terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vereadora Sofia Cavedon


Confira a Agenda desta semana
Comemoração dos 32 anos do PT, Vereadora no Ônibus e na Comunidade, são os destaques da agenda desta semana da vereadora Sofia Cavedon.
Divulgação PT
32 anos do Partido dos Trabalhadores
Na quinta-feira (09/02), a Bancada do PT na Câmara Vereadores da Capital, iniciou as comemorações dos32 anos do PT, com a distribuição, no Largo Glênio Peres, do boletim informativo da Bancada. E hoje (segunda-feira, 13) a partir das 19h, será realizada uma grande festa no Cais Mauá.
Também nesta Segunda
Democracia Socialista do RS promove debate comJuarez Guimarães no SindBancários (General Câmara, 424).
Foto Tatiana Feldens/PT-PoA
Foto Tatiana Feldens/PT-PoA
Sobre a Presidência da Câmara

"Fiz uma gestão incomodativa"
Na edição de 29 de dezembro o Jornal do Comérciopublicou uma entrevista exclusiva com a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), que encerrava sua gestão no dia 2 de janeiro de 2012. Sofia fez um balanço do trabalho à frente da Casa Legislativa durante 2011. 
Transformar leis em direitos
Em seu discurso de despedida da Presidência da Câmara de Porto Alegre, Sofia destacou que seu mandato se pautou pelo projeto de transformar leis em direitos. "Em 2011 palmilhamos esta cidade, imbuídos que estávamos da convicção de que, mais que examinar o mapa, tínhamos que tocar as nervuras deste corpo chamado cidade, se queríamos mais do que fazer leis, transformá-las em direitos."
O mapa que a democracia desenha
Leia na íntegra o discurso de despedida da presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre.


Foto Marcos Nagelstein/JC




Foto Mariana Fontoura/CMPA


Foto Ricardo André Frantz



Sofia retoma os projetos de 2011
Dois dos projetos desenvolvidos na gestão da vereadora Sofia Cavedon na presidência da Câmara de Porto Alegre terão continuidade pela parlamentar este ano. São eles: Câmara na Comunidade e Câmara no Ônibus.
Saiba mais...
Na Comunidade – Vistoria nas obras do OP
Conferir o resgate do andamento das obras doOrçamento Participativo (OP), conforme anunciado na Câmara de pelo Prefeito da Capital, é o objetivo das visitas as comunidades que Sofia Cavedon iniciou este mês. A Educação é a temática que a vereadora destacou como prioridade para 2012.
Saiba mais...

No Ônibus 
Sofia também retomou o projeto Câmara no Ônibus, que vistoriou, em 2011, 36 linhas.
Saiba mais...
Linha TV tem muitas reclamações  
Saiba mais...

Foto Sandra Ilibio Braz


 Foto Sofia Cavedon

Foto San
dra Ilibio Braz
Campus da Uergs em Porto Alegre
Após uma visita do Câmara na Comunidade, projeto desenvolvido pela vereadora na presidência da Câmara de Porto Alegre em 2011, a ideia de instalar a sede central da Universidade Estadual do RS (Uergs) no Centro Vida, zona norte da cidade, começou a se fortalecer tornando-se hoje uma realidade.
Foto Marta Resing
Educação Popular: Sofia busca reedição do curso na PUC 
A reedição do curso de Pedagogia com Ênfase em Educação Popular, desenvolvido pela PUCRS em 2005/06, foi objeto de reunião entre a vereadora Sofia Cavedon, representantes da Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (Aeppa), com a Coordenação Acadêmica da Faculdade de Educação da PUCRS. No encontro, também presentes os educadores populares do Hip Hop.
Foto Aline Ribeiro


Parceria pela Educação do RS
Sofia esteve reunida com o coordenador da 1ª CRE da Secretaria da Educação do RS (Seduc), Antônio Branco, e com integrantes do Comitê de Prevenção à Violência, da Secretaria. Ela foi convidada a ser parceira e dar sugestões ao trabalho desenvolvido.
Foto Darlene Silveira


Fórum Mundial de Educação 
A vereadora participou da abertura oficial do Fórum Mundial de Educação, que ocorreu na Ufrgs. Sofia também participou do Seminário de Integração da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), que contou com palestra do sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

Foto Darlene Silveira
Levantamento das Leis que não estão sendo cumpridas na Capital 
Participando pela primeira vez da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a vereadora Sofia apoiou a proposta para que o Executivo Municipal apresente um levantamento das Leis que não estão sendo cumpridas na Capital.
 Saiba mais...

Foto Tonico Alvares/CMPA
Poda em Praça gera inconformidade
Moradores que circundam a Praça João Paulo I, no bairro Santana, estão inconformados com as podas recentemente realizadas pela Smam, quando foram retiradas três árvores de porte grande do local.
Saiba mais...


Foto Marta Resing 
Remoção de famílias
A remoção de cinco famílias da Vila Asa Branca, bairro Sarandi, para a construção de uma casa de bombas do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), foi pauta de reunião entre Sofia e Demhab.
Foto Aline Ribeiro
Realidade das Vilas São Pedro e São Judas Tadeu
Ano passado, ainda presidente da Câmara Municipal, Sofia levou integrantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) – da Procuradoria do Domínio Público Estadual e da Comissão de Direitos Humanos – nas Vilas São Pedro e São Judas Tadeu, para averiguar de perto as condições precárias de habitação das comunidades, que vivem em áreas do Estado. 
Foto Mariana Fontoura/CMPA
Sofia no Fórum Social Temático
Prestigiando Dilma
Sofia prestigiou o ato no Palácio Piratini em que a presidenta Dilma Rousseff assinou o acordo jurídico que viabiliza milhões devidos ao Rio Grande do Sul pela União.
Fortalecimento da Uergs
Sofia Cavedon falou sobre os desafios do fortalecimento da Universidade Estadual do RS (Uergs) durante a posse da nova diretoria da União Estadual dos Estudantes (UEE)- Livre/RS. A palestra ocorreu no Acampamento Intercontinental da Juventude do Fórum Social Temático, no Parque da Harmonia.
Fotos Darlene Silveira

Marcha Estadual Pela Vida e Liberdade Religiosa do RS
Sofia também apoiou a IV Marcha Estadual Pela Vida e Liberdade Religiosa do RS, que teve a participação de mais de dois mil religiosos de matrizes africanas e de diversas religiões.
Foto Júlia Flôres
Ainda na Presidência da Câmara 
Recursos economizados pela Câmara foram repassados ao Funcriança 
Em uma ação inédita, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcriança) recebeu parte dos recursos devolvidos pela Câmara de Porto Alegre ao Executivo Municipal. Sofia entregou ao Secretário Municipal da Fazenda o valor de R$ 3,3 milhões – total de recursos disponíveis e não utilizados pela Câmara no ano de 2011 –, dos quais R$ 1,3 milhão foram repassados ao Funcriança.
Foto Jonathan Heckler/CMPA
Balanço Cultural 2011 
O caderno “Direito à Cultura, Direito de Todos”, publicação que traz a prestação de contas de todas as atividades culturais desenvolvidas na Câmara de Porto Alegre em 2011, foi lançado por Sofia no final de dezembro.
Foto Jonathan Heckler/CMPA

http://vereadorasofiacavedon.blogspot.com/2011/11/camara-na-comunidade-arroio-passo-das.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim