quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Segurança Pública

Trabalho da Susepe é apresentado para conselhos de comunidades
06/12/2011 11:27

O trabalho desenvolvido pelos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em cada um dos departamentos e a importância da parceria com as entidades da sociedade, foram destacados durante o V Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos de Comunidade do RS, do VIII Encontro Estadual de Conselhos da Comunidade e do IV Encontro da Federação dos Conselhos de Comunidade da Área Penitenciária, realizados nos dias 1º e 2 de dezembro, no  Auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
"Temos uma gratidão pelos conselhos penitenciários e conselhos da comunidade porque, mais importante do que o apoio material, a participação destes conselhos na fiscalização e no acompanhamento do cumprimento da pena, auxilia o trabalho que estamos desenvolvendo", afirmou o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben que participou da abertura do evento.
Foram apresentados os resultados do trabalho inicial de classificação da pena, cuja primeira etapa foi finalizada esta semana. "Estamos fazendo, em menos de um ano, mais do que todo o Brasil fez desde 1984", afirmou o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, Mário Pelz, em referência ao ano do surgimento da Lei de Execuções Penais. A classificação consiste na separação de presos provisórios dos condenados e de primários dos reincidentes e já foi adotada em 38 casas prisionais no Estado, com previsão para conclusão de 40 estabelecimentos até o final do ano.
Levantamento das ações e dos processos
As atividades de atendimento no Departamento de Tratamento Penal, como nas áreas de trabalho, saúde e educação, por exemplo, também foram apresentadas. A Escola dos Serviços Penitenciários abordou a formação e a qualificações dos agentes penitenciários, o Departamento de Engenharia Prisional passou um panorama das obras realizadas, das que estão em andamento e as que são previstas para os próximos anos. A Corregedoria-Geral dos Serviços Penitenciários fez um levantamento das ações e dos processos e apresentou um quadro das suas atribuições.
O evento é organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), pelo Conselho Penitenciário do RS e pela Federação dos Conselhos de Comunidade da Área Penitenciária.
Texto: Tiago Dias
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305






Equipe de desenvolvedores web vence torneio utilizando estatísticas da SSP
08/12/2011 09:16

Os dados organizados pela Divisão de Estatística Criminal da Secretaria da Segurança Pública serviram de base para a equipe que venceu a competição Desenvolvendo América Latina. O título conquistado pela São Paulo Perl Mongers, inédito no país, foi disputado por 500 participantes da Argentina, Brasil, Chile, México, Peru e Uruguai.
A proposta do evento era encontrar soluções digitais para problemas sociais nas áreas de educação, orçamento público e segurança. A equipe vencedora desenvolveu o aplicativo “Onde Acontece?”, utilizando o conjunto de dados da Secretaria da Segurança Pública. A ferramenta possibilita a consulta dos treze indicadores criminais disponíveis no site da SSP e o cruzamento com todos os municípios gaúchos, a partir de 2002.
Visite o aplicativo http://ondeacontece.com.br
Desenvolvendo América Latina
O evento, organizado pelo Consórcio World Wide Web (W3C) aconteceu simultaneamente em seis países da América Latina, ligados por vídeoconferência, nos dias 3 e 4 de dezembro. Organizados em equipes, os participantes tinham a missão de criar uma aplicação web em apenas 30 horas. Executadas em formato de dados abertos, os aplicativos criados para o evento estarão disponíveis para o desenvolvimento e implementação, ajudando a superar os problemas dos países latino-americanos.
Texto: Alexandra C. Saraiva



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim