quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Reforma no Ensino


Reforma no Ensino ''amplia desigualdade''

Afirmação é da presidente do Cpers. SEC contesta e oferece capacitação

O texto da reforma do Ensino Médio, que recebeu parecer favorável na íntegra do Conselho Estadual de Educação (CEEd) para que seja implementado imediatamente no Estado, foi ontem duramente criticado pela presidente do Cpers/Sindicato, Rejane Oliveira. "O texto amplia a desigualdade no Rio Grande do Sul. É uma proposta irresponsável. Os estudantes da escola pública serão preparados para ser mão de obra barata das empresas, enquanto as instituições privadas têm o foco na parte intelectual do seu aluno", observou.

Rejane apontou que a reforma proposta não vai preparar o jovem da rede pública nem para o mercado de trabalho e tampouco para disputar vagas na universidade. "O estudante vai ter menos tempo das matérias essenciais ao conhecimento e a parte profissionalizante será insuficiente", observou. A dirigente do Cpers/Sindicato mostra-se preocupada com a aplicação das mudanças. "Em conversas com diretores, constatamos que está bastante obscura a forma como a reforma será implantada, apesar da promessa do governo de reuniões para fevereiro", disse.

A dirigente do Cpers lembrou que os professores também estão receosos sobre como será feita a capacitação. "Infelizmente, a cada quatro anos um novo governo entra com propostas mirabolantes para o ensino. O aluno serve como cobaia e os professores precisam aplicá-las", enfatizou. Rejane também rejeitou a forma como o governo do Estado conduziu a reforma, apontando que o texto deverá ser regulamentado pro decreto.

A assessora de Ensino Médio do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Sec), Vera Maria Ferreira, defendeu que o texto não traz nenhuma inovação, mas que determina o cumprimento de legislação sobre o tema. "Não se trata de uma experiência pedagógica e, sim, de reavaliação da atual oferta", justificou. Conforme Vera, o CEEd vai acompanhar as mudanças na educação profissionalizante. "Trata-se de um processo mais complexo, que estava previsto em lei e não era aplicado. Durante o ano, cada escola deve construir o seu projeto pedagógico a partir do que foi aprovado pelo conselho", afirmou. Vera informou que, ainda em fevereiro, pelo menos três representantes de todas as escolas estaduais passarão por capacitação. Das 1.053 escolas estaduais, 182 precisam enviar o plano para ratificação do órgão. Dessas, 78 devem integrar o Ensino Profissionalizante ao turno normal.

Ações da SEC

- Capacitação: Entre os dias 7 e 9/2, haverá formação sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio para representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

- A quem se destina: Reunirá o coordenador, o coordenador pedagógico e um assessor referência de cada uma das 30 CREs.

- Local: City Hotel (Rua Dr. José Montaury, 20), na Capital.

- Site: www.educacao.rs.gov.br
José Antonio dos Santos da Silva
51.91792404 - Claro
51.95284570 - Vivo
53.99491618 - Vivo
51.84908721 - Oí
51.82490039 - Tim
"Quem é de Axé diz que é!

"Ogun ko nife o si ewu lona wa"
"Com a proteção de Ogun não haverá nenhum perigo em nosso caminho".

PANTA REI = (TUDO MUDA)

Assistente Supervisor
Forever Living Producto Brasil
"Ubunto" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é: "humanidade para todos".
Ubunto também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Página pessoal - http://joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com

Skype: jassrs62

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim