quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Entrevista Com Leonardo Zamboni

JN: Você estava falando na questão dos museus, uma coisa que tem me preocupado já desde que a gente voltou para Vacaria que a nossa cidade não guarda a sua memória  gente vê as pessoas fazerem a suas limpezas ou tem seus ente queridos que falecem as pessoas jogam fora objetos velhos, vai tudo para o lixo. Boni não sei se vocês pensaram com o recicladores, tentar coletar esses objetos antigos, até documentação antiga, jornais antigos, coisas que são interessantes, conscientizar a comunidade que encaminhe esse material para vocês na Secretaria ou Museu?
Boni: - Na semana passada, eu recebi a professora Catani Coordenador do Curso de História da UCS e ela junto com o  Rafael demonstrou interesse e solicitaram o nosso apoio para que durante a semana de Vacaria, os alunos do Curso de História uma grande movimentação para que envolvesse a comunidade, que ela integrasse ao nosso arquivo histórico, papéis, dados da história de Vacaria, quem tem em nossa casa, a gente vai abrir essa campanha apoia a UCS e a UERGS nessa campanha, a gente tem que ser parceiro dessas entidades, dar o nosso apoio que eles façam isso que eles tem as condições técnicas necessárias que não temos. A gente acredita muito no curso de História de Vacaria eu sou um amante da história, infelizmente não tive oportunidade de fazer um curso de história, me formei em gestão de empresas, mas para mim a menina dos olhos, dos cursos da UCS é a história para mim no meu ponto de vista, existem outros cursos que são bons, geram aí profissionais liberais, são importantíssimo, no meu ponto de vista o curso de história veio preencher uma lacuna que estava aberta na sociedade do nosso município então através disso vai ser feita essa arrecadação, começamos reestruturação e vitalização do nosso museu neste projeto vai ser criado o núcleo de estudo, de história regional, em uma sala de 40 lugares, dentro do museu próximo do arquivo histórico, as pessoas, as crianças, os universitários, poderão ir lá pesquisar a história do nosso município, será monitoramento pelo Rafael Grazziotin que também é académico de história do curso do DA ele que vai fazer essa parte, dentro do museu a gente vai estar recebendo novos acervos, criando um espaço para a colonização italiana que é muito importante hoje cerca de 40% da nossa comunidade e vinda da colonização italiana, principalmente caminhoneiro, alguns bairros como o Bairro Petropólis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim