terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ano Internacional dos Afrodescendentes

Caríssimos companheiras e companheiros,

,Neste Ano Internacional dos Afrodescendentes, decretado pela UNESCO, aqui em Rondônia deveremos ter em novembro nossas ações do poder público e do “poder da sociedade civil”, articulados, compartilhados ações mais pujantes, propositivas, afirmativas e concretas para toda a população de Porto Velho, e em especial para o povo negro deste Município ou nele presente. Com certeza a ACCUNERÁ, que tem mantido a constância na sua luta, mobilização e protagonismo na Marcha Zumbi já deve está correndo atrás dos apoiadores para esta hoje histórica e importantíssima ação, como disse, com o apoio de outras entidades e do poder público. Assim, todos que puderem contribuir é bom se aproximarem, se comunicarem com a Direção desta renomada, reconhecida e respeitada entidade.

A Prefeitura de Porto Velho, em sua Fundação Iaripuna promete realizar a Agenda Zumbi especial neste mês de novembro, e a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer - SECEL, também está com um projeto interessantíssimo, que poderá ser a novidade deste ano, para o povo negro do estado de Rondônia. 

 E, aproveitando o ensejo deste lembrete, memória e sugestão para este evento, em honra e memória a um dos maiores símbolos da nossa luta, Zumbi de Palmares, informo que em nível de Brasil teremos, entre um grande número de eventos, produções e ações, o encontro apontado pela UNESCO, pelo Governo Federal e pela Sociedade Civil, em Salvador – Encontro Internacional Ibero Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes -, e um outro, também grandessíssimo, que será nas terras de Zumbi, e terá em sua programação, além de diversas manifestações, expressões, a solenidade do lançamento das cinzas do nosso outro honrado, saudoso e simbólico baluarte do ativismo negro no Brasil, nosso Abdias do Nascimento, na Serra da Barriga. Há uma grande probabilidade deste evento ser enriquecido com a presença do próprio Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, presidido por nossa Ministra Luiza Bairos. Ou seja, todo o CNPIR, poderá pousar na Serra da Barriga. Brasília Negra aterrizaria na terrina sagrada do nosso Herói Nacional Negro e lá realizando, com toda sua força simbólica, uma Assembléia Ordinária. Já pensaram, na alegria de Zumbi, outro(as) companheiros (as) que se foram e nossos ancestrais? 

Então, sobre este evento, para quem quiser saber mais detalhes, contribuir, participar, aqui embaixo está os nomes da Comissão responsável pela articulação da sociedade civil organizada negra do Brasil:
 
 
 
COMISSÃO PARA A SERRA DA BARRIGA:
 
·         CRISTIANO – Juventude
·         HELCIAS PEREIRA– Fomento e Articulação dos Conselhos
·         IVO FONSECA - Povos de Comunidades Tradicionais
·         PROF. CHIQUINHO  - Orçamento
·         MARCIO ALEXANDRE – Comunicação
·         ANA JOSÉ – (SUPLENTE)
 
LOCAL: UNIÃO DOS PALMARES – SERRA DA BARRIGA
 
 
 
 
Helcias Roberto Paulino Pereira
Conselheiro CNPIR – Pelos APNs
82- 9600-9941 / 8708-1568 ou 3355-5196 (CEASB)

Att.
 
Francisco das Chagas Silva (Prof. Chiquinho)
Conselheiro Titular do CNPIR
Membro da Comissão Permanente de Acompanhamento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ciclo Orçamentário do Governo Federal/CNPIR
Membro do GT – Culturas Afro-brasileiras do CNPC/MinC
Rede Amazônia Negra – RAN
(69)9921 9642 / 92812071 / 9918 0506
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim