sexta-feira, 2 de março de 2012

Cooperativismo

Sossella apoia medidas para crescimento do cooperativismo

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) participou, na manhã desta quarta-feira (29), juntamente com outros integrantes da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS (Frencoop/RS), de um café da manhã oferecido pelo Sistema Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul)-Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul )/RS. Durante o evento, realizado no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, foram apresentados dados e metas para 2012.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, o cooperativismo no Brasil passa por um ótimo momento. “Tivemos um grande 2011, com muitos avanços. Porém, para fazermos deste outro bom ano, precisamos avançar em vários aspectos e contamos com o apoio dos nossos parlamentares para isso”, afirmou Perius.

Dentre os pontos apresentados aos deputados está a questão fiscal, com foco na desoneração de produtos que compõem a cesta básica e isenção do ICMS no consumo de energia elétrica rural, entre outros itens. Também foi levantada a questão da infraestrutura, sendo destacado a necessidade de criação de um programa de financiamento para que pequenos produtores rurais consigam modificar as redes de distribuição de energia elétrica de mono para bifásica e trifásica, além de melhorias nos serviços dos terminais portuários.

Outras questões abordadas durante o café da manhã foram o pedido para o fortalecimento das cooperativas como alternativas de trabalho e renda, além de uma maior parceria entre o Estado e as cooperativas habitacionais para a construção de moradias.

Na avaliação do deputado Sossella, o cooperativismo se torna cada vez mais imprescindível no cenário estadual e nacional. “É preciso incentivar o desenvolvimento deste setor e nós, deputados, temos a responsabilidade de fazer isso. Estas reivindicações apresentadas pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS são merecedoras de nosso apoio e incentivo”, disse Sossella.

*Com informações de Cleber Bertoncello
Foto: Cleber Bertoncello
Legenda: Sossella, o presidente Vergílio Perius, deputados e lideranças da Frencoop/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim