sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ouvidoria da Segurança Pública

Reunião na AL aproxima Ouvidoria da Segurança Pública da sociedade22/07/2011 09:33

A aproximação com a sociedade e a divulgação do trabalho da Ouvidoria da Segurança Pública são os principais resultados da reunião realizada na tarde desta quinta-feira (21), na Assembléia Legislativa do Estado. Representantes dos movimentos sociais e vítimas de atuação irregular dos servidores da segurança fizeram relatos sobre suas experiências e esclareceram dúvidas sobre como fazer denúncias. Também participaram integrantes de instituições governamentais e dos demais Poderes

A reunião teve como objetivo a difusão do papel da ouvidoria, um espaço de exercício de cidadania à disposição da sociedade. No encontro, ficou definido que o órgão deverá ter participação regular nas reuniões do Conselho Estadual de Segurança Pública, que congrega representantes das instituições ligadas à área da segurança e representantes da sociedade civil organizada. O conselho é constituído ainda pelos fóruns regionais de Justiça e Segurança, formados por representantes das comunidades de 17 regiões do Estado.

A Ouvidoria da Segurança Pública foi criada pelo Governo do Estado em 17 de agosto de 1999 para receber, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações e elogios feitos pela população sobre a atuação policial. Cabe à ouvidoria fazer sugestões sobre o melhor andamento da prestação do serviço policial ou sobre a política de segurança pública. "Não se trata apenas de um espaço para o cidadão, mas também para os servidores da segurança pública", afirma a ouvidora da Segurança Pública, Patrícia Couto.

As denúncias sobre irregularidades praticadas por servidores da Brigada Militar, Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias e da Superintendência dos Serviços Penitenciários podem ser feitas de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Pessoalmente, a ouvidoria atende na Rua Sete de Setembro, 666, 2º andar; por telefone, através do número 0800-646-5432, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@ssp.rs.gov.br.

Texto: Renato Araújo
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim