quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rei de Copas Agora é o Inter

Inter derruba o Rei de Copas e é bicampeão da Recopa Sul-Americana

Damião tem noite de Fenômeno, faz dois e comanda os 3 a 1 sobre o Independiente

Damião foi destaque na conquista da sétima taça do Inter em cinco anos
Crédito: Fabiano do Amaral
Tensa e com traços de genialidade. Assim pode ser caracterizada a conquista do bicampeonato da Recopa pelo Inter, nesta quarta-feira. O Colorado chegou ao sétimo título internacional em cinco anos ao vencer o Independiente por 3 a 1. Leandro Damião teve uma noite digna de Ronaldo Fenômeno, marcou dois gols no primeiro tempo e comandou a vitória no Beira-Rio. No início da etapa complementar, Maxi Velazquez descontou para o clube com maior número de títulos da Libertadores e levantou a possibilidade de prorrogação, mas Kleber fez, de pênalti, o terceiro, garantindo a taça para o Inter.

O tempo para comemorar será pequeno porque, no próximo domingo, o Inter terá um grande desafio pela frente. O Grêmio, desesperado para reagir no Brasileirão, será o adversário no primeiro Gre-Nal da competição. A partida está marcada para as 16h, no estádio Olímpico.

Damião Fenômeno

O duelo entre Inter e Independiente começou nervoso. A tensão estava do lado colorado, que tinha a necessidade de desfazer a vantagem construída pelos argentinos na primeira partida da decisão da Recopa Sul-Americana. Com muito poder de marcação, os visitantes tentaram conter o ímpeto do time de Dorival Júnior, escalado de forma ofensiva com Dellatorre ao lado de Leandro Damião.

Apesar das dificuldades, aos quatro minutos, o Inter criou a primeira situação de gol. Damião recebeu a bola na direita e cruzou. Dellatorre desviou e D'Alessandro pegou arriscou um chute que parou no travessão do goleiro Navarro.

O Inter persistia. Era mais time e pressionava o Independiente. O adversário só conseguia escapar da marcação colorada na base dos lançamentos longos e dos cruzamentos para a área, endereçados a Facundo Parra e Marco Pérez. A dificuldade coletiva que os donos da casa encontravam na partida foi superada pela individualidade. Aos 19 minutos, a estrela de Leandro Damião começou a brilhar. O centroavante recebeu na direita e passou por dois marcadores com um só drible. Já na grande área, chutou de bico - como Ronaldo na Copa de 2002 contra a Turquia - e a bola entrou. O Colorado ficava mais perto da conquista.

Não demorou muito para que Leandro Damião aparecesse novamente. Aos 25 minutos, ele aproveitou a desatenção da zaga do Independiente e dominou na meia-esquerda. Na saída de Navarro, o centroavante chutou de sem pulo e fez o segundo gol do Inter na partida. O placar de 2 a 0 era o suficiente para o que a taça da Recopa Sul-Americana repousasse, pela segunda vez na história, no estádio Beira-Rio.

Atordoado com Damião e com a atuação irrepreensível do Inter, o Independiente tentou reagir. No entanto, as chances de gol pelo lado argentino não existiam, e o time gaúcho administrou a vantagem construída. Antes do término do primeiro tempo, os donos da casa quase transformaram o 2 a 0 em goleada. D'Alessandro fez grande jogada na esquerda e cruzou para a área. Dellatorre apareceu rapidamente e desviou. A bola passou perto da trave esquerda de Navarro.

Independiente reage, mas o Inter tem Andrezinho

Insatisfeito com o resultado, o Independiente voltou mais ligado e agressivo no segundo tempo. Os argentinos mostraram o cartão de visita logo aos quatro minutos. Maxi Velazquez apareceu deslocado dentro da área e bateu na saída de Muriel para fazer o primeiro gol dos visitantes. O resultado de 2 a 1 levava a partida para a prorrogação.

Com o gol, o Inter se assustou. Os argentinos continuaram a investir em jogadas pelo lado esquerdo. Aos 11 minutos, Maxi Velazquez recebeu na esquerda e cruzou. Marco Perez mandou a bola na trave.

Aos 16, Inter se desvencilhou da pressão adversária e quase marcou o terceiro gol. Após falta cobrada por Oscar, Índio cabeceou e a bola passou perto do gol de Navarro. Em seguida, foi a vez do meia quase balançar as redes. Oscar pegou a sobra de um tabelamento no ataque e, de voleio, chutou forte para uma ótima defesa do goleiro argentino.

O Rei de Copas mostrava a sua força dentro do Beira-Rio e obrigava o Inter a correr dobrado para recuperar a vantagem construída no primeiro tempo. Aos 23, D'Alessandro, com dificuldades para se movimentar, foi substituído por Andrezinho. Em seguida, o mesmo aconteceu com Dellatorre, que saiu para a entrada de Jô.

As modificações deram um ânimo à equipe do Inter que, a partir da metade do segundo tempo, começou a dominar as ações. Acuado e sem posse de bola, o Independiente já não era o mesmo dos primeiros 15 minutos da etapa complementar. Investia apenas em contra-ataques esporádicos, que na sua maioria eram contidos por Guiñazu e Elton.

Aos 38 minutos, os escolhidos de Dorival Júnior para entrar no segundo tempo tiveram participação decisiva no terceiro gol do Inter. Após grande jogada de Andrezinho, Jô recebeu dentro da área. A bola chegou a escapar ao seu domínio, mas ele correu e foi derrubado pelo goleiro Navarro. O árbitro marcou pênalti. Kleber cobrou com categoria e estufou as redes do Independiente. O gol do lateral deixava o Inter mais próximo do bicampeonato da Recopa Sul-Americana.

Antes da taça, porém, ainda houve pressão argentina. O Inter sofreu por longos 11 minutos, em que o Independiente levantou diversas bolas na área colorada. Porém, os argentinos não tiveram a capacidade de fazer o segundo gol e estragar a festa do novo Rei de Copas.

Recopa 2011

Inter 3
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Elton, Guiñazu, D''Alessandro (Andrezinho) e Oscar; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Independiente 1
Navarro; Tuzzio, Julian Velazquez, Gabriel Milito e Maxi Velazquez; Hernan Fredes (Nuñez), Cristian Pellerano, Ivan Perez (Velez) e Osmar Ferreyra (Defederico); Marco Perez e Facundo Parra. Técnico: Antonio Mohamed.

Gols: Leandro Damião, aos 19 e aos 25/1º; Maxi Velazquez, aos 4/2º; Kleber, aos 38/2º;

Cartões amarelos: Maxi Velazquez (Ind); Tuzzio (Ind); Ferreyra (Ind);

Local:
estádio Beira-Rio

Bookmark and Share

     Ouça o áudio: Ouça os gols da conquista do Inter sobre o Independiente

Fonte: Luiz Felipe Mello / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim