viabiliza aos apenados a comunicação e reflexão por meio da música. "Além de ser um elemento redutor de reincidência, o hip-hop é uma cultura que promove a inclusão social dos presos", analisa Fernanda.
A coordenadora sinalizou ainda que o programa MC'S para a Paz poderá ser oferecido de maneira permanente ao público prisional feminino."Vamos estudar a viabilidade e interesse das presas neste programa, e implementá-lo a partir de características peculiares de cada público", diz.
Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305