sexta-feira, 10 de junho de 2011

SSP RS

SSP recebe reivindicações de lideranças femininas ligadas ao campo10/06/2011 09:56

As demandas da segurança pública das mulheres gaúchas que vivem em áreas rurais pautaram a reunião, na quinta-feira (9), das representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Comitê Gestor de Políticas do Gênero do RS.  O encontro foi com as lideranças femininas da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). A titular da SSP no Comitê, Raquel Gomes, ressaltou a importância do contato com as mulheres, o cotidiano e a vivência de cada uma, para construir, em conjunto, uma estratégia de enfrentamento à violência contra mulher no campo.
A coordenadora Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag, Inque Scneider, relatou que em sua cidade, Selbach, muitas mulheres que sofrem violência doméstica ainda não denunciam por vergonha, falta de informação e também, por estarem acostumadas a essa realidade. A dificuldade de deslocamento para ir à delegacia de polícia registrar ocorrência também foi apontada. "A delegacia da mulher mais próxima de Selbach, fica a uma distância de 70 quilômetros, em Cruz Alta", disse Inque.
A Secretaria da Segurança Pública já está realizando um diagnóstico sobre a violência contra a mulher em todo estado para subsidiar suas ações e projetos .Até o final deste ano, três novas delegacias para a mulher serão criadas. A qualificação dos servidores também está em pauta com a realização de cursos sobre a Lei Maria da Penha para policiais civis e militares. A inclusão de uma disciplina específica que aborde o tema nas academias de policia e também nos cursos de formação dos servidores da Susepe e do Instituto Geral de Perícias já está em estudo.
Para dar continuidade ao diálogo entre a SSP e as mulheres do campo, a titular do comitê, Raquel Gomes, se colocou à disposição para receber sugestões que farão parte de uma proposta de combate à violência que será apresentada ao governador do Estado.

Texto/foto: Alexandra Camargo Saraiva
Edição: Redação Secom (51)3210-4305 begin_of_the_skype_highlighting              (51)3210-4305      end_of_the_skype_highlighting

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim