terça-feira, 1 de novembro de 2011

Território da Paz

Território da Paz é debatido em Passo Fundo01/11/2011 08:53
Uma comitiva composta por representantes de diferentes secretarias e órgãos estaduais, liderada pelo coordenador do Programa Estadual de Segurança com Cidadania, RS na Paz, delegado Carlos Sant'Ana, esteve reunida nesta segunda-feira (31), com o secretário municipal de Segurança Pública de Passo Fundo, Marcio Patussi, e representantes dos demais órgãos do município. Com a presença da Brigada Militar e da Polícia Civil, foi debatida a implantação de Territórios da Paz na cidade. Pela manhã, a reunião contou com a presença do vice-prefeito, Rene Cecconello.
O Território da Paz será lançado pelo governador Tarso Genro no próximo dia 22 de novembro, às 14h30, em dois bairros de Passo Fundo: José Alexandre Zacchia, que possui aproximadamente 9 mil habitantes, e Integração, que tem cerca de 11 mil moradores. Posteriormente, no dia 29 de novembro, o lançamento será do Território da Paz no bairro Mathias Velho, em Canoas.
O secretário Patussi destacou que a prefeitura está empenhada no sucesso do Território da Paz na cidade e que, além dos projetos sociais, os dois bairros serão contemplados com câmeras do videomonitoramento e com recursos do Pronasci, do Ministério da Justiça.
Várias ações serão implantadas nas duas regiões com o objetivo de combater e reduzir os números de violência e da criminalidade, além de oferecer projetos sociais à população que se encontra em situação de vulnerabilidade. "Queremos instalar o programa na sua integralidade em Passo Fundo, com as ações integradas das polícias (Civil e BM) com a comunidade e com os diferentes projetos sociais estratégicos desenvolvidos pelas secretarias estaduais em conjunto com os órgãos municipais". Sant'Ana acrescentou que, em Porto Alegre, o RS na Paz foi instalado em quatro bairros: Restinga, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta e Santa Teresa, que respondem por cerca de 30% dos homicídios da capital gaúcha. Mas essa ação ainda não conta com o trabalho dos órgãos municipais.
A comitiva do Governo Estadual apresentou as ações que serão desenvolvidas nos territórios e, após, todos visitaram os locais que receberão os Territórios da Paz. O delegado Sant'Ana ainda se reuniu com o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marcio Leiria, a coordenadora do curso de Educação Física, Lorita Weschenfelder, e professores do projeto Atleta do Futuro. Sant'Ana apresentou o RS na Paz e conheceu os programas da universidade voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
RS na Paz
O RS na Paz, programa de segurança pública com cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, inaugura uma nova fase na consolidação do princípio de que segurança pública não é sinônimo de polícia. "É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas", apontou Carlos Sant'Ana.
Os Territórios da Paz possibilitam, além do controle preventivo da violência, a convivência pacífica nas comunidades. As atividades do RS na Paz começam com o diagnóstico das áreas de maior concentração de violência e criminalidade. A etapa seguinte é a ação policial intensa e qualificada contra o crime. A partir daí, a permanência da polícia nos locais críticos garante a ordem pública e possibilita a implantação de ações sociais que materializem a presença do Estado nessas áreas. O RS na Paz atua prioritariamente com jovens entre 12 e 24, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também do envolvimento com o tráfico de entorpecentes.
Texto e foto : Nilza Scotti
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim