terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Susepe

Susepe faz parceria para viabilizar projetos literários aos presos
03/01/2012 10:25

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria da Juventude, negociou na última semana, com a Editora Besouro Box, uma parceria para viabilizar projetos literários. A proposta inclui desde publicação de livro, doação de exemplares e realização de oficinas destinadas à presos.
O ato, inédito no Rio Grande do Sul, oficializa a primeira conquista da Coordenadoria da Juventude que foi lançada, oficialmente, no último dia 16 de dezembro. Na reunião, realizada no gabinete da Susepe, o superintendente Gelson Treiesleben, destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada para a inclusão social.
Treiesleben apontou, ainda, o sucesso da disseminação da leitura e das bibliotecas nos presídios que a Susepe vem viabilizando. Para a coordenadoria, é necessário estimular projetos que desenvolvam ações que enfatizem o protagonismo social dos jovens presos.
Conforme o diretor da editora, Marco Cena, o apoio editorial está dentro da proposta da empresa em contribuir com a inserção social. Para tanto, ele afirmou ainda, que vai disponibilizar junto com parcerias, oficinas de literatura que capacitem o exercício da escrita de livros para presos.
Durante encontro, foram tratados ainda itens da doação de livros para casas prisionais de Charqueadas e Porto Alegre, onde há atuação da Coordenadoria da Juventude. Dirigida pelas psicólogas da Susepe, Fernanda Bassani e Maristela Mostardeiro, o objetivo da entidade é auxiliar jovens presos, de 18 a 29 anos, para uma efetiva desvinculação da criminalidade, direcionando-os para programas sociais como RS na Paz, Pronasci e demais ações que possibilitem a redução da reincidência.
O setor atua promovendo o acesso aos direitos e visa a inclusão do jovem na sociedade, por meio da captação e fomento de políticas públicas que integrem a comunidade ao sistema prisional. No Rio Grande do Sul, mais de 20% da população tem entre 18 e 24 anos. Se somados aos presos com idade entre 25 e 29 anos, o número passa para 47%. Exemplo disto, é a publicação do livro que o detento do regime semiaberto, Rodrigo dos Santos Ramos, 28 anos, está produzindo para o próximo ano. Ele é integrante do programa MC's para Paz (Multiplicadores de Cidadania para a Paz).
Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim