sábado, 6 de agosto de 2011

Tecnologia

Secretário Airton Michels abre seminário sobre tecnologia da informação e segurança pública
03/08/2011 15:22

Ao discursar na abertura do Seminário TI na segurança pública, o secretário Airton Michels, declarou que o aperfeiçoamento da tecnologia da informação deve ser acompanhado pela evolução na gestão pública de sua utilização. “As informações não podem ser um fim em si mesmas, devem ser utilizadas para produzir conhecimento”. Para o secretário da Segurança Pública, o evento organizado em conjunto com a Procergs possibilita a projeção de soluções compartilhadas entre fornecedores e Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e Instituto-Geral de Perícias. O seminário ocorre durante toda esta quarta-feira (3), no Hotel Sheraton de Porto Alegre.
Também participaram da cerimônia de abertura o secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, e o diretor presidente da Procempa, André Imar Kulczynski — além do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, e o diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso.
O objetivo do seminário é promover conhecimento e avaliação sobre as mais recentes tecnologias disponíveis nesse segmento e que possam qualificar a gestão e a prestação de serviços na área da segurança pública. No encontro, serão discutidas a utilização dessas tecnologias em atividades de policiamento ostensivo, investigação policial, perícia técnica e sistema penitenciário. Haverá a apresentação de cases mundiais de sucesso, que são referências na gestão de segurança pública. Participam representantes das forças de segurança pública do Estado.




Secretário Airton Michels visita Museu da Polícia Civil
04/08/2011 16:50

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, esteve no Museu José Faibes Lubianca, localizado na sede da Academia de Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (4). Foi recepcionado pelo Diretor-Geral da Acadepol, delegado Francisco José Salatino Tubelo, Delegado de Polícia Ranolfo Vieria Júnior, pelo Diretor da Divisão de Ensino, Delegado de Polícia Fábio Motta Lopes, pelo Diretor de Recrutamento e Seleção, Delegado de Polícia Luís Henrique Gasparetto e por funcionários, técnicos e professores da Instituição.
 O acervo conta hoje com cerca de 2.500 peças. Além de vasto material fotográfico, o Museu tem peças históricas, como mosquetões, espadas, garruchas, revólveres e espingardas de diversos calibres. Há documentos como uma edição do “Livro da Casa de Correção”, a obra “Indagações Policiais”, de 1929, e o “Livro dos Sentenciados”, escrito em 1874. E, ainda,  a primeira edição da Revista “Vida Policial”, originalmente criada por Plínio Brasil Milano, na década de 1930.
 Na oportunidade, também, foi mostrado ao Secretário da Segurança a produção em móveis manufaturados por apenados e  familiares destes. O secretário Airton Michels saudou o trabalho realizado pela equipe da Acadepol e manifestou a importância do Museu como espaço para manutenção e difusão da memória social e histórica da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.




Delegacia de Polícia Para a Mulher é inaugurada em Gravataí
05/08/2011 09:01

A Delegacia de Polícia Para a Mulher de Gravataí foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (04/08), na sede da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), na RS 030, 1013, bairro Parque dos Anjos de Gravataí.
Além da titular da DM, delegada Caroline Jacobs, estiveram presentes o Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o diretor da 1ª DPRM, delegado Leonel Carivali, o Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana e demais autoridades.

Texto e foto: Polícia Civil




lícia Civil realiza Seminário sobre Mulher e Violência Doméstica
05/08/2011 16:07

Polícia Civil realiza durante esta sexta-feira (05/08), o Seminário "Revisitando práticas de atendimento à mulher em situação de violência". O evento - que teve início às 8h, com acolhimento - ocorre no Auditório Cícero do Amaral Vianna, localizado no 1º Andar do Palácio da Polícia, localizado na Av. João Pessoa, nº 2050, em Porto Alegre. Na abertura oficial, às 9h, estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública, Airton Michels, o Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, entre outros. O evento é destinado a policiais civis lotados na Capital e a Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM) de Gravataí. A realização é da Secretaria de Segurança Pública do Estado; da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado; da Coordenadoria das DEAMs da Polícia Civil; do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo; e da Organização das Mulheres Negras Maria Mulher.
Às 9h30min, o público fez uma dinâmica de integração, com a coordenadora financeira da Maria Mulher, Maria Cristina Ferreira dos Santos. Durante o evento, às 10h15min, houve diálogos sobre a construção de gênero na dimensão de raça e etnia, com a diretora executiva da Maria Mulher, Cláudia Pons Cardoso, a qual tem doutorado em Filosofia e em Ciências Humanas, na Universidade Federal da Bahia.
À tarde, o seminário prossegue e, às 13h30, a coordenadora das DEAMs, delegada Nadine Anflor, palestrará "O papel da Polícia Civil no acolhimento à mulher em situação de violência". Às 14h, o Dr. Roberto Lorea, falará sobre o Juizado da Violência Doméstica e o Dr. Luis Felipe Tesheiner, sobre o Ministério Público. O papel do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado será apresentado ao público pela coordenadora, Marília Fisher Menezes. Também haverá palestras, às 15h sobre "O papel da sociedade civil - movimento de mulheres - no enfrentamento à violência contra a mulher", com Maria Noelci Homero. Às 15h30min, a Dra. Miriane Tagliari palestrará sobre "A Defensoria Pública na Rede de Atendimento". A coordenadora Luciane, da Casa Viva Maria, falará às 16h15min. A avaliação do seminário será feita às 17h e, logo após, às 18h, haverá o encerramento do evento.
Texto e foto: Cecy Quadros Raicik/PC




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim