segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comentário do Facebook

Pessoal, vou pontuar alguns comentários que entendo se fazer necessário, digamos, para o bem de Vacaria.

Quanto ao início da polêmica:

1- Se deu especialmente porque entendi que o fórum de discussão ao qual estava disposto a receber qualquer espécie de críticas ou elogios em relação a revitalização da praça se daria a partir do grupo e não em meu perfil pessoal, algo que considerei deselegante e reagi neste sentido, com rispidez confesso, mediante o que considerei uma indelicadeza. No entanto, por ser sujeito público, deveria ter permanecido calado, em que pese não concordar. É isso que o status quo espera de nós, "políticos,"ou seja nos resignar as palavras do "povo". Cristina Paim de Lima, neste sentido não tenho orgulho em te pedir desculpas!

Quanto ao que interessa aos participantes do grupo:

1 - A praça foi descaracterizada de seu modelo tradicional no final da década de 80 com a retirada dos bancos, carramanchões, piso, cercas vivas, bustos, bem como foram plantados ligustres (àrvores de pouca beleza estética, que causam alergias e são oriundas da China). Também foram colocados cordões de concreto para modelar os canteiros.

2 - Passados mais de 30 anos após esta completa transformação a praça encontrava-se completamente deteriorada, úmida e em desuso da grande parte das famílias vacarianas onde proliferava uso de crack e a prostituição infantil.

3 - Encontramos no interior da praça 5 modelos diferentes de lixeiras, 4 de bancos, bustos pixados, canteiros demasiadamente altos, árvores doentes ou mortas e um banheiro que beira a calamidade pública.

O que faremos:

1 - Colocaremos um piso padrão ao entorno da catedral, onde restauraremos e emolduraremos do atual piso (copacabana) apenas os desenhos que representam a nossa cultura e que estão em todas as entradas da praça como (cuia, chaleira, esporas, bem como a rosa dos ventos).

2 - Os meios fis agora serão em pedra de basalto igual as da rampa de acesso ao cripta da catedral.

3 - Devida a exagerada densidade de ligustres na praça o que causava problemas de segurança, alergia e umidade, iremos substituí-los por espécies mais harmoniosas, belas esteticamente e bem distribuídas, serão 16 novas árvores.

4 - Os banheiros receberão uma ampla reforma e um telhado vivo.

5 - Em janeiro de 2012 será executado o projeto de ajardinamento e paisagismo, ao qual estamos colhendo contribuições exequíveis, se desejar, contrribua!

6 - Devido ao nosso desejo de, aos pucos, tornarmos Vacaria uma cidade turística, lançaremos um concurso para escolhermos o design do suporte de um grande termômetro de mercúrio para a praça.

7 - Reformaremos a casa do artesanato e posto de informações turísticas.

8- Incentivaremos através do SEBRAE em parceria com a Secretaria, adequações aos ambulantes que comercializam no local.

Pessoal,

Estamos fazendo um grande esforço em prol de nossa cidade, não nos interessa revanchismo! Tenho consciência também que pessoas de bem foram levadas por outras de duvidoso caráter, talvez por fotos que retratam momentos "oportunos" e por não conhecê-las suficientemente ou por não saber de suas reais intenções. De qualquer modo quero lhes dizer que estou de coração aberto para ajudar a transformar não só a praça como também o centro e toda a nossa Vacaria.
Nosso prefeito e nossa equipe tem demonstrado e conseguido fazer muitas transformações benéficas, em que pese as dificuldades e a oposição, que sempre existirão, ainda assim estamos efetivamente dispostos em continuar fazendo.

Sem mágoa alguma e cada vez mais motivado, um forte abraço a todos do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim