terça-feira, 21 de junho de 2011

Questão Agrária

Corpo da mensagem

Estimados companheiros/as
 
Nosso amigo, pesquisador agrario Gerson teixeira, teve acesso aos dados do cadastro do Incra de 2003 e 2010,  para o total do Brasil, regioes e por estado.
Segue anexo o estudo que ele preparou com base nesses dados.
No final do estudo, tem os dados por estado.
Notem que no incra esta classificado apenas  GRANDE PROPRIEDADE  e dentro dela, as Grandes porpriedades produtivas, com base nos dados fonrecidos pelo proprietario, e com base no indice de produtividade utilizado ainda pela portaria de 1993.;
Se a gente diminuir do total da grande propriedade dos dados da Grande propriedade produtiva, teremos entao o item GRANDE PROPRIEDADE IMPRODUTIVA, QUE É A passivel de desapropriaçao.
 
Juntamos ao estudo, uma tabela, sobre o total do Brasil, já com esse calculo.  Pode-se ver por ela, que mesmo aplicando o indice de produtividade desatualizado e seguindo as informações dos proprietarios que colocam como querem no cadastro de seus imoveis rurais,  temos para o Brasil nada menos do que 69.223 grandes propriedades improdutivas que detem 228 milhoes de hectares.
 
Tambem voces podem com parar nessa tabela, como aumentou a concentração da propriedade, nos imoveis rurais classificados como grande propriedade.
 
Para cada estado, voces poderão fazer o mesmo estudo e tirar suas ilações.
 
Recomendamos que cada quem em seu estado, pegue os dados, faça suas analises, e de preferencia comentem em artigos para a imprensa popular e tambem paara a grande imprensa.    Para quem dizia que nao tinha mais latifundio no Brasil, que o agronegocio havia transformado todas as propriedades em produtivas... fica ai a avaliaçao.
 
E quem nao quiser acreditar na estatisticas, que tome tempo, e anda de carro ou onibus pelo interior do país, e veja como estão as grandes propriedades...
 
abs
sec nacional 

Anexos

Fazer o download de tudo
  • Evolução da Concentração da Propriedade.Incra 2003-10 jun11.doc
  • Concentração da Terra no Brasil. estudo de Gerson teixeira, jun 11.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim