terça-feira, 12 de julho de 2011

Livro

Autor de biografia sobre Fela Kuti, Carlos Moore, autografa livro
Foto_por_Thiago_Kittler_010
Carlos Moore (direita) autografa livro em noite cultural

O restaurante Moeda, dentro do Santander Cultural, ficou lotado na noite da última quarta-feira, 29. No local, o pesquisador e professor cubano Carlos Moore autografou o livro "Fela: Esta Vida Puta" (Ed. Nandyala, 2011) em seu lançamento no Rio Grande do Sul.

A publicação é a tradução da biografia autorizada do músico e ativista político nigeriano Fela Anikulapo-Kuti. Traz relatos do próprio biografado, que faleceu em 1997, de suas esposas, pessoas que conviveram com ele e personalidades que o admiram.
O próprio Moore conheceu Fela. Em 74 o cubano foi a Nigéria, a convite do governo, preparar um festival de arte do povo negro. “Ainda nos primeiros 15 dias ouvi a música dele em uma feira e me apaixonei.
Carlos conta que o governo o convocou, então, afirmando que ele “não poderia se envolver com subversivos”. “Então eu escolhi”, prossegue, falando sobre pela amizade que ali se criou com o músico que desafiava os mandatários da África em suas composições e falas.
A concepção da biografia aconteceu com Fela ainda em vida. Contudo, ele se mostrava contrário a própria biografia, temendo que o relato se destinasse somente a europeus e americanos. Seu alvo era, na verdade, o povo africano.
Moore se mostrou impressionado com a repercussão do livro, “além de qualquer expectativa”, segundo ele. Passando por várias capitais do país, ele lembrou que toda a imprensa, de alguma forma, dedicou espaço editorial ao lançamento do trabalho.

Documentário sobre o músico também foi exibido
Antes da sessão de autógrafos, foi exibido na sala multiuso do Santander Cultural o documentário "Music Is The Weapon". Dirigido por Jean-Jacques Flori e Stephane Tchalgadjieff o filme também conta um pouco da história de Fela Kuti, através de entrevistas, imagens de suas apresentações ao vivo do contexto nigeriano de então – na década de 80, quando foi realizada a filmagem.

Fotojornalismo: Thiago Kittler/ Jornal Nação Z
José Antonio dos Santos da Silva
51.91792404 - Claro
51.95284570 - Vivo
53.99491618 - Vivo
51.84908721 - Oí
51.82490039 - Tim
"Quem é de Axé diz que é!

"Ogun ko nife o si ewu lona wa"
"Com a proteção de Ogun não haverá nenhum perigo em nosso caminho".

Assistente Supervisor
Forever Living Producto Brasil
"Ubunto" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é: "humanidade para todos".
Ubunto também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Página pessoal - http://joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com
http://twitter.com//JASSRS62
Página da UNEGRO Nacional - www.unegro.org.br

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim